• ABPN

CHAMADA PARA ARTIGOS PARA PUBLICAÇÃO ESPECIAL

Atualizado: Out 5

Prezados e Prezadas,

A Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as – ABPN e a Universidade Federal do Paraná (UFPR) no papel de instituições organizadoras desta edição do XI COPENE vem por meio desta realizar chamada aberta a especialistas, mestres e doutores com produção acadêmica para Publicações Especiais de Artigos no XI COPENE que nesta edição apresenta o tema: “Negras Escrevivências, Interseccionalidades e Engenhosidades”. Já está disponível no site da ABPN a chamada para publicações de artigos para o Dossiê Memórias e Histórias de Bairros Negros e Populações Negras no Século XX. Inscrição realizada exclusivamente via site: https://www.copene2020.abpn.org.br/site/capa seguindo a padronização disponível no site.


Data Limite: 06 de novembro 2020


Dossiê Memórias e Histórias de Bairros Negros e Populações Negras no Século XX


As populações negras desempenharam um papel imprescindível na formação socioeconômica e cultural do Brasil e na construção das cidades brasileiras. Não obstante, a eminência de suas ações e trajetórias contrasta com o silenciamento e invisibilização aos quais são submetidas, sobretudo nas histórias oficializadas de inúmeras cidades do país, edificadas sobre racionalidades racistas e colonialistas, com ampla valorização do colonizador europeu em detrimento de segmentos negros e de povos indígenas, historicamente subalternizados. Nessa perspectiva, essa coletânea configura-se como um esforço de diálogo entre pesquisadores(as) negros(as) que desenvolvem trabalhos interdisciplinares, sob diferentes abordagens teóricas, metodológicas e epistemológicas, sobre as relações étnico-raciais circunscritas a questões territoriais, em sua amplitude e complexidade. Esse campo de investigação vem, gradativamente, conquistando espaço nas Ciências Sociais, Arquitetura e Urbanismo e áreas correlatas do conhecimento científico e do saber, ampliando, assim, as possibilidades de tornar mais conhecidas as histórias, memórias, trajetórias e singularidades dos territórios negros, situados em diversas localidades brasileiras, e das populações negras, sobretudo no século XX. A publicação será sistematizada a partir dos seguintes eixos temáticos: memórias e histórias de bairros negros no século XX; populações negras, territórios e sociabilidades; territórios negros e questões culturais; segregação urbana, racismo e estigmas territoriais; comunidades tradicionais. Trata-se de uma coletânea pertinente no sentido de promover um debate crítico, teórico e empírico, sobre as populações negras e seus espaços de vida e sociabilidade, não somente para o campo dos estudos urbanos, rurais, culturais, afro-brasileiros e agendas das Ciências Sociais, mas, sobretudo, para as estruturas societárias contemporâneas em sua práxis, uma vez que focalizará as experiências das populações negras e a afirmação das suas existências e resistências.


Autores:

Henrique Antunes Cunha Junior (Universidade Federal do Ceará - UFC), Maria Nilza da Silva (Universidade Estadual de Londrina - UEL), Joana D'Arc de Oliveira (Universidade de São Paulo - USP) e Mariana Panta (Universidade Estadual de Londrina - UEL).


E-mail para contato:

marianasantospanta@gmail.com

hcunha@ufc.br

mnilzap@gmail.com

joanadarcoliveira@usp.br


Justificativa da relevância do tema

A relevância da organização dessa publicação especial instaura-se na ampliação do escopo de análise, conceitual e empírica, acerca das especificidades que permeiam os territórios negros, em seus núcleos urbanos e rurais, e as populações que neles habitam, abordagens estas que precisam se consolidar junto aos eixos temáticos que compõem os estudos sobre cidades brasileiras.


Cronograma

01 de set. 2020 - Início do recebimento de capítulo para publicação especial. Inscrição realizada exclusivamente via site: https://www.copene2020.abpn.org.br/site/capa

Formato do artigo: Seguir orientações do Template.

06 de nov. 2020 - Término do recebimento de capítulo para publicação especial 

14 de dez. 2020- Avaliação das/os coordenadoras/es 

10 de jan. 2020- Confecção do ebook pela editora 

Mar. 2021- Impressão  

Maio. 2021- Divulgação no evento presencial do XI COPENE 


Qualquer dúvida, por favor, contate-nos:

Telefone/WhatsApp: 34 92000-8172

E-mail de contato: xicopene2020@gmail.com

Agradecemos desde já a sua participação.





68 visualizações

Contato

WhatsApp: (34) 92000-8172

Email: contatoabpn@gmail.com

logo padrão (PRETA) (1).png

Endereço

Casa de Cultura Graça de Axé, localizado na Avenida Cesário Crescerá, 4187 - Bairro Pres. Rossevelt, 38401-119 - Uberlândia - Minas Gerais - Brasil

  • Facebook
  • Instagram - Cinza Círculo
  • LinkedIn - círculo cinza

© 2023 por Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as. Criado com Wix.com

Site produzido por 

Matheus Borsato