Contato

WhatsApp: (34) 92000-8172

Email: contatoabpn@gmail.com

  • Facebook
  • Instagram - Cinza Círculo
  • LinkedIn - círculo cinza
logo padrão (PRETA) (1).png

Endereço

Casa de Cultura Graça de Axé, localizado na Avenida Cesário Crescerá, 4187 - Bairro Pres. Rossevelt, 38401-119 - Uberlândia - Minas Gerais - Brasil

© 2023 por Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as. Criado com Wix.com

Site produzido por 

Matheus Borsato

NOTA DE SOLIDARIEDADE AO PROFESSOR JUAREZ TADEU XAVIER

Nós professores/as e pesquisadores/as vinculados ao Consórcio Nacional dos Núcleos Estudos Afro-Brasileiros - CONNEAB's – e a Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as viemos a público manifestar nosso repúdio ao ataque violento sofrido pelo Professor Doutor Juarez Xavier da UNESP, figura histórica do ativismo negro brasileiro e pesquisador com contribuições fundamentais no campo das relações étnico-raciais no Brasil.

Foi com perplexidade e indignação que recebemos, no Dia da Consciência Negra, no último dia 20 de novembro, a notícia de que o referido professor havia sido esfaqueado e alvo de xingamentos alusivos à sua condição racial. Para além dos prejuízos materiais e simbólicos para toda a população, o racismo brasileiro tem sido muito eficaz na criação de mecanismos de negação da humanidade de pessoas negras. O episódio em questão é, desse modo, resultado de um perigoso clima de intolerância e disseminação de preconceitos instaurado na nossa sociedade, capitaneados por lideranças políticas e religiosas e materializado no aumento de mortes da juventude negra, nos ataques contra as religiões de matriz africana e na tentativa de reverter os poucos, porém significativos, avanços que a população negra obteve graças à luta de ativistas, intelectuais e militantes antirracistas como o professor Juarez Xavier.

Por conta disso, e considerando o momento de muitas tensões em torno da questão racial, envolvendo a elite política brasileira em manifestações racistas, reforçamos as fileiras da luta antirracista na contenção do retrocesso que desafia inclusive os princípios democráticos.

Que as autoridades e instituições que acompanham o caso façam cumprir os preceitos constitucionais e o responsável seja exemplarmente responsabilizado pelos seus atos.

Toda nossa solidariedade ao prof. Juarez! Contra o racismo e a intolerância!

CONNEABs – Consórcio Nacional de Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros, Indígenas e Grupos Correlatos ABPN – Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as


ACESSE:https://www.facebook.com/abpn.org.br/photos/a.456229147809004/2456680674430498/?type=1&theater



0 visualização