• ABPN

Faleceu o ex-reitor negro da UFMG, prf.Thomaz

Prezados Colegas,


É com profundo pesar que comunicamos o falecimento do Professor Doutor Thomaz Aroldo da Mota Santos. O Prof. Thomaz foi professor do Departamento de Bioquímica e Imunologia e orientador do nosso Programa de Pós-graduação. Aposentou-se em 2014. Durante sua carreira universitária exerceu as funções de Pró-reitor de Extensão, diretor do ICB por dois mandatos, e reitor da UFMG entre 1994 e 1998, numa época de muita dificuldade financeira, que exigiu coragem, desprendimento e habilidade política. Todas estas características o Professor Thomaz tinha de sobra. Entre 2015 e 2016 foi reitor da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab).


Recebeu o título de Professor Emérito da UFMG em março de 2015. Sua convicções políticas e humanitárias fizeram com que ele sempre se preocupasse com a inclusão, a assistência aos estudantes e a função social da Universidade. Em seu discurso de emerência, disse sobre a sua trajetória: “Meu empenho foi indispensável, mas eu não me fiz sozinho.


Muito devo à educação pública. Viva o povo brasileiro”


O Prof. Thomaz lutava contra um câncer, e ontem foi internado na UTI com falência renal. Infelizmente, não receberá as honras devidas aos reitores da UFMG, mas tenho certeza que estará em nossos pensamentos. O honraremos à distância, e aqueles que o conheceram e foram tocados por sua generosidade, sabedoria e conhecimento da Universidade não o esquecerão jamais.


Enviamos nossa solidariedade à Profa. Iara, sua esposa, aos filhos e netos.

Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as, em luto.


70 visualizações
  • Facebook
  • Instagram - Cinza Círculo
  • LinkedIn - círculo cinza

Contato:

WhatsApp: (34) 92000-8172

Email: contatoabpn@gmail.com

Endereço:

Casa de Cultura Graça de Axé, localizado na Avenida Cesário Crescerá, 4187 

Bairro Pres. Rossevelt, 38401-119 - Uberlândia - Minas Gerais - Brasil