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Prezadas/os Leitoras/es,

Apresentamos com honra e entusiasmo a quinta edição especial da Revista da ABPN, composta pelo Caderno Temático: “Cultura Popular em Cena: Artes Afro diaspóricas, organizado pelo Prof. Dr. Renato Mendonça Barreto da Silva – UFRJ.

O Caderno Temático é composto por 10 artigos, e tem como objetivo destacar investigações no campo artístico que valorizem as produções dos saberes historicamente marginalizados, também compreendidos como culturas populares. O saber afro diaspórico referendado no corpo, é o campo das diferentes formas da arte como expressão, seja na pintura, construção de objetos, na teatralidade e na dança. O povo negro sempre exemplificou na prática das festas, habilidades para aglutinar conhecimentos e manifestar formas de enfrentamento das mazelas sociais vigentes. Sendo assim, este caderno receberáartigos que dialoguem com os aspectos plurais do fazer artístico e considerem a interculturalidade e interdisciplinaridade como pontes para evidenciar os saberes de matriz negra na contemporaneidade.

Agradecemos aos/as colaboradores/as, pareceristas, autores/as, tradutores/as, editores/as, secretaria, conselho editorial, conselho consultivo, diretoria e demais membros da equipe e parceiros/as, que possibilitaram a publicação desta edição especial, como também a cada pesquisador/a. Nossos sinceros agradecimentos a todas e a todos que contribuem a Revista da ABPN!

Modupé!


Comitê Editorial
Anna M. Canavarro Benite (UFG)
Cintia Camargo Vianna (UFU)
Mércia Otaviana Barbosa de Sá Figueiredo (UESB)
José Antonio Novaes da Silva (UFPB)

Prezadas/os Leitoras/es,

Apresentamos o novo número da Revista da ABPN, Associação Brasileira de Pesquisadores(as) Negros(as), em sua vigésima nona edição, composta por 9 artigos do Dossiê Temático "A importância das Comissões de Heteroidentificação para a garantia das Ações Afirmativas destinadas aos Negros e Negras nas Universidades Públicas Brasileiras" organizado pela Profa. Dra. Eugenia Portela de Siqueira Marques (UFMS), bem como 3 artigos e 2 resenhas de temáticas diversas de interesse das populações negras no Brasil.

O dossiê apresenta algumas experiências adotadas pelas comissões de heteroidentificação das universidades públicas brasileiras. Foi proposto pelo Grupo de Trabalho em Educação e Relações Étnico-Raciais (GT 21- Gestão 2017-2019), da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED). A maioria dos autores são pesquisadores e membros do GT21 e da ABPN (Associação Brasileira de Pesquisadores Negros) que participaram do I Seminário sobre as Políticas de Ações Afirmativas nas Universidades Brasileiras e a atuação das comissões verificadoras de autodeclaração na graduação das IES pública e a I Oficina de capacitação sobre a temática da promoção da igualdade racial e do enfrentamento ao racismo para docentes, servidores administrativos e membros de comissões/bancas verificadoras de autodeclaração em atendimento a nova Orientação Normativa n. 04 de 06 de abril de 2018, para a atuação em concursos públicos no período de 20/08 a 31/09 de 2018, na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS, em Campo Grande - MS.

Agradecemos aos/as colaboradores/as, pareceristas, autores/as, tradutores/as, editores/as, secretaria, conselho editorial, conselho consultivo, diretoria e demais membros da equipe e parceiros/as, que possibilitaram a publicação desta edição especial, como também a cada pesquisador/a.

Nossos sinceros agradecimentos a todas e a todos que contribuem a Revista da ABPN!

Modupé!

