• ABPN

ESTUDOS DA BRANQUITUDE


Até o dia 30/04/2021 estão abertas as inscrições para apresentação de trabalhos no GT 1 – Branquitude e Direito (Coordenação: Maria do Carmo Rebouças dos Santos, Gianmarco Loures Ferreira, Lidyane Maria Ferreira de Souza), no I SEMINÁRIO ESTUDOS DA BRANQUITUDE (UFSB - 11 a 14 de maio de 2021).


As inscrições podem ser realizadas em: https://doity.com.br/estudosdabranquitude/blog/apresenta%C3%A7%C3%A3o-trabalho


A branquitude é moldada e mantida por toda uma gama de práticas e instituições, inclusive jurídicas, assegurando o acesso e manutenção de privilégios ao grupo social considerado branco. Conforme Maria Aparecida Bento (2002), é “um lugar de privilégio racial, econômico e político, no qual a racialidade, não nomeada como tal, carregada de valores, de experiências, de identificações afetivas, acaba por definir a sociedade”. Nesse sentido, como o Direito - prática social que ocorre para além dos lugares e dos sujeitos institucionalmente identificados como jurídicos - e a epistemologia jurídica cotidianamente criam e reproduzem uma consciência jurídica de superioridade racial branca no Brasil? Interessam-nos pesquisas teóricas e aplicadas sobre como a branquitude induz a formulação legislativa, a interpretação jurídica, a aplicação do Direito, a formulação científica do Direito, o ensino jurídico, a seletividade das normas jurídicas, a circulação dos sentidos jurídicos, dentre outros.

25 visualizações0 comentário

Contato:

WhatsApp: (34) 92000-8172

Email: contatoabpn@gmail.com

Endereço:

Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da Unifesp, localizado na Estrada do Caminho Velho, 333, Bairro Jardim Nova Cidade / Pimentas, Guarulhos - SP , CEP: 07252-312

  • Facebook
  • Instagram - Cinza Círculo
  • LinkedIn - círculo cinza