Seminário “Genocídios Contemporâneos: Reagir é Preciso” amplia luta antirracista no Brasil

Seminário “Genocídios Contemporâneos: Reagir é Preciso” amplia luta antirracista no Brasil

Quando a sociedade brasileira escolhe matar o seu futuro, e os alvos desse genocídio, por via de regra, são a juventude e as mulheres negras, não há outra saída. É preciso reagir, organizar a sociedade civil, marchar e lutar contra essa realidade, que faz tombar corpos negros a cada 23 minutos, segundo as estatísticas. Os dados dessa violência secular direcionada às populações negras (segundo o IBGE, 54% da população brasileira é formada por negros) impressionam. Somente em 2018, foram 65 mil assassinatos, sendo cerca de 76% das vítimas homens negros, a maioria jovens. Dos mais de 1.200 casos de feminicídios (morte de mulheres por seus companheiros), 61% foram de mulheres negras (dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública).

Não se trata apenas de retórica, mas sim da disputa pela manutenção de um modelo de democracia centrado na escravização e na colonização da população negra. Uma conjuntura que nos demanda transformar as estatísticas frias e sub-notificadas, a subalternização, a sub-representação em luta. As notícias de guerra no Brasil não param, os chicotes estão a nos castigar. São mortes de diversas formas, precisamos romper com os silêncios.

Nessa conjuntura política e institucional, o Fórum Permanente Pela Igualdade Racial (FOPIR), uma coalização composta por organizações antirracistas, realiza o seminário nacional – Genocídios Contemporâneos: Reagir é Preciso, nos dias 10, 11 e 12 de outubro, em Belo Horizonte (MG). O local do encontro será o Retiro São José – Av. Itaú, 475 – Dom Bosco.


ACESSE AQUI: http://fopir.org.br/seminario-genocidios-contemporaneos-reagir-e-preciso-amplia-luta-antiracista-no-brasil/2674

0 visualização

Contato

WhatsApp: (34) 92000-8172

Email: contatoabpn@gmail.com

logo padrão (PRETA) (1).png

Endereço

Casa de Cultura Graça de Axé, localizado na Avenida Cesário Crescerá, 4187 - Bairro Pres. Rossevelt, 38401-119 - Uberlândia - Minas Gerais - Brasil

  • Facebook
  • Instagram - Cinza Círculo
  • LinkedIn - círculo cinza

© 2023 por Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as. Criado com Wix.com

Site produzido por 

Matheus Borsato