Comitê Editorial
Anna M. Canavarro Benite (UFG)
Cintia Camargo Vianna (UFU)
Mércia Otaviana Barbosa de Sá Figueiredo (FAVENORTE)
José Antonio Novaes da Silva (UFPB)

Prezadas/os Leitoras/es,

Apresentamos o novo número da Revista da ABPN, Associação Brasileira de Pesquisadores(as) Negros(as), em sua vigésima oitava edição, composta por 10 artigos do Dossiê Temático "Religiosidades e espiritualidades africanas e afro-brasileiras e as lutas cotidianas contra o racismo e a intolerância religiosa” organizado pelo Prof. Dr Babalawô Ivanir dos Santos (UFRJ), bem como 6 artigos livres e 1 ensaio de temáticas diversas de interesse das populações negras no Brasil.

A finalidade do dossiê é dar visibilidade a discussões acadêmico-científicas que remetem à estudos que reconheçam as experiências religiosas como práticas políticas, e igualmente compreendem a intolerância religiosa enquanto um processo que constitui um desafio contínuo à garantia do direito de ser e a dignidade.

Agradecemos aos/as colaboradores/as, pareceristas, autores/as, tradutores/as, editores/as, secretaria, conselho editorial, conselho consultivo, diretoria e demais membros da equipe e parceiros/as, que possibilitaram a publicação desta edição especial, como também a cada pesquisador/a. Nossos sinceros agradecimentos a todas e a todos que contribuem a Revista da ABPN!

 

Modupé!

Comitê Editorial
Anna M. Canavarro Benite (UFG)
Cintia Camargo Vianna (UFU)
Mércia Otaviana Barbosa de Sá Figueiredo (FAVENORTE)
José Antonio Novaes da Silva (UFPB)

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A produção dos Cadernos Temáticos objetiva a aproximação da ciência produzida na academia com as práticas referenciadas nas matrizes culturais africanas e afro-brasileiras, historicamente negadas e invisibilizadas pela academia, ou seja, estabelecer a efetiva relação entre ciência, tecnologia, sociedade e meio ambiente. O principal resultado deste lançamento será o estreitamento dos laços com os saberes que circulam nossa constituição como sujeitos sociais, dando voz a estes saberes e dando espaço a cosmogonia que professamos como povo negro.

Confira os Cadernos Temáticos já publicados:http://abpnrevista.org.br/revista/index.php/revistaabpn1/issue/archive

Nesse sentido, presente caderno temático “Cultura Popular em Cena: Artes Afro diaspóricas” tem como objetivo destacar investigações no campo artístico que valorizem as produções dos saberes historicamente marginalizados, também compreendidos como culturas populares. O saber afro diaspórico referendado no corpo, é o campo das diferentes formas da arte como expressão, seja na pintura, construção de objetos, na teatralidade e na dança. O povo negro sempre exemplificou na prática das festas, habilidades para aglutinar conhecimentos e manifestar formas de enfrentamento das mazelas sociais vigentes. Sendo assim, este caderno receberá artigos que dialoguem com os aspectos plurais do fazer artístico e considerem a interculturalidade e interdisciplinaridade como pontes para evidenciar os saberes de matriz negra na contemporaneidade.

Organização:​ Prof. Dr. Renato Mendonça Barreto da Silva – UFRJ

Os trabalhos podem ser enviados até o dia 09/06/2019.

PRORROGADO PARA 25/06/2019


Exclusivamente pelo portal da Revista da ABPN, na seção Caderno Temático, conforme normas de submissão, disponível em: http://abpnrevista.org.br/revista/index.php/revistaabpn1/about/submissions

                                                            O autor deve informar no sistema em mensagem ao editor: “manuscrito para o caderno temático Cultura Popular em Cena: Artes Afro diaspóricas”

                           Dúvidas devem ser remetidas para revistaabpn@gmail.com

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Prezadas/os Leitoras/es,

Apresentamos com honra e entusiasmo a quarta edição especial da Revista da ABPN, composta pelo Caderno Temático: Raça Negra e Educação 30 anos depois: e agora, do que mais precisamos falar?, organizado pelas/os pesquisadoras/es Profa. Dra. Anna M. Canavarro Benite (UFG), Profa. Dra. Amélia Artes (FCC), Prof. Dr. Cleber Santos Vieira (UNIFESP), Prof. Dr. Ivair Augusto Alves dos Santos (UnB), Prof. Dr. João do Prado Ferraz de Carvalho(UNIFESP), Profa. Dra. Nicea Quintino Amauro (UFU), Profa. Dra. Rachel Oliveira (UESC), Profa. Dra. Sandra Unbehaum (FCC).

