• ABPN

Sétima aula do curso “Negritude brasileira ocupando o mundo - como fazer pós-graduação nos Estados

Prezadas, prezados e prezades


Neste sábado, dia 29 de agosto, às 14 horas, teremos a nossa próxima aula. Neste encontro, O tema é ‘Formei no Exterior, e Agora?’ Uma conversa com quem chegou lá! Neste encontro estaremos com Dra. Agatha Oliveira UFBA - Salvador, BA; Dora Santana - CUNY, NY - EUA; Dra. Luciane Rocha - Kennesaw - GA - EUA.

_______________

PALESTRANTES:

Agatha Silvia Nogueira e Oliveira - Dançarina, preparadora corporal e pesquisadora. Professora substituta na Escola de Dança da Universidade Federal da Bahia. Doutora em Performance como Prática Pública pelo Departamento de Teatro e Dança da Universidade do Texas em Austin onde também completou Mestrado em Artes pelo Departamento de Estudos da África e da Diáspora Africana. Mestre em Ciência da Arte pelo Instituto de Arte e Comunicação Social da Universidade Federal Fluminense (RJ) com graduação em Dança (Licenciatura e Bacharelado) pela Universidade Federal da Bahia.


Dora Santana - Professora assistente de estudos de gênero na Universidade da Cidade de Nova York CUNY no campus John Jay College. Identifica-se como mulher trans negra brasileira, guerreira, acadêmica, ativista, artista, contadora de histórias incorporadas em linguagem e carne. Possui mestrado e doutorado em Estudos Africanos e da Diaspora Africana pela Universidade do Texas em Austin. Seus trabalhos foram publicados na Transgender Studies Quarterly – TSQ – The Issue of Blackness sobe o título “Transitionings and Returnings: Experiments with the Poetics of Transatlantic Water” e The Issue Trans en Las Americas sob o titulo “Mais Viva! Reassembling, Blackness, Transness and Feminism.” Seu trabalho enfatiza os diversos papeis das energias ancestrais do papel de aquilombamento na diáspora africana como conhecimento incorporado e importante que guia as pessoas negras trans nos seus caminhos de resistência e transição dos limites de gênero, geografias, e do secular.


Luciane Rocha - Possui licenciatura e bacharelado em Ciências Sociais pela UFRJ. Integrou a Ong Criola. É mestra e PhD em Antropologia Social com especialização em Estudos da Diáspora Africana e Estudos de Gênero e da Mulher pela Universidade do Texas em Austin (2008-2014). Foi pesquisadora de pós-doutorado no Núcleo de Estudos de Política Pública e Direitos Humanos (NEPP-DH) e Núcleo de Estudos da Cidadania, Conflito e Violência Urbana (NECVU/IFCS/UFRJ) da UFRJ. É pesquisadora afiliada ao Núcleo de Estudos sobre Violência na Baixada Fluminense da UFRRJ. Atualmente é professora de Estudos Negros na Universidade Estadual de Kennesaw, Georgia, EUA.

_________________________

Contamos com sua presença!


16 visualizações
  • Facebook
  • Instagram - Cinza Círculo
  • LinkedIn - círculo cinza

Contato:

WhatsApp: (34) 92000-8172

Email: contatoabpn@gmail.com

Endereço:

Casa de Cultura Graça de Axé, localizado na Avenida Cesário Crescerá, 4187 

Bairro Pres. Rossevelt, 38401-119 - Uberlândia - Minas Gerais - Brasil