Dossiê "Memória e legado das resistências negras"


Dossiê "Memória e legado das resistências negras" Revista Acervo do Arquivo Nacional (v. 33, n. 1, 2020) Organizadores: Prof. Dr. Alvaro do Nascimento (UFRRJ) e Prof. Dr. Babalawô Ivanir dos Santos (Arquivo Nacional)

O dossiê temático deste número – “Memória e legado das resistências negras” – é conduzido pelos editores convidados Álvaro Pereira do Nascimento, doutor em História pela Unicamp e professor do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, e Carlos Alberto Ivanir dos Santos, doutor em História Comparada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e servidor do Arquivo Nacional. Traz artigos inéditos de cunho teórico e metodológico que permitem vislumbrar as inúmeras experiências históricas, culturais e religiosas, e fomentar reflexões sobre as construções e os lugares de memórias e resistências dos grupos negros no Brasil. O entrevistado desta edição é Thomas Holt, professor do departamento de História da Universidade de Chicago que se dedica, principalmente, ao estudo comparativo das experiências da diáspora africana.


ACESSE: http://revista.arquivonacional.gov.br/index.php/revistaacervo/issue/view/80

50 visualizações

Contato

WhatsApp: (34) 92000-8172

Email: contatoabpn@gmail.com

logo padrão (PRETA) (1).png

Endereço

Casa de Cultura Graça de Axé, localizado na Avenida Cesário Crescerá, 4187 - Bairro Pres. Rossevelt, 38401-119 - Uberlândia - Minas Gerais - Brasil

  • Facebook
  • Instagram - Cinza Círculo
  • LinkedIn - círculo cinza

© 2023 por Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as. Criado com Wix.com

Site produzido por 

Matheus Borsato