• ABPN

Seminário Clóvis Moura


Clóvis Moura (1925-2003) foi um dos mais importantes intelectuais brasileiros para o entendimento da formação social brasileira. Ao investigar a participação política da população negra na história do Brasil, consagrou uma leitura que integrou o racismo no seu processo dialético com o capitalismo dependente brasileiro.


Sua obra vem ganhando evidência na última década, haja vista os relançamentos de suas obras ano pós ano. Neste momento, temos o relançamento de um de seus principais livros:" Negro, de bom escravo à mau cidadão?".


Obra de grande importância no influxo teórico mouriano, analisa as condições de efetivação da subsunção formal do trabalho ao capital no Brasil, atentando para aquela que seria uma das maiores contradições da moderna sociedade brasileira: o negro que serviu enquanto mão de obra durante quatro séculos, em apenas três décadas passa de bom escravo à mau cidadão. Nessa operação a variável insurgência dos escravizados deve ser levada em conta.


Por isso, este seminário tem como finalidade abordar a obra de Clóvis Moura de maneira a debater suas contribuições teóricas para o entendimento da formação social brasileira e das relações raciais e de classe no Brasil contemporâneo.

Programação

19/5 - Negro, de bom escravo à mau cidadão? Um livro perene

Com Cleber Santos Viera e Ana Paula Procópio.

Mediação: Juninho (Joselicio Junior).

20/5 - Clóvis Moura e a formação histórica e social brasileira

Com Gabriel Rocha, Marcio Farias e Weber Lopes.

Mediação: Anna Raquel da Silva.


21/5 - Clóvis Moura e o Brasil contemporâneo: capitalismo dependente e a dialética do racismo

Com Dennis de Oliveira, Fábio Nogueira e Cristiane Sabino.

Mediação: Agnus Lauriano.


Obs: O participante precisa ter celular e computador e conhecer os princípios básicos para uso desses equipamentos. Após a conclusão da sua inscrição on-line na atividade e/ ou curso, você receberá por e-mail um link de acesso à Plataforma Microsoft Teams, onde será realizada a atividade e/ou curso, com até 1 (um) dia de antecedência da data de início. O acesso também poderá ser realizado através do web navegador de sua preferência.


As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 28/4, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.


O pagamento dever ser feito através do cartão de crédito, e trabalhamos com as bandeiras Visa, Mastercard, Elo e Hipercard.


*Este curso será 100% Online. A declaração será enviada automaticamente 1 dia após a finalização da atividade e caso isso não ocorra, você poderá solicitar pelo e-mail: declaracao.cpf@sescsp.org.br

12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

LIVE