 

O Caderno Temático composto por 15 artigos, é resultado dos debates fomentados durante o Seminário “Raça Negra e Educação 30 anos depois: e agora, do que mais precisamos falar?” organizado pela Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as - ABPN, Fundação Carlos Chagas - FCC e o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros na Universidade Federal de São Paulo (NEAB-Unifesp). 

O evento ocorreu entre os dias 22 a 24 de agosto de 2017, no Auditório Marcos Lindenberg da Unifesp - Campus São Paulo e foi dedicado ao resgate das temáticas publicadas na Revista Cadernos de Pesquisa n. 63 “Raça Negra e Educação” que completa, em 2017, 30 anos: https://www.fcc.org.br/fcc/wp-content/uploads/2019/04/Caderno-de-Pesquisa-63_menor.pdf onde reuniu a geração propositora dos textos de 1987 de atores e atoras que na atualidade discutem as temáticas das ainda persistentes desigualdades educacionais para negras e negros no país.

A publicação dos Cadernos Temáticos pela Revista da ABPN busca promover ações multidisciplinares e/ou interdisciplinares na formação de pesquisadores e na produção de conhecimento, assim como incentivar a colaboração entre pesquisadores de diferentes áreas com vistas a realização de trabalhos e formação que considere as pluriepistemias e incentive o diálogo com os saberes tradicionais.

Agradecemos aos/as colaboradores/as, pareceristas, autores/as, tradutores/as, editores/as, secretaria, conselho editorial, conselho consultivo, diretoria e demais membros da equipe e parceiros/as, que possibilitaram a publicação desta edição especial, como também a cada pesquisador/a. Nossos sinceros agradecimentos a todas e a todos que contribuem a Revista da ABPN!

Modupé!

Comitê Editorial

Anna M. Canavarro Benite (UFG)

Cintia Camargo Vianna (UFU)

Mércia Otaviana Barbosa de Sá Figueiredo (UESB)

José Antonio Novaes da Silva (UFPB)

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Prezadas/os Leitoras/es,

Apresentamos o novo número da Revista da ABPN, Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as, que pauta suas produções pela qualidade das publicações, que têm como foco, a promoção dos Direitos Humanos da população negra na América Latina e Caribe. Os textos aqui apresentados, nesta vigésima sétima edição, contemplam as áreas de história, sociologia, educação e artes em suas diferentes abordagens e múltiplas inter-relações. E contém uma contribuição mais ampliada com artigos que se debruçam em análises e intervenções sobre as desigualdades no plano da arte, visto que é composta pelo Dossiê Temático “Artes Negras” organizado pela profa. Dra. Nelma Cristina Silva Barbosa de Mattos (IF-Baiano).

Este Dossiê Temático reúne trabalhos de jovens pesquisadores, militantes e artistas de origem negra que propõem questões acerca da criação, da poética, da circulação e da interpretação da obra de arte dessa parcela de artistas historicamente negados e desprestigiados. As pesquisas demonstram que na música, no audiovisual, nas artes visuais, no teatro ou na dança, a identidade negra torna-se elemento emblemático na produção artística contemporânea.

Confira a nova edição: http://abpnrevista.org.br/revista/index.php/revistaabpn1/issue/view/30

Agradecemos aos organizadores, pareceristas, autores/as, editores/as, secretaria, conselho editorial, conselho consultivo, diretoria e demais membros da equipe e parceiros/as, que possibilitaram a vigésima sétima publicação da revista da ABPN, como também a cada pesquisador/a.

Nossos sinceros agradecimentos a todas e a todos que contribuem a Revista da ABPN!

Modupé!

