• ABPN

Projeto Mudanças Climáticas em face do Reconhecimento dos Territórios Negros

Caras (os) Docentes, Pesquisadoras(es) e Estudantes.


A Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN) em parceira com o Instituto Clima e Sociedade (ICS), tem o prazer de anunciar que nos dias 21, 22 e 23/09/2020 a partir das 10 horas, teremos o Simpósio Mudanças Climáticas: em face do Reconhecimento dos Territórios Negros (2020/2021), uma experiência piloto, para o fomento das pesquisas sobre Mudanças Climáticas no escopo das nossas ações como Associação.


Neste primeiro módulo, vamos trabalhar o tema “ Conceitualização das Mudanças Climáticas” que será dividido em duas aulas. A primeira, no dia 21/09, será com Jaime Cupertino dos Santos, ele é Mestre Quilombola, filho do Território Quilombola Vazante (Seabra-Bahia). Aos 78 anos, é uma das principais lideranças negras baiana em luta pelo direito à Terra e ao Território Quilombola na região da Chapada Diamantina. Criador dos Encontros de Cultura e Fé da Chapada Diamantina e membro do Conselho das Cartas pelas Águas (instância pública constituída pelos Povos e Comunidades Tradicionais na Gestão das Águas na Bahia 2007-2011). Delegado Estadual Quilombola nas Conferências Regional, Estadual e Nacional de Meio Ambiente (2005 e 2007). Em sua luta pelo direito à Terra, Seu Jaime Cupertino contribui fortemente pela preservação das águas da Caatinga – é de sua autoria uma das frases mais fortes na luta contra o racismo ambiental “AS ÁGUAS NÃO TÊM COR”, por uma Política Estadual de Recurso Hídricos que garanta a justiça ambiental.


No segundo e terceiro encontro (22 e 23/09), vamos contar com Leonildes Nazar Chaves, Cientista política e especialista em relações internacionais, atuando nas seguintes linhas de pesquisa: atores e agendas de política externa; história política; mudanças climáticas e meio ambiente; cooperação internacional para o desenvolvimento; territórios, desigualdades e justiça ambiental. Graduou-se em Relações Internacionais (UFRRJ, 2010-2014) e fez mestrado em Ciência Política no Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IESP-UERJ, 2015-2017). Atualmente, é pesquisadora e doutoranda em Ciência Política no IESP-UERJ e pesquisadora visitante do Center for Latin American Studies da Universidade da California - Berkeley, por meio de doutorado sanduíche com financiamento da CAPES. Leonildes é integrante do Laboratório de Análise Política Mundial (Labmundo) e da plataforma de pesquisa Latitude Sul. Ela também trabalha com organizações multilaterais e sociedade civil, especialmente nas áreas de assessoria institucional, consultoria em projetos e desenvolvimento estratégico, tendo atuado no Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento - PNUD (2014) e no Instituto Clima e Sociedade (2016-2020).


O simpósio será online, transmitido pelo zoom e o link será enviado para os inscritos via e-mail. Em caso de dúvidas entre em contato com a gente.


Contatos Email: contatoabpn@gmail.com Whatsapp: +55 34 92000-8172 Insta: @contatoabpnbr Insta: @contatoabpn


Créditos na foto de Jaime para o fotografo: Mauricio Reis - cedida pela produção do documentário TERRAS QUE LIBERTAM histórias dos Cupertinos.


18 visualizações

Contato

WhatsApp: (34) 92000-8172

Email: contatoabpn@gmail.com

logo padrão (PRETA) (1).png

Endereço

Casa de Cultura Graça de Axé, localizado na Avenida Cesário Crescerá, 4187 - Bairro Pres. Rossevelt, 38401-119 - Uberlândia - Minas Gerais - Brasil

  • Facebook
  • Instagram - Cinza Círculo
  • LinkedIn - círculo cinza

© 2023 por Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as. Criado com Wix.com

Site produzido por 

Matheus Borsato