• ABPN

Processo seletivo para o Programa Diversidade Racial na Comunicação Nexo 2021

Processo seletivo para o Programa Diversidade Racial na Comunicação Nexo 2021


Sobre o programa

Queremos incentivar a equidade racial nas organizações de comunicação de todo o país. Pensando nisso, criamos o Programa Diversidade Racial na Comunicação Nexo, um projeto voltado para a formação de negras, negres e negros estudantes de jornalismo.


Objetivos

- Contribuir para dar visibilidade ao tema das ações afirmativas na indústria do jornalismo.

- Contribuir para aumentar a visibilidade às(es, aos) profissionais negros que já estão no mercado de trabalho e por meio deles inspirar a próxima geração de jornalistas.

- Contribuir para o aumento da diversidade racial nas redações e equipes de comunicação no país, incluindo a do Nexo jornal.

- Agregar novos pontos de vista e narrativas diversas às histórias contadas pelo Nexo Jornal.


Sobre o Nexo


O Nexo é um jornal digital, lançado em novembro de 2015, com o objetivo de trazer contexto às notícias e ampliar o acesso a dados e estatísticas. Sempre de forma inovadora e a partir de conteúdos amplos e instigantes, sua produção editorial privilegia o rigor e a qualidade da informação.


Desde a sua fundação, o Nexo tem como principal motivação produzir um jornalismo que contribua para um debate público qualificado e plural, e que seja capaz de fortalecer a democracia brasileira. Seus princípios editoriais são o equilíbrio, a clareza e a transparência.


O Nexo é uma iniciativa independente, financiada com recursos próprios, e tem três cofundadores: Paula Miraglia, Renata Rizzi e Conrado Corsalette. Com sede em São Paulo, sua equipe é constituída por 41 pessoas com diferentes formações e habilidades, incluindo jornalismo, ciências sociais, estatística, ciência de dados, design, tecnologia, marketing e negócios. Sem publicidade no site, sua principal fonte de receitas são as assinaturas.


O Nexo integra o projeto Credibilidade, unidade brasileira do Trust Project, um consórcio global de organizações de mídia cujo objetivo é implementar padrões de transparência que ajudem o público a avaliar a qualidade e a confiabilidade do jornalismo.


Ao longo desses 5 anos, o Nexo vem sendo reconhecido nacional e internacionalmente por sua inovação e excelência. Entre as premiações recebidas pelo jornal estão: Lo Mejor del Diseño Periodístico de España, Portugal y América Latina” (2016), “General excellence in online journalism” (2017) ,“Best News Website or Mobile Service - Latin America” (2018), Prêmio Cláudio Weber Abramo de jornalismo de dados - categoria de melhores visualizações de dados (2019 e 2020).


Desde a sua fundação, o Nexo está atento ao tema da diversidade. Hoje, a equipe do jornal é diversa em termos de origem social, gênero, orientação sexual, formação acadêmica (para além de jornalismo), regional e territorial. Mas nossa avaliação é que um programa específico é fundamental para aumentar ainda mais a diversidade racial na equipe. Ao mesmo tempo, investir num programa formal é uma oportunidade de ampliar o debate sobre o assunto no âmbito da indústria do jornalismo.


Descrição das Vagas

O Programa Diversidade Racial na Comunicação Nexo oferece 10 (dez) bolsas para estudantes negras(es,os) de jornalismo com ou sem experiência que queiram complementar sua formação, com uma imersão que inclui novas linguagens (sobretudo do jornalismo digital), ferramentas, além do estudo de temas relevantes da atualidade.


Esse é um projeto voltado apenas para estudantes negras(es, os) que tenham disponibilidade de participar de uma jornada imersiva de pelo menos 12 horas por semana, durante 10 (dez) meses de aprendizado e prática.


Benefícios

- Bolsa incentivo mensal

- Curso de inglês

- Assinatura do Nexo Jornal pelo período de 1 (um) ano.

- Certificação para todos os participantes do programa

- Publicação de pelo menos 1 (uma) matéria/conteúdo no Nexo e/ou em jornais parceiros


O programa se responsabiliza por mapear e indicar processos seletivos para a participação dos estudantes após os 10 meses de imersão.


Carga horária

12h semanais


Atividades

Durante o período de estágio, que compreenderá 10 (dez) meses, o grupo de estudantes participará de três encontros semanais, com duração de meio período cada. A programação inclui, entre outras atividades:


- Aulas de português/escrita criativa e diferentes formas narrativas;

- Aulas de inglês;

- Aulas sobre temas específicos do jornalismo multimídia: podcast, produção audiovisual, tecnologia, cultura, reportagem, redes sociais, etc;

- Palestras mensais sobre temas relevantes para o Brasil e para o mundo;

- Acesso a mentores(as) que serão responsáveis pela orientação e acompanhamento das tarefas propostas durante o curso e carreira;

- Cada participante trabalhará na elaboração de reportagens/conteúdos ao longo do programa com a previsão de publicação de pelo menos uma/um no Nexo ou em outro veículo.

- Para participar do processo de seleção, é necessário preencher o formulário de Inscrição.

- As pessoas aprovadas para a próxima fase do processo de seleção serão contatadas com informações sobre as próximas etapas.


Período de Inscrição

09 de março de 2021 - 23 de março de 2021


Local de atuação: remoto

Atenção, esta vaga é para estágio à distância, na redação remota do Nexo. A chamada está aberta para estudantes em todos os estados brasileiros.


Pré-requisitos

1 - Negras(es, os)

2 - Estudantes de jornalismo ou áreas afins (comunicação social ou outras)

3 - Que esteja cursando a partir do 5º (quinto) semestre/ 3º (terceiro) ano da graduação


Competências desejáveis

- Iniciativa;

- Facilidade para trabalhar em equipe;

- Organização;

- Interesse em temas contemporâneos como política, economia, artes, tecnologia, cultura pop e ciência.


Dicas

- Separe pelo menos duas horas para se dedicar ao preenchimento do formulário.

- Preze por precisão, objetividade e assertividade.

- Valorize sua criatividade, ouse!

- Para o Nexo, a diversidade da redação em relação à raça/cor, gênero, classe social, regional e territorial é fundamental. Entendemos a necessidade de agregar novos pontos de vista e narrativas e valorizar características individuais durante o nosso trabalho diário. Por isso, nos interessa conhecer sua trajetória pessoal e suas visões sobre comunicação, jornalismo e a questão racial no Brasil. É importante que você nos conte quem você é em todas as etapas do processo seletivo.


Observações importantes

- Não é necessário ter experiência em redação.

- Para o Nexo, a diversidade da redação em relação à raça/cor, gênero, classe social, regional e territorial é fundamental.

- Falar Inglês e/ou outras línguas NÃO é obrigatório. Nossa formação contempla aulas de inglês.


Para se inscrever para o processo de seleção, preencha este formulário.


Prazo para envio do formulário: até 23/03/2021.


A seleção será concluída após a realização de avaliações, dinâmicas e entrevistas remotas.


Leia o regulamento na íntegra.


Boa sorte!


Link para matéria: https://www.nexojornal.com.br/diversidade-racial/Inscreva-se-no-programa-de-diversidade-racial-do-Nexo


© 2021 | Todos os direitos deste material são reservados ao NEXO JORNAL LTDA.



30 visualizações0 comentário