Comitê Editorial
Anna M. Canavarro Benite (UFG)
Cintia Camargo Vianna (UFU)
Mércia Otaviana Barbosa de Sá Figueiredo (UESB)
José Antonio Novaes da Silva (UFPB)

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Prezadas/os Leitoras/es,

Apresentamos o novo número da Revista da ABPN, Associação Brasileira de Pesquisadores(as) Negros(as), que pauta suas produções pela qualidade das publicações que têm como foco a promoção dos Direitos Humanos da população negra na América Latina e Caribe. Os textos aqui apresentados nesta vigésima sexta edição contemplam as áreas de história, sociologia, educação e artes em suas diferentes abordagens e múltiplas inter-relações. E tem uma contribuição mais ampliada com artigos e ensaios de eminentes pesquisadores/as e intelectuais latino-americanos focados na discussão sobre a diáspora africana, suas consequências e efeitos na formação do continente, composta pelo Dossiê Temático “Diáspora Africana: ações presentes e perspectivas para o futuro" organizado pelos/as professores/as Dra. Anny Ocoro Loango (UNTREFF), Dr. Marcos de Jesus Oliveira (UNILA), Prof. Dr. Roberto Carlos da Silva Borges (CEFET/RJ).

Embora diversos/as intelectuais e pesquisadores/as latino-americanos/as e caribenhos/as tenham produzido uma significativa e importante literatura sobre as populações, povos e comunidades negras e afrodescendentes neste continente, é notória a ausência de um debate articulado, contínuo e permanente a esse respeito entre e desde as diferentes perspectivas produzidas pelos inúmeros países latino-americanos. Assim, a revista Diáspora Africana da Associação de Investigadores/as Afro-latino-americanos/as e do Caribe (AINALC) assume, desde este primeiro número, lançado em parceria com a revista da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros (ABPN), o desafio que é e que será o de fomentar uma maior aproximação da produção teórica destes diversos países sobre a temática negra e afrodescendente.

Agradecemos aos organizadores, pareceristas, autores/as, editores/as, secretaria, conselho editorial, conselho consultivo, diretoria e demais membros da equipe e parceiros/as, que possibilitaram a vigésima sexta publicação da revista da ABPN, como também a cada pesquisador/a. Nossos sinceros agradecimentos a todas e a todos que contribuem a Revista da ABPN! Modupé!

Modupé!

Comitê Editorial 
Nicéa Quintino Amauro (UFU) 
Luciana de Oliveira Dias (UFG)
Paulo Vinicius Baptista da Silva (UFPR)

Prezadas/os Leitoras/es,

Apresentamos o novo número da Revista da ABPN, Associação Brasileira de Pesquisadores(as) Negros(as), que pauta suas produções pela qualidade das publicações que têm como foco a promoção dos Direitos Humanos da população negra na América Latina e Caribe. Os textos aqui apresentados nesta vigésima quinta edição contemplam as áreas de história, sociologia, educação e artes em suas diferentes abordagens e múltiplas inter-relações. E tem uma contribuição mais ampliada para as áreas de história e de sociologia, visto que é composta pelo Dossiê Temático “Negros e negras, Séculos XIX-XXI: desafios, projetos e memórias” organizado pelo prof. Dr Flávio Gomes (UFRJ) e Prof. Dr. Petrônio Domingues (UFS).

O Dossiê Temático apresenta aos(às) leitores(as) as trajetórias de Passos e Silva, André Rebouças, Neninho de Obaluaê, Eduardo de Oliveira e Oliveira, Alberto Guerreiro Ramos, Beatriz Nascimento, Tito Lívio de Castro, Carolina Maria de Jesus, José Carlos do Patrocínio, e Laudelina de Campos Mello. Além de textos que trata sobre o projeto de Brasil elaborado por pensadores negros Pós-abolição, a insurgência e o deslocamento dos intelectuais negros e negras nos movimentos sociais na universidade, a experiência das mulheres negras para a construção de uma episteme negra e feminista no Brasil. E evidenciando, outras formas de pesquisa e construção de saberes os coordenadores deste dossiê também trazem a transcrição da entrevista com intelectuais negros e negras formados pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP), entre as décadas de 80, 90 e início do século XXI.

