• ABPN

CNPq financia 100 novas bolsas de iniciação científica para UFU

Atualizado: Ago 11

Pela primeira vez, agência de fomento concederá bolsa de pesquisa como forma de apoio às ações afirmativas de inclusão social


A iniciação científica (IC) é uma pesquisa realizada por estudantes na graduação ou no ensino médio. Devido à avaliação positiva do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica da Universidade Federal de Uberlândia (Pibic/UFU), o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) - uma das agências de fomento dessa modalidade - aumentará a quantidade de estudos financiados a partir de 2020.


Serão concedidas 100 novas bolsas para estudantes de graduação, totalizando 330. E mais três pesquisas serão pagas no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti), chegando a 28 ao todo. O valor das duas modalidades é de R$400 por mês. Para a o Ensino Médio, serão dez novos financiamentos (75 no total), no valor de R$100 mensais. 


A novidade de 2020/2021 para os pesquisadores iniciantes da UFU é a incorporação de uma bolsa como ação afirmativa para os alunos que ingressaram na universidade pelas cotas. De acordo com o CNPq, o objetivo do programa é “complementar as ações afirmativas já existentes nas universidades e oferecer aos alunos beneficiários dessas políticas a possibilidade de participação em atividades acadêmicas de iniciação científica.”


Os processos seletivos para concessão das bolsas são divulgados pela Diretoria de Pesquisa (Dirpe), vinculada à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propp/UFU). O diretor da Dirpe, Kleber Del-Claro, acredita que os resultados apresentados pelos alunos e orientadores, o incentivo de estudo entre os técnicos administrativos e o trabalho da equipe da diretoria e o comitê de IC foram os principais motivos para a ampliação das bolsas.


“A iniciação científica é fundamental. É o nascedouro de pesquisadores que rega toda a pós-graduação. Estamos contentes, pois competimos com o Brasil todo e fomos muito além das expectativas. Agora, esperamos os recursos do CNPq”, conclui o biólogo.


Portal Comunica UFU.

21 visualizações

Contato

WhatsApp: (34) 92000-8172

Email: contatoabpn@gmail.com

logo padrão (PRETA) (1).png

Endereço

Casa de Cultura Graça de Axé, localizado na Avenida Cesário Crescerá, 4187 - Bairro Pres. Rossevelt, 38401-119 - Uberlândia - Minas Gerais - Brasil

  • Facebook
  • Instagram - Cinza Círculo
  • LinkedIn - círculo cinza

© 2023 por Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as. Criado com Wix.com

Site produzido por 

Matheus Borsato