Livro que reúne trabalhos sobre Política de igualdade racial nas escolas será lançado nessa quarta

Resultado de dois anos de trabalho e dedicação de alunos e professores do Curso de Especialização em Política de Igualdade Racial no Ambiente Escolar, oferecido pelo Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (NEAB) da UFMA, em parceira com a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (SECADI-MEC), será lançado, no dia 28 de agosto, às 18h, no Solar Maria Firmina dos Reis, localizado no Centro de São Luís, o livro “Política de igualdade Racial: desafios e práticas no ambiente escolar”.

O curso teve início em abril de 2015, de forma semipresencial, com 150 vagas, distribuídas entre profissionais que atuam na educação básica, no âmbito dos sistemas público e privado, da educação popular e comunitária, em movimentos sociais e em projetos educativos de educação étnico-racial, nos polos da Universidade Aberta do Brasil (UAB) nos municípios de São Luís, Coelho Neto, Nina Rodrigues, Caxias e Humberto de Campos.

Os textos apresentados no livro resultam dos trabalhos de conclusão de curso dos alunos abordando temáticas como Religiosidade; Identidade; Linguagem e Literatura; Práticas Pedagógicas; Implementação da Lei nº 10.639/03 (que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira”), entre outras, em uma perspectiva de intervenção no ambiente escolar buscando a reflexão e a superação do racismo, do preconceito e da discriminação racial.

O professor Carlos Benedito Rodrigues, do Departamento de Sociologia e Antropologia do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e um dos organizadores da obra, apontou de que forma o lançamento impulsiona a produção de trabalhos científicos na área da educação básica, principalmente sobre as políticas de igualdade racial nas escolas. “É importante por conta da produção de conhecimento desses profissionais da educação. O NEAB é muito importante para produzir conhecimento e publicações nessa área. Nós trazemos uma contribuição importante para as discussões sobre as questões das relações étnico-raciais no ambiente escolar”.

Na ocasião do lançamento, exemplares estarão à venda, e os autores dos textos presentes nos livros participarão da sessão de autógrafos. Após o lançamento, exemplares da obra estarão disponíveis nas livrarias e bibliotecas.

ACESSE AQUI: https://portais.ufma.br/PortalUfma/paginas/noticias/noticia.jsf?id=54714

0 visualização

Contato

WhatsApp: (34) 92000-8172

Email: contatoabpn@gmail.com

logo padrão (PRETA) (1).png

Endereço

Casa de Cultura Graça de Axé, localizado na Avenida Cesário Crescerá, 4187 - Bairro Pres. Rossevelt, 38401-119 - Uberlândia - Minas Gerais - Brasil

  • Facebook
  • Instagram - Cinza Círculo
  • LinkedIn - círculo cinza

© 2023 por Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as. Criado com Wix.com

Site produzido por 

Matheus Borsato