Agradecemos aos organizadores, pareceristas, autores/as, editores/as, secretaria, conselho editorial, conselho consultivo, diretoria e demais membros da equipe e parceiros/as, que possibilitaram a vigésima quinta publicação da revista da ABPN, como também a cada pesquisador/a. Nossos sinceros agradecimentos a todas e a todos que contribuem a Revista da ABPN!

Modupé!

Comitê Editorial 
Nicéa Quintino Amauro (UFU) 
Luciana de Oliveira Dias (UFG)
Paulo Vinicius Baptista da Silva (UFPR)

Revista da ABPN | Mai 2018 | EDIÇÃO ESPECIAL -

Caderno Temático: História e Cultura Africana e Afro-brasileira – Lei 10.639/03 na escola

Prezadas/os Leitoras/es,

Apresentamos com imenso entusiasmo a terceira edição especial da Revista da ABPN, composta pelo Caderno Temático: História e Cultura Africana e Afro-brasileira – lei 10.639/03 na escola. A produção dos Cadernos Temáticos objetiva a aproximação da ciência produzida na academia com as práticas referênciadas nas matrizes culturais africanas e afro-brasileiras, historicamente negadas e invisibilizadas pela academia, ou seja estabelecer a efetiva relação entre ciência, tecnologia, sociedade e meio ambiente. O principal resultado deste lançamento será o estreitamento dos laços com os saberes que circulam nossa constituição como sujeitos sociais, dando voz a estes saberes e dando espaço a cosmogonia que professamos como povo negro.

O Caderno Temático, composto por 38 artigos, oferece um excelente quadro teórico e avaliativo que nos permite enxergar tanto os entraves que tendem paralisar o debate sobre história dos afro-brasileiros, como avistar as variadas possibilidades de superação dos preconceitos vigentes no espaço escolar.

Esta edição inaugura nosso registro no DOI - “Identificador Digital de Objetos”, um sistema que permite a identificação, localização e descrição unívoca de entidades digitais. Esta medida de padronização e preservação das informações contidas nesse ambiente, concretiza assim, parte de nossos objetivos em torno da qualificação da Revista da ABPN.

Agradecemos aos/as colaboradores/as, pareceristas, autores/as, tradutores/as, editores/as, secretaria, conselho editorial, conselho consultivo, diretoria e demais membros da equipe e parceiros/as, que possibilitaram a publicação desta edição especial, como também a cada pesquisador/a. Nossos sinceros agradecimentos a todas e a todos que contribuem a Revista da ABPN!

Modupé!

Comitê Editorial 
Nicéa Quintino Amauro (UFU) 
Luciana de Oliveira Dias (UFG)
Paulo Vinicius Baptista da Silva (UFPR)

Revista da ABPN | Nov 2017 - Fev 2018 | Dossiê Temático "Racismo, Saúde Mental e Território: Desafios Políticos e Epistemológicos na Clínica Ampliada"

Prezadas/os Leitoras/es,

Apresentamos o novo número da Revista da ABPN, Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as, que pauta suas produções pela qualidade das publicações que têm como foco a promoção dos Direitos Humanos da população negra na América Latina e Caribe. Os textos aqui apresentados nesta vigésima quarta edição contemplam as áreas de, educação, literatura, química e artes em suas diferentes abordagens e múltiplas inter-relações. E tem uma contribuição mais ampliada para as áreas de ensino e de educação superior, visto que é composta pelo Dossiê Temático “Dossiê Racismo, Saúde Mental e Território: desafios políticos e epistemológicos na clínica ampliada”.

Agradecemos aos/às colaboradores/as – pareceristas, autores/as, tradutores/as, editores/as, Conselho Editorial, Conselho Consultivo, Diretoria e demais membros da equipe e parcerias – que possibilitaram a publicação deste número, e que tornaram factível sua continuidade. A partir da consideração de todos esses esforços, convidamos as leitoras e os leitores a navegar conosco nesse fervilhar de ideias. E, assim, colaborarem com o fortalecimento das frentes de luta contra a intercorrência racial e contra todas as práticas de discriminação.

