• ABPN

Curso "Os Condenados da Terra", Frantz Fanon.

Sobre o curso:

O curso online Os Condenados da Terra: Frantz Fanon está dividido em seis encontros. Na ocasião, iremos discutir as principais chaves de leitura da obra Os Condenados da Terra [LES DAMNÉS DE LA TERRE, 1961] do filósofo e psiquiatra Frantz Omar Fanon.


Dialogando com pensadoras/es contemporâneos que são explicitamente influenciadas/os pelos escritos de Frantz Fanon, como por exemplo, Gayatri Chakravorty Spivak, Grada Kilomba e Achille Mbembe, assim como em permanente diálogo com pensadoras/es brasileiros e africanos, o curso busca olhar o contemporâneo a partir da experiência negra, onde discutiremos alguns conceitos centrais em sua obra: violência colonial e emancipadora, a condição colonial, a questão da raça/racismo e a de(s)colonização no Mundo-Branco.


O que a obra Os Condenados da Terra nos mostra? A multiplicação de existências fabricadas como vidas-supérfluas, tanto no Norte e, sobretudo, no Sul, assim como a reatualização incessante da humilhação e da violência psíquica de todos aqueles/as que o Mundo Moderno designa como os “sem”: sem-pátria, sem-território, e também sem-teto, sem-trabalho, sem-documentos, sem-direito a um espaço de palavra e de escuta.


As aulas acontecerão via Google Meet (serão gravadas) nos dias 26 de janeiro a 09 de março, sempre às terças-feiras, das 10h às 12h (manhã) e das 18h às 20h (noite). Certificado: 20h.


Inscrições através do link abaixo:

https://forms.gle/Dcsgo5xj8prTMmCy8


Para mais informações ou sanar dúvidas, entrar em contato conosco:

Instagram: @carlos_m_melo

E-mail: c.magnumlima@gmail.com


Instagram: @franromulosilva

E-mail: franromulosilva@gmail.com


Bibliografia dos facilitadores:

Carlos Melo, 1988

Poeta e Pesquisador


Nascido em Fortaleza (CE). É estudante do curso de licenciatura em filosofia pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), onde desenvolve pesquisas sobre Filosofia Ubuntu e Dessublimação da Arte.


Rômulo Silva, 1987

Poeta e pesquisador


Nascido no Pantanal, periferia de Fortaleza (CE). É integrante do Laboratório de Estudos da Conflitualidade e Violência (COVIO/UECE), onde também coordena a linha de pesquisa "Estudos afro-atlânticos". Mestre e doutorando pelo Programa de Pós-graduação em Sociologia (PPGS/UECE).


119 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo