• ABPN

Projeto Mudanças Climáticas em face do Reconhecimento dos Territórios Negros

Caras (os) Docentes, Pesquisadoras(es) e Estudantes.


A Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN) em parceira com o Instituto Clima e Sociedade (ICS), vem anunciar que nos dias 29/09, 30/09 e 01/10/2020 a partir das 10 horas, teremos o Simpósio Mudanças Climáticas: em face do Reconhecimento dos Territórios Negros (2020/2021), uma experiência piloto, para o fomento das pesquisas sobre Mudanças Climáticas no escopo das nossas ações como Associação.


Neste segundo módulo, vamos trabalhar o tema “Contexto Territorial das Mudanças do Clima e os Determinantes Raciais e de Gênero” que será dividido em duas aulas. A primeira, no dia 29/09, será com Givania Maria da Silva, quilombola filha do Território Quilombola de Conceição das Crioulas (Salgueiro-PE). Fundadora da Coordenação Nacional das Comunidades Quilombolas - CONAQ. Educadora quilombola por mais 20 anos em escolas públicas. É graduada em Letras, especialista em Programação de Ensino e Desenvolvimento Local Sustentável, mestra em Políticas Públicas e Gestão da Educação e doutoranda em Sociologia todas as formações na Universidade de Brasília-UnB. Com a "Pesquisa educação escolar quilombola, organização de mulheres quilombolas e questões agrárias em quilombos". Foi coordenadora de regularização fundiária para territórios quilombolas no Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária(INCRA) e secretária nacional de políticas para comunidades tradicionais na SEPPIR-PR. É pesquisadora associada, coordenadora da Área Acadêmica "Quilombos, Territorialidades e Saberes Emancipatórios" e Conselheira Fiscal da ABPN. Membra do Comitê Mulheres Negras Rumo a um Planeta 50-50 em 2030.


No segundo e terceiro encontro (30/09 e 01/10), vamos contar com Israel de Oliveira Junior, ele é licenciado e Bacharel em Geografia pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), especialista em Dinâmica Territorial e Socioambiental do Espaço Baiano (UEFS), mestre e doutor em Geografia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Desenvolve estudos no contexto da Geografia Ambiental, com ênfase em desertificação, análise integrada da paisagem, meio ambiente, sustentabilidade e gestão ambiental, nos quais utiliza as Geotecnologias.


O simpósio será online, transmitido pelo zoom. Em caso de dúvidas entre em contato com a gente.


Contatos

Email: contatoabpn@gmail.com

Whatsapp: +55 34 92000-8172

Insta: @contatoabpnbr

Insta: @contatoabpn



34 visualizações

Contato

WhatsApp: (34) 92000-8172

Email: contatoabpn@gmail.com

logo padrão (PRETA) (1).png

Endereço

Casa de Cultura Graça de Axé, localizado na Avenida Cesário Crescerá, 4187 - Bairro Pres. Rossevelt, 38401-119 - Uberlândia - Minas Gerais - Brasil

  • Facebook
  • Instagram - Cinza Círculo
  • LinkedIn - círculo cinza

© 2023 por Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as. Criado com Wix.com

Site produzido por 

Matheus Borsato