Modupé!

Comitê Editorial

Nicea Quintino Amauro (UFU)

Luciana de Oliveira Dias (UFG)

Paulo Vinicius Baptista da Silva (UFPR)

Revista da ABPN | Jan 2018 | EDIÇÃO ESPECIAL - Caderno Temático: Letramentos de Reexistência

Prezadas/os Leitoras/es,

Apresentamos com imensa satisfação e alegria a segunda edição especial da Revista da ABPN, composta pelo Caderno Temático – Letramentos de Reexistência organizado pelas professoras Dra Ana Lúcia Silva Souza (UFBA), Dra. Ione da Silva Jovino (UEPG), e Dra. Kassandra da Silva Muniz (UFOP). A proposição dos Cadernos Temáticos materializa o plano de ação da Diretoria Dandaras que busca promover ações multidisciplinares e/ou interdisciplinares na formação de pesquisadores e na produção de conhecimento, assim como incentivar a colaboração entre pesquisadores de diferentes áreas com vistas a realização de trabalhos e formação que considere as pluriepistemias e incentive o diálogo com os saberes tradicionais.

Este Caderno Temático – Letramentos de Reexistência é composto por 41 artigos que mobilizam quase uma centena de ativistas, pesquisadoras e pesquisadores, intelectuais de diversas áreas do conhecimento que, com centralidade na educação antirracista dizem: É preciso REEXISTIR. E reexistir ainda mais e mais em um contexto social, político e econômico que nos oprime cotidianamente exigindo reposicionamentos de nossos lugares de atuação, de proposição e de ação política na qual a linguagem tem papel fundamental.

Agradecemos as professoras organizadoras, colaboradores/as, pareceristas, autores/as, tradutores/as, editores/as, secretaria, conselho editorial, conselho consultivo, diretoria e demais membros da equipe e parceiros/as, que possibilitaram a publicação desta edição especial, como também a cada pesquisador/a. Nossos sinceros agradecimentos a todas e a todos que contribuem a Revista da ABPN!

Modupé!

Comitê Editorial 
Nicéa Quintino Amauro (UFU) 
Luciana de Oliveira Dias (UFG)
Paulo Vinicius Baptista da Silva (UFPR)

Revista da ABPN | Dez 2017 | EDIÇÃO ESPECIAL - Caderno Temático: Saberes Tradicionais

Prezadas/os Leitoras/es,

Apresentamos com imensa satisfação e entusiasmo a primeira edição especial da Revista da ABPN, composta pelo Caderno Temático – Saberes Tradicionais organizado pelo prof. Dr. Carlos Benedito Rodrigues da Silva (UFMA). A proposição dos Cadernos Temáticos materializa o plano de ação da Diretoria Dandaras que busca promover ações multidisciplinares e/ou interdisciplinares na formação de pesquisadores e na produção de conhecimento, assim como incentivar a colaboração entre pesquisadores de diferentes áreas com vistas a realização de trabalhos e formação que considere as pluriepistemias e incentive o diálogo com os saberes tradicionais.

Este Caderno Temático – Saberes Tradicionais tem por objetivo, identificar produções acadêmicas resultantes de diálogos de intelectuais das diversas áreas de conhecimento com movimentos sociais, representações quilombolas e das religiões de matrizes africanas, e comunidades mantenedoras de saberes tradicionais, em reconhecimento e valorização de suas contribuições históricas à cultura nacional.

Agradecemos ao organizador, colaboradores/as, pareceristas, autores/as, tradutores/as, editores/as, secretaria, conselho editorial, conselho consultivo, diretoria e demais membros da equipe e parceiros/as, que possibilitaram a publicação desta edição especial, como também a cada pesquisador/a. Nossos sinceros agradecimentos a todas e a todos que contribuem a Revista da ABPN!

Modupé!

