Contato

WhatsApp: (34) 92000-8172

Email: contatoabpn@gmail.com

  • Facebook
  • Instagram - Cinza Círculo
  • LinkedIn - círculo cinza
logo padrão (PRETA) (1).png

Endereço

Casa de Cultura Graça de Axé, localizado na Avenida Cesário Crescerá, 4187 - Bairro Pres. Rossevelt, 38401-119 - Uberlândia - Minas Gerais - Brasil

© 2023 por Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as. Criado com Wix.com

Site produzido por 

Matheus Borsato

Gênero em Perspectiva Interseccional

Este é o primeiro dossiê destinado ao tema gênero na revista Plural do Programa de Pós-graduação em Sociologia da Universidade de São Paulo. A proposta epistemológica desta reunião é pensar gênero em perspectiva intersec-cional. Esta abordagem mais do que sublinhar a relevância do uso da categoria gênero em ciências sociais, pretende ir um pouco além: estabelecer diálogo com o frame interseccional. Isso merece uma breve reflexão sobre a forma como a inter-seccionalidade, a partir dos estudos de gênero, tem se estabelecido como paradigma incontornável nas ciências sociais. Muitos dos trabalhos reunidos neste dossiê apontam nessa direção, ao menos no que toca à dimensão empírica das análises.

Aqui reunimos pesquisadoras e pesquisadores que tratam de temas clássicos dos estudos de gênero como trabalho, política institucional, violência, movimentos sociais, de um lado, mas também novas abordagens como as pesquisas sobre o encarceramento de mulheres e os estudos sobre masculinidades, por outro.


ACESSE AQUI: http://www.revistas.usp.br/plural/issue/view/11185

1 visualização