• ABPN

Palestra: Tecnologias e Diversidade - divergências, insurgências e resistências



Data: 06 de outubro de 2021 (quarta-feira)

Horário: 18:30 às 20:00

Vagas: ilimitadas

Inscrições: www.semanaondadigital.ufba.br


Resumo: A palestra apresenta o histórico do lugar da mulher na sociedade por meio de um olhar interseccional e decolonial, discutindo os seus efeitos na participação de mulheres, sobretudo mulheres negras, nas áreas tecnológicas atualmente. Serão apresentadas estatísticas, iniciativas e projetos voltados à inclusão e diversidade nas tecnologias, possibilidades de engajamento social e as estratégias de resistências de mulheres negras na área.


A atividade é totalmente gratuita, online e será emitido certificado de participação aos inscritos que assinarem a lista de presença durante a realização da atividade.


Palestrantes:

  • Juliana Oliveira: Graduanda em Sistemas de Informação (UFBA), membra do Grupo de Pesquisa em Informática, Educação e Sociedade - ONDA DIGITAL, Diretora Geral do Projeto Meninas Digitais - Regional Bahia. Membra do Grupo Negras e Negros na Computação. Tem realizado estudos sobre participação de mulheres (cis e trans) na tecnologia, Software Livre, Inclusão Digital, Extensão Universitária e Raça e Diversidade na Computação.

  • Mory Márcia de Oliveira Lobo: Pedagoga e Mestra em Educação pela UFMT. Trabalha há 25 anos no magistério da Educação Básica e Superior. Atualmente doutoranda em Educação - Pesquisadora do Gênero Feminino Negro nas Redes Sociais pelo Laboratório de estudos em de tecnologias, comunicação e educaçao ( LeTêce)-UFMT e colaboradora do Meninas Digitais MT.

Esta atividade faz parte do Ciclo de Palestras Computador e Ética na Sociedade Contemporânea e integra as ações da Semana de Ciência e Tecnologia Onda Digital - UFBA, organizada pelo SpideLab - Semio-Participatory Interaction Design Research Laboratory (@spidelab), Projeto Meninas Digitais - Regional Bahia (@meninasdigitaisba) e Onda Digital (@ondadigitalufba) da Universidade Federal da Bahia (UFBA), em colaboração com a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) - Campus Rondonópolis.


Programação completa: https://youtu.be/gAHeIjagj1c

#snct2021 #CNPq #MCTI


5 visualizações0 comentário