Comitê Editorial 
Nicéa Quintino Amauro (UFU) 
Luciana de Oliveira Dias (UFG)
Paulo Vinicius Baptista da Silva (UFPR)

Revista da ABPN | Jul - Out 2017 | Dossiê Temático "Espaço, Águas e Territórios: uma análise socioespacial"

Prezadas/os Leitoras/es,

Apresentamos o novo número da Revista da ABPN, Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as, que pauta suas produções pela qualidade das publicações que têm como foco a promoção dos Direitos Humanos da população negra na América Latina e Caribe. Os textos aqui apresentados nesta vigésima terceira edição contemplam as áreas de história, educação, literatura, química e artes em suas diferentes abordagens e múltiplas inter-relações. E tem uma contribuição mais ampliada para as áreas de ensino e de educação superior, visto que é composta pelo Dossiê Temático “Espaço, águas e territórios - uma análise socioespacial”.

Agradecemos aos/às colaboradores/as – pareceristas, autores/as, tradutores/as, editores/as, Conselho Editorial, Conselho Consultivo, Diretoria e demais membros da equipe e parcerias – que possibilitaram a publicação deste número, e que tornaram factível sua continuidade. A partir da consideração de todos esses esforços, convidamos as leitoras e os leitores a navegar conosco nesse

fervilhar de ideias. E, assim, colaborarem com o fortalecimento das frentes de luta contra a intercorrência racial e

contra todas as práticas de discriminação.

Modupé!

 

Comitê Editorial 

Nicea Quintino Amauro (UFU) 

Luciana de Oliveira Dias (UFG)

Paulo Vinicius Baptista da Silva (UFPR)

Revista da ABPN | Mar - Jun 2017 | Dossiê Temático "Por uma produção de Ciência Negra: experiências nos currículos de Química, Física, Matemática, Biologia e Tecnologias"

Prezadas/os Leitoras/es,

Com muita satisfação, apresentamos o mais novo número da Revista da ABPN, Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as, que pauta suas produções pela qualidade das publicações. Neste número mantemo-nos fiéis ao enfoque que caracteriza a Revista, qual seja, a promoção dos Direitos Humanos da população negra na América Latina e Caribe. Os textos aqui apresentados nesta vigésima segunda edição contemplam as áreas de história, educação, literatura, química e artes em suas diferentes abordagens e múltiplas inter-relações. E é composta pelo Dossiê Temático “Por uma produção de ciência negra: experiências nos currículos de Química, Física, Matemática, Biologia e Tecnologias”, além de nove artigos livres.

Agradecemos aos/às colaboradores/as por possibilitarem a publicação deste número e por tornarem fatível sua continuidade. Neste sentido, nossa gratidão aos/às pareceristas, autores/as, tradutores/as, editores/as, Conselho Editorial, Conselho Consultivo, Diretoria e demais membros da equipe e parcerias. Agradecemos também a cada pesquisador/a que, direta ou indiretamente, investiu energia laboral para que nós mantivéssemos o periódico no ar, mesmo após sistemáticos ataques no universo web. 
A partir da consideração de todos esses esforços, convidamos as leitoras e os leitores a navegarem conosco nesse fervilhar de ideias que foram materializas nos manuscritos que compõem este número. Convidamos também a fortalecer as frentes de luta contra o racismo e contra todas as formas de preconceito e práticas de discriminação.

Modupé!

Comitê Editorial 

Nicea Quintino Amauro (UFU) 

Luciana de Oliveira Dias (UFG)

Paulo Vinicius Baptista da Silva (UFPR)

Fique por dentro das novas normas para publicação

A Equipe Editorial da Revista ABPN - Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as atualizou suas diretrizes para autores com a inclusão de algumas normas, tendo em vista alguns eixos norteadores para sua qualificação, como o amento do impacto da Revista da ABPN na comunidade acadêmica e a adequação as indicações das agências de fomento e orientações relacionadas aos indexadores nacionais e internacionais na área de educação e interdisciplinaridade.

Atente-se para as novas normas que já se encontram no site da Revista e publique neste espaço que também é seu!

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