• ABPN

Seminário Internacional Diálogos Brasil e Sudão


IFB, UNIFESP, AfroChamber e a Embaixada do Brasil no Sudão, convidam a todos para o 1º Seminário Internacional Diálogos Brasil-Sudão

Com início às 09h00 do dia 17 de março de 2021 e encerramento previsto para 21 de julho, o 1º Seminário Internacional Diálogos Brasil-Sudão foi planejado para ser ministrado ao longo de 15 aulas semanais, com duração média de duas horas, ocorrendo sempre às Quartas-feiras.

Esse projeto representa a convergência de ações que vêm sendo desenvolvidas pelo IFB, sob a coordenação da Professora Moema Carvalho e de Anderson Galvão, Assessor de Relações Internacionais, com a proposta de seminário, com temáticas culturais e acadêmicas, apresentada pela Professora Patrícia Teixeira Santos, coordenadora do Núcleo de História da África Contemporânea do Departamento de História da UNIFESP.

Em 2021, com a chegada da AfroChamber, o projeto ganhou dimensão ainda maior, em função das experiências bem-sucedidas nas áreas comercial e cultural, compartilhadas pela AfroChamber. De igual maneira, foram agregados os elementos resultantes de ações formativas em gênero e raça que a comunidade do IFB desenvolveu ao longo dos anos, tais como as nove edições do SerNegra. Por fim, cabe mencionar as iniciativas do NEHAC-UNIFESP, com relação a intercâmbios e publicações com centros internacionais de pesquisas, de modo especial, com o Departamento de Estudos Africanos da Universidade de Delhi.

O resultado desse repertório de melhores práticas é a primeira edição do Seminário Internacional Diálogos Brasil-Sudão, que consiste em uma série de encontros motivados pelas possibilidades históricas e culturais de experiências sociais diferenciadas. Os dois países dividem ainda um cabedal de grandes riquezas que podem ser compartilhadas e servir de objeto de reflexão.

“Tenho certeza de que estaremos inaugurando um capítulo importante do diálogo entre o Brasil e o continente africano, a partir do compartilhamento do conhecimento, elemento fundamental para cimentar quaisquer projetos de cooperação de âmbito mais amplo.” (Patrícia Lima, Embaixadora do Brasil no Sudão).

“O princípio do Diálogo é regido pela percepção dessas duas importantes nações que produzem saberes, técnicas e partilham de patrimônios culturais que, em contato, podem suscitar importantes inovações e colaborações que devem se desenvolver para o progresso do intercâmbio entre essas importantes nações.” (Patrícia Teixeira, Professora da UNIFESP)

Links úteis:

- Programação completa do 1º Seminário Internacional Diálogos Brasil Sudão

http://bit.ly/ScheduleBrazilSudan2021

- Formulário de inscrição para as aulas/palestras

http://bit.ly/BrazilSudan2021

Organizadores(as): Patrícia Lima (Embaixadora do Brasil no Sudão), Patrícia Teixeira (UNIFESP), Moema Carvalho (IFB), Anderson Galvão (IFB), Rui Mucaje (AfroChamber), Nara Pires (AfroChamber).

Convidados(as): Kholood Khair (Analista política/Sudão), Alexandre dos Santos (Departamento de História, UFRJ), Luciana Massukado (Reitora do IFB), Ricardo Costa (Artista Plástico), Rui Mucaje (Pte. AfroChamber), Elisio Macamo (Universidade da Basíleia), Renata de Sá Gonçalves (Universidade Federal Fluminense), Josivaldo Oliveira (UNEB), Nuno de Pinho Falcão (UNILAB), Lúcia Helena Silva (UNESP), Jaqueline Coelho Santana (IFB), Moritz Herrmann (UFRJ), Hector Guerra (UFPR), Jonathan Okeke Chimakonam (Universidade de Pretória), Dr. Roberto Robalinho (Universidade de Tübingen), Samira Adel Osman (UNIFESP), Glauco Feijó, IFB, Patrícia Teixeira Santos (UNIFESP), Paula Balduíno (IFB).

18 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo