Contato

WhatsApp: (34) 92000-8172

Email: contatoabpn@gmail.com

  • Facebook
  • Instagram - Cinza Círculo
  • LinkedIn - círculo cinza
logo padrão (PRETA) (1).png

Endereço

Casa de Cultura Graça de Axé, localizado na Avenida Cesário Crescerá, 4187 - Bairro Pres. Rossevelt, 38401-119 - Uberlândia - Minas Gerais - Brasil

© 2023 por Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as. Criado com Wix.com

Site produzido por 

Matheus Borsato

Raça e Antirracismo: perspectivas de intelectuais negros

O curso tem como proposta apresentar as contribuições de intelectuais negras e negros pouco conhecidos do público acadêmico brasileiro, cujas obras têm sido redescobertas nos últimos anos. A partir de diferentes estilos, métodos e teorias, cada um desses intelectuais desenvolveu perspectivas antirracistas acerca de temas fundamentais às ciências humanas e ao estudo da questão racial: Archie Mafeje, na África do Sul; Manuel Querino, Edison Carneiro e Lélia González, no Brasil; Martin Delany, Zora Hurston e Katherine Dunham, nos Estados Unidos; e Joseph-Anténor Firmin, no Haiti.

OBJETIVOS Apresentar a trajetória e as principais obras de intelectuais negras e negros que, a partir de diferentes contextos, estilos e abordagens, promoveram uma reflexão antirracista nas ciências humanas, com destaque para os seguintes temas: a categoria ficcional de raça, forjada nos séculos XVIII e XIX; a cultura e os estudos do folclore; as comunidades negras e as diversas formas de ativismo; os usos contemporâneos dos conceitos de classe, raça, gênero, etnicidade e negritude; alteridade e identidade na diáspora; o “eu” e o “outro” na pesquisa acadêmica. Trata-se, em suma, de apresentar uma introdução às obras de autores que permanecem pouco conhecidos ou até mesmo ausentes dos cursos e publicações acadêmicas, especialmente em língua portuguesa.

PROCEDIMENTO PARA INSCRIÇÃO A inscrição não garante a efetuação da matrícula. A matrícula nos cursos somente será efetivada após o pagamento da primeira parcela ou do valor integral. Descontos e convênios: Alunos FESPSP possuem 40% de desconto; ex-alunos e instituições conveniadas, 20% de desconto; sócio Carta Capital possuem 20% de desconto.

https://www.fespsp.org.br/cursos-de-extensao/cursos-livres/cursos/raca-e-antirracismo-perspectivas-de-intelectuais-negros

1 visualização