• ABPN

Web conferência CONNEABs III

CONNEABs ANTIRRACISTA.

CONNEABs ANTIFASCISTA.

Colegas,


Nesta semana ocorrerá a etapa regional das webconferências CONNEABs (09/05 - Sudeste e Sul; 10/05 – Centro-Oeste, Norte e Nordeste). Entendemos que é a fase mais importante, pois à pauta nacionalmente definida confluirão ideias e lutas nascidas de experiências concretas já praticadas em diferentes estabelecimentos de ensino das várias regiões e unidades da federação. Da confluência desses saberes e ações sairá a definição de nossos próximos passos. Este também será um momento importante porque marcará o início do processo de consolidação das representações regionais do CONNEABs.


Mas não nos esqueçamos: o ponto de partida desses encontros virtuais foi a nossa veemente e indignada reação à forma indecorosa e desrespeitosa pelas quais os NEABs, NEABIs e Grupos Correlatos foram incluídos no Ofício-Circular Nº 02/2020/DIMOPE/SNPIR/MMFDH de 29 de abril de 2020, que versava sobre o TED nº 02/2019 SNPIR/ENAP. Portanto, surgiram da preocupação coletiva com a avaliação, aperfeiçoamento e defesa das políticas de igualdade racial na educação resultantes da ininterrupta e abnegada dedicação de várias gerações do movimento negro.


É preciso avançar e, para isso, palavras de ordem são sempre essenciais: “CONTRA O GENOCÍDIO DA JUVENTUDE NEGRA” e “BLACK LIVES MATTER” são exemplos de palavras que atualmente sintetizam uma das mais expressivas lutas antirracista na diáspora africana. Elas nos ensinam que lutar importa, que ocupar as ruas importa; e que mobilizar estudantes, técnicos e docentes é tarefa política fundamental para as organizações negras, inclusive daqueles órgãos de representação comprometidos com a democratização da ciência no Brasil, o que, no momento, implica dizer não ao racismo; mas também não ao fascismo e a todas as formas de opressão e autoritarismo; e dizer sim à equidade racial e social, científica e educacional; dizer sim à democracia, mas que ela seja plena erradicando o racismo estrutural.


Outrora, em um passado não muito distante, construímos uma palavra de ordem uníssona, cuja origem e resultados são conhecidos: QUE SE ESTABELEÇA COTAS PARA NEGROS NAS UNIVERSIDADES! Que esta exitosa experiência inspire cada membro/a ou representante de núcleos e grupos consorciados ao CONNEABs a se perguntar: e nós, que estaremos reunidos em webconferências regionais para traçar um plano em defesa das políticas afirmativas, qual será o nosso lema? Qual será a palavra de ordem que expressará a estratégia política de unidade desse complexo de pesquisadores/as formado por pessoas, núcleos e grupos chamado CONNEABs?


E que a partir do dia 22/05, quando ocorrerá nossa plenária nacional final, possamos sair dela com um lema para, assim que pudermos voltar às ruas, aos nossos locais de trabalho, e pudermos nos abraçar, afixá-lo na porta de cada NEAB, NEABI e Grupo Correlato; fixá-lo em murais de escolas, institutos e universidades; estampá-lo em camisetas, bottons, bonés, máscaras; em faixas e cartazes desenhados em cartolinas; na falta de recursos, que recuperemos as velhas formas de solidariedade econômica para lutas sociais: construção popular de um fundo de campanha nacional em defesa das cotas raciais. Ah sim, em tempos de alta voltagem tecnológica e de pandemia, que também façamos usos de flyers, cards, banners, lives, facebook, whatsapp, twitter, redes sociais e recursos digitais em geral etc. e tal.


Ótima webconferência para todos, todas, todxs e todes.


Atenciosamente,


Nicéa Quintino Amauro

Presidência ABPN


Coordenações Regionais CONNEABs

Profa. Dra. Renilda Aparecida Costa - UFAM Região Norte

Profa. Dra, Iraneide Soares da Silva - UESPI Região Nordeste

Profa. Dra. Marluce de Lima Macedo - UNEB Região Nordeste

Profa. Dra. Maju Cordeiro - UEMS Região Centro-Oeste

Profa. Dra. Alessandra Pio – Colégio Pedro II Região Sudeste

Prof. Dr. Delton Felipe - UEM Região Sul


Coordenação Nacional CONNEABs

Profa. Dra. Silvani dos Santos Valentim – CEFET-MG]

Prof. Dr. Cleber Santos Vieira – Unifesp

38 visualizações

Contato

WhatsApp: (34) 92000-8172

Email: contatoabpn@gmail.com

logo padrão (PRETA) (1).png

Endereço

Casa de Cultura Graça de Axé, localizado na Avenida Cesário Crescerá, 4187 - Bairro Pres. Rossevelt, 38401-119 - Uberlândia - Minas Gerais - Brasil

  • Facebook
  • Instagram - Cinza Círculo
  • LinkedIn - círculo cinza

© 2023 por Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as. Criado com Wix.com

Site produzido por 

Matheus Borsato