• ABPN

Contratação de pesquisa sobre juventude negra, desigualdades e trabalho

Contratação de pesquisa sobre juventude negra, desigualdades e trabalho


Termo de referência para a contratação de pesquisa sobre juventude negra, desigualdades e trabalho

Janeiro/2021


1. DO CONTEXTO E DA JUSTIFICATIVA

A Oxfam Brasil é uma organização da sociedade civil brasileira, criada em 2014, para a construção de um Brasil mais justo, sustentável e solidário, eliminando as causas da pobreza, as injustiças sociais e as desigualdades.


Atuamos em três áreas temáticas: setor privado, desigualdades e direitos humanos; cidades: juventudes, gênero e raça; e justiça econômica. Entre nossas estratégias de atuação estão o trabalho em parceria e aliança com outras organizações e setores da sociedade, a mobilização social e o engajamento público, a realização de campanhas e a incidência com setores público e privado.


A Oxfam Brasil faz parte de uma rede global, a Oxfam, composta por 20 membros que atuam em cerca de 90 países, por meio de campanhas, programas e ajuda humanitária.


A área temática Desigualdades nas Cidades: Juventudes, Gênero e Raça se estrutura a partir do reconhecimento de que jovens, mulheres e a população negra vivenciam com maior intensidade o racismos estrutural que permeia a sociedade brasileira, a injustiça e a violação de seus direitos fundamentais, incluindo o direito à cidade. Em sendo assim, tem como objetivo contribuir para o enfrentamento das formas de exclusão e desigualdade no espaço urbano, promovendo a cidadania ativa e cidades mais justas e solidárias.


A presente contratação busca aprofundar a análise entre as atuais condições vivenciadas pela juventude negra do país e sua relação com o mundo do trabalho, dando ênfase para as desigualdades enfrentadas e alternativas que estão sendo construídas. A pesquisa contribuirá para o embasamento institucional em torno do tema, bem como para melhor direcionar as ações do próximo período.


2. DOS OBJETIVOS DA PESQUISA

O objetivo geral do estudo será apresentar dados e análises para elucidar a conexão entre as juventudes negras, as desigualdades e o mundo do trabalho no Brasil. Espera-se uma associação entre análise de dados quantitativos de fontes oficiais, associado a dados qualitativos com base em entrevistas e/ou estudo de casos. Os seguintes eixos devem ser considerados:


• Condições socioeconômicas da juventude negra no Brasil, especialmente favelada e periférica.

• Percepções e vivências da juventude negra e periférica sobre trabalho e desigualdades. Análise entre diferentes grupos de juventudes em termos de classe social, raça, gênero, território, acesso a políticas públicas, bens e serviços e de que forma isso se relaciona com o ingresso no mundo do trabalho, destacando as desigualdades que afetam à juventude negra,

• Análise sobre o atual cenário do mundo do trabalho e temas correlatos como: trabalho decente, informalidade, desemprego, economia solidária, economia criativa, empreendedorismo negro, uberização e outras formas de trabalho.

• Impactos da Covid-19.

• Tendências e questões que devem ser observadas sobre o assunto, considerando o desenvolvimento do país e as próximas gerações.

• Histórias de vida.


3. DA PESQUISA E RELATÓRIO

A pesquisa realizada será utilizada como subsídio para a produção de materiais e relatórios da Oxfam Brasil. A pesquisa poderá ser utilizada na totalidade ou em parte e não necessariamente será publicada. Os dados levantados e análises buscarão identificar causas, fenômenos e tendências no Brasil com base em fontes oficiais, a pesquisa deverá ser fortemente baseada em evidências, dados e informações atualizadas.


O relatório de pesquisa deverá possuir no máximo 30 páginas, excluindo anexos, bibliografia e notas. Nos anexos deverão constar planilhas de Excel com os dados compilados e sistematizados, todos em formato aberto, gráficos utilizados, bibliografia e referências de internet datadas. A utilização de “quadros”, gráficos e figuras para ajudar na apresentação de dados ou na explicação de análises, elucidar questões em meio ao texto principal é bem-vinda.

A pesquisa feita será de propriedade da Oxfam Brasil, sempre resguardado a menção ao/as autor/as.


4. DA APRESENTAÇÃO DE PROPOSTAS

A contratação da pesquisa se dará por meio de prestação de serviço de pessoa jurídica. Não aceitaremos propostas de pessoas físicas e não realizaremos a contratação por RPA. Os/as prestadores e prestadoras de serviços interessados/as em aplicar para o presente Termo de Referência deverão apresentar propostas, considerando as especificações descritas a seguir. A proposta deve conter:


• Descrição da metodologia a ser aplicada;

• Levantamento inicial de fontes de dados secundários (fontes oficiais) e referências bibliográficas.

• Curriculo da equipe envolvida na realização da pesquisa

• Priorizaremos a contratação de agência, empresa, centro de pesquisa ou veículo de comunicação negra.

• Valorizaremos propostas com mais de um pesquisador/a envolvido/a.

• Ter experiência com os temas de juventudes negras, jovens mulheres negras, periferia, favela, desigualdades e trabalho será um diferencial.

• Ter experiência na realização deste tipo de trabalho para organizações da sociedade civil será um diferencial.


Os/as interessados/as deverão enviar uma proposta de até 5 páginas contendo considerações sobre: metodologia, fontes, cronograma, mini bio da equipe envolvida/portfolio, possíveis ferramentas, instrumentos e modelos que poderiam ser adotados para a realização do trabalho e os dados empresa a ser utilizada conforme a tabela apresentada neste link: https://www.oxfam.org.br/pesquisa-sobre-juventude-negra-desigualdades-e-trabalho/


5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo