• ABPN

Chamada para Trabalhos


É a partir de nosso compromisso com o conhecimento a serviço de lutas sociais que o grupo PRINT – Grupo de Pesquisa Performatividades, Raça e Interseccionalidade da UNIRIO – anuncia o IV Colóquio Raça e Interseccionalidades, a ser realizado nos dias 30 e 31 de agosto e 01 e 02 de setembro de 2021, inteiramente on-line devido à crise sanitária pela qual estamos passando.

Neste cenário, nesta quarta edição, priorizamos como temática promover uma ação em tríade: “Narrar, Compreender e Transformar”. A proposta parte da ideia de que entre os jogos que a linguagem pode realizar está aquele que a projeta como lugar de encontro, de estranhamento e de transformação de saberes, experiências e vivências. Assim, o objetivo do Colóquio é reunir protagonistas do campo das Ciências e de Movimentos Sociais que, para além de oferecerem um quadro de denúncia ou de crítica social (o que é importante), relativamente aos temas raça, etnia e gênero, apresentem o conteúdo resumido como propostas abertas, indicando nas apresentações ao público autocríticas, caminhos alternativos de possibilidades de compreender/transformar ou de transformar/compreender como condição para provocar movimentos e deslocamentos.


Com esse intuito, o evento se constituirá basicamente de rodas de conversa e comunicações individuais, com uma palestra de abertura. As modalidades de participação serão com apresentação de trabalho e ouvinte. Para submeter seu trabalho, os resumos deverão:

  • conter até 300 palavras e cinco palavras-chave (Título, Autoras/es, Objetivo, Metodologia e Análise/Resultados).

Cada participante pode submeter até dois trabalhos como primeira/o autor/a. Os resumos devem ser submetidos no seguinte formulário. O prazo para a submissão é de 25 de abril a 31 de maio de 2021. Podem submeter trabalhos, docentes do ensino fundamental, médio e superior, estudantes do ensino médio, graduação e pós-graduação, pesquisadoras/es e ativistas.

Vale dizer que as palestras e rodas de conversa serão veiculadas, ao vivo, no Canal do Colóquio no Youtube; já as comunicações individuais serão no formato híbrido, ou seja, por meio de vídeo e conversa. A Comissão Organizadora do evento, visando garantir que as apresentações sejam acessadas sem falhas de transmissão e problemas de rede, tomou a decisão de fazer o congresso em formato híbrido: ao vivo e com gravação. Os vídeos devem ser de no máximo 15 minutos e deverão ser enviados em até 15 de julho de 2021. Cada apresentador/a deverá estar presente no dia e horário estipulado na programação. Mais informações sobre a gravação dos vídeos e a dinâmica do evento serão encaminhadas em breve.


Como na edição anterior, o Colóquio Raça e Interseccionalidades contará com a parceria do COMDECON - Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra de Franca. Para mais informações, entre em contato pelo e-mail: contatocolóquio2016@gmail.com ou acesse o perfil do Colóquio nas redes sociais listadas abaixo.


Bem-vindes ao IV Colóquio Raça e Interseccionalidades!


mais informações em: https://ivcoloquioraca.tumblr.com/

73 visualizações0 comentário