FAPEMA lança obra sobre igualdade racial no ambiente escolar

Noite de autógrafos da coletânea foi realizada na Feira do Livro em São Luís

Nove artigos produzidos por professoras da educação básica do Maranhão integram a coletânea “Política de igualdade racial: desafios e práticas no ambiente escolar”, que foi lançada no estande da FAPEMA, na Feira do Livro de São Luís, no Multicenter Sebrae, na noite de quarta-feira (16).

A obra aborda as temáticas religiosidade, identidade, linguagem e literatura, práticas pedagógicas e implementação da Lei nº 10.639/93, numa perspectiva de intervenção no ambiente escolar em busca da reflexão e superação do racismo, preconceito e discriminação racial.

Trata-se de uma iniciativa que integra um esforço mais amplo para efetivação da legislação que torna obrigatório o ensino de História e Cultura Afro-brasileira, Africana e Indígena nas escolas do ensino fundamental e médio.

A noite de autógrafos, conduzida pelo diretor Científico da FAPEMA, João Batista Bottentuit,  contou com a participação dos organizadores da obra, pesquisadores Carlos Benedito da Silva e Grace Kelly Souza, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Também participaram do evento, as autoras Joyce Pereira, professora da rede privada de ensino, e Luanda Martins, coordenadora pedagógica da Universidade Aberta do Brasil (UAB) no âmbito do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) e professora da rede municipal de São Luís.

Os artigos da obra financiada com recursos da FAPEMA são resultantes do curso de especialização em Política de Igualdade Racial no Ambiente Escolar, ofertado pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). O curso foi iniciado em 2015, na modalidade a distância, com turmas nos polos da Universidade Aberta do Brasil (UAB) nos municípios de São Luís, Coelho Neto, Nina Rodrigues, Caxias e Humberto de Campos.

Noventa e quatro trabalhos foram apresentados pelos concludentes do curso e 10 artigos foram selecionados para a publicação, após análise por uma comissão científica composta por professores, mestres e doutores das diferentes instituições de ensino superior.

Também integram o corpo de organizadores da coletânea os pesquisadores da UFMA, Claudimar Durans e Fernanda Rodrigues, e do IFMA, Karlana Bianca Souza. Os demais autores dos artigos publicados na coletânea são: Rosiane de Morais, Cleuma de Almeida, Flávia dos Santos, Acildo da Silva, Luciana dos Santos, Sônia Pedroni, Natália Ribeiro, Maria da Assunção Carlos, Valdinea Sacramento, Renata Vasconcelos e Camila Silva.


ACESSE AQUI: https://www.fapema.br/index.php/fapema-lanca-obra-sobre-igualdade-racial-no-ambiente-escolar/

1 visualização
  • Facebook
  • Instagram - Cinza Círculo
  • LinkedIn - círculo cinza

Contato:

WhatsApp: (34) 92000-8172

Email: contatoabpn@gmail.com

Endereço:

Casa de Cultura Graça de Axé, localizado na Avenida Cesário Crescerá, 4187 

Bairro Pres. Rossevelt, 38401-119 - Uberlândia - Minas Gerais - Brasil