I SEMINÁRIO DO PROJETO AFROCIENTISTA/NEAB-UNIFAP

I SEMINÁRIO DO PROJETO AFROCIENTISTA/NEAB-UNIFAP: AFRO-ANCESTRALIDADES E SABERES: PRÁTICAS DE LETRAMENTO CIENTÍFICO COM ALUNAS E ALUNOS NEGRAS E NEGROS EM ESCOLAS PÚBLICAS DE MACAPÁ

O Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da Universidade Federal do Amapá (NEAB/UNIFAP) realizará no dia 9 de agosto de 2019, no Hall do Centro Integrado de Pesquisa - CIPP (Prédio Aranha, em frente ao RU), a apresentação do ‘Projeto Afrocientista: Afro-Ancestralidades e saberes: práticas de letramento Científico com alunas e alunos negras e negros em escolas públicas de Macapá”, que contempla 12 (doze) alunos do Ensino Médio da Escola Estadual Profª Maria Cavalcante de Azevedo Picanço.

O objetivo principal do Projeto Afrocientista é oportunizar aos estudantes negros do Ensino Médio e participantes do projeto experiências educativas que possibilitem a superação de exclusão e desigualdades sociais, bem como despertar a vocação científica e incentivar talentos entre estudantes negros e negras mediante suas participações em atividades de pesquisa científica ou tecnológica desenvolvidas pelo projeto com o apoio do NEAB/UNIFAP. A proposta pedagógica do projeto se sustenta em três pilares: iniciação às práticas da ciência; instrumentalização sobre o fazer ciências; e, formação para a cidadania e mobilização social.

O evento é fruto da parceria entre NEAB/UNIFAP, Associação Brasileira de Pesquisadores(as) Negros (as) (ABPN) e Instituto Unibanco que apoiará o projeto com bolsas de pesquisa. O Projeto Afrocientista tem a propositura e coordenação da professora, doutora Alexsara de Souza Maciel (DFCH/UNIFAP), atual coordenadora do NEAB/UNIFAP e como pesquisadores envolvidos os professores doutores Rosivaldo Gomes (DEPLA/UNIFAP), Nelma Nunes (DCBS). Os 12 (doze) alunos do Ensino Médio receberão bolsas no valor de R$ 150 por mês e uma ajuda de custo de R$ 80 promovidos pelo Unibanco.

O evento é aberto ao público e contará com palestras e mesas. A palestra de abertura se proferida pela Profa. Dra. Nicéa Quintino Amauro, presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as.

Convidamos a todos(as) a prestigiarem o evento! Coordenação do NEAB/UNIFAP Profa. Dra. Alexsara de Souza Maciel Prof. Dr. Rosivaldo Gomes

3 visualizações
  • Facebook
  • Instagram - Cinza Círculo
  • LinkedIn - círculo cinza

Contato:

WhatsApp: (34) 92000-8172

Email: contatoabpn@gmail.com

Endereço:

Casa de Cultura Graça de Axé, localizado na Avenida Cesário Crescerá, 4187 

Bairro Pres. Rossevelt, 38401-119 - Uberlândia - Minas Gerais - Brasil