COLEÇÃO "NEGRAS E NEGROS: PESQUISAS E DEBATES"

O objetivo desta publicação é apresentar um painel dos estudos, pesquisas e empreendimentos nas fronteiras da mídia e das relações raciais no Brasil. Mídia e racismo integra um conjunto de publicações produzido pelas instituições mencionadas, orientado pela necessidade de sistematização dos trabalhos destinados a transpor as assimetrias raciais em diversas esferas.

Em novembro do ano 2000 foi realizado em Recife o I Congresso Brasileiro de Pesquisadores Negros, na Universidade Federal de Pernambuco (de 22 a 25 de novembro de 2000). O tema do congresso foi “O negro e a produção do conhecimento: dos 500 anos ao Século XXI”. Um dos encaminhamentos definidos na assembleia final do evento foi a definição de criar áreas de especialidades, as mesmas deveriam se responsabilizar para organizar mesas redondas, conferências e a seleção de trabalhos nos próximos congressos. Coube a Maria Inês da Silva Barbosa e Luís Eduardo Batista a responsabilidade por pautar o tema saúde nos próximos congressos; articular pesquisadores negros do campo da saúde.

Reúne artigos sobre questões urbanas e racismo, de pesquisadores e pesquisadoras, negros e negras, nos coloca diante da contradição entre a amplidão e multiplicidade de desdobramentos possíveis da temática e, de outro lado, a escassez de oportunidades acadêmicas para seu desenvolvimento por pesquisador@s negr@s.  

REVISTA ABPN

A Revista da ABPN é um periódico de acesso livre e gratuito, publicado quadrimestral pela Associação Brasileira de Pesquisadores(as) Negros(as), em versão eletrônica.

  • LinkedIn ícone social
  • White Instagram Icon

© Copyright 2023 by Elementary school. Proudly created with Wix.com

Contato

Endereço

Tel: 0XX34 3291-8945

Email: contatoabpn@gmail.com

Casa de Cultura Graça de Axé, localizado na Avenida Cesário Crescerá, 4187 - Bairro Pres. Rossevelt, 38401-119 - Uberlândia - Minas Gerais - Brasil