• ABPN

Projeto Mudanças Climáticas em face do Reconhecimento dos Territórios Negros

Caras (os) Docentes, Pesquisadoras(es) e Estudantes.


Desejamos Saúde para todas.


A Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN) em parceira com o Instituto Clima e Sociedade (ICS), aprovaram e estão efetivando o Projeto Mudanças Climáticas em face do Reconhecimento dos Territórios Negros (2020/2021), uma experiência piloto, para o fomento das pesquisas sobre Mudanças Climáticas no escopo das nossas ações como Associação.


As ações do projeto têm como objetivo fomentar à iniciação cientifica de 21 (vinte e um) estudantes quilombolas matriculados nos Institutos Federais (IF’s) na Região do Semiárido Nordestino, por meio dos Núcleo de Estudos e Pesquisa Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI) habilitados: IFAL (Campus Penedo); IFBA (Campus Itaberaba); e IFRN (Campus Pau dos Ferros). E a criação da Área Acadêmica Mudanças Climáticas e Territórios Negros da ABPN por meio das suas pesquisadoras(es) associadas (os).


No escopo das atividades – estão as estratégias de formação em estudos do clima, ambiente e territórios negros, que serão realizadas entre setembro/2020 e fevereiro/2021, tendo em vista a integração e articulação das pesquisadoras(es) associadas(os) aos estudos sobre Mudanças Climáticas e Territórios Negros.


E no mês de setembro e outubro/2020, realizaremos o Simpósio de Mudanças Climáticas em Territórios Negros, no período de 21, 22 e 23 de setembro de 2020, no âmbito do Curso de Formação Mudanças Climáticas: em face dos conflitos sociorraciais no reconhecimento dos Territórios Negros, com carga horária de 10 horas, para estudantes de iniciação cientifica, pesquisadoras dos IF’s e convidadas(os) da ABPN(conforme programa anexo).


Comunicamos que estão sendo disponibilizadas 40 (quarenta) vagas para convidadas (os) da ABPN, para indicação até o dia 18 de setembro de 2020 (Formulário anexo), através do e-mail: contatoabpn@gmail.com


Uberlândia, 10 de setembro de 2020.


Nicéa Quintino Amauro

Presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as


Diosmar Filho

Coordenação do Projeto Pesquisador Associado ABPN


Inscrições para o público: https://forms.gle/vFEUMUw42fBmUwrJ9





35 visualizações

Contato

WhatsApp: (34) 92000-8172

Email: contatoabpn@gmail.com

logo padrão (PRETA) (1).png

Endereço

Casa de Cultura Graça de Axé, localizado na Avenida Cesário Crescerá, 4187 - Bairro Pres. Rossevelt, 38401-119 - Uberlândia - Minas Gerais - Brasil

  • Facebook
  • Instagram - Cinza Círculo
  • LinkedIn - círculo cinza

© 2023 por Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as. Criado com Wix.com

Site produzido por 

Matheus Borsato