• ABPN

CHAMADA PARA ARTIGOS EM PUBLICAÇÃO ESPECIAL

Prezados e Prezadas,

A Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as – ABPN e a Universidade Federal do Paraná (UFPR) no papel de instituições organizadoras desta edição do XI COPENE vem por meio desta realizar chamada aberta a especialistas, mestres e doutores com produção acadêmica para Publicações Especiais de Artigos no XI COPENE que nesta edição apresenta o tema: “Negras Escrevivências, Interseccionalidades e Engenhosidades”. Já está disponível no site da ABPN a chamada para publicações de artigos para o Dossiê Filosofia Africano-Brasileira: diálogos filosóficos entre o Atlântico e o Índico. Inscrição realizada exclusivamente via site: https://www.copene2020.abpn.org.br/site/capa seguindo a padronização disponível no site.


Data Limite: 06 de novembro 2020


Dossiê Filosofia Africano-Brasileira: diálogos filosóficos entre o Atlântico e o Índico


O diálogo filosófico entre Brasil (Atlântico) e Moçambique (Índico) encontra seu melhor momento. Reunidos pelo mesmo paradigma, o da Liberdade, filósofos e filósofas das duas latitudes aprofundam os temas a respeito da Liberdade, da Justiça Social e da Beleza, considerando as singularidades culturais de cada território, as estruturas de dominação comuns em cada país, e as estratégias de produção de conhecimento concernentes à afirmação das singularidades de gênero, classe, raça/etnia e sexualidade na promoção de políticas afirmativas para a população africana e seus descendentes. A obra não pretende fazer uma síntese histórica da filosofia africana e afro-brasileira, mas, ao contrário, oferecer ao público a produção contemporânea de jovens filósofos(as) sobre seus contextos socioculturais, acompanhados de artigos de autores(as) já consagrados nesta área de reflexão imprescindível para a afirmação da liberdade e dignidade negras dos dois lados do Atlântico e do Índico.


Autor: Eduardo Oliveira (UFBA - Universidade Federal da Bahia)


E-mail para contato:

afroduda@gmail.com


Justificativa da relevância do tema


A Filosofia Africano-Brasileira é o resultado da colaboração constante entre pensadores(as) da América Latina, particularmente do Brasil, com a África, particularmente Moçambique. O diálogo Brasil-Moçambique, travado também nas instâncias da ABPN (Copene e Revista da ABPN), tem seu histórico de colaboração em rede em eventos internacionais e publicações conjuntas. Fortalecer esses laços com a produção e difusão de pesquisas, resultantes dessas parcerias e intercâmbios entre instituições e pesquisadores(as), é o objetivo dessa coletânea, a fim de promover a reflexão filosófica comprometida com a emancipação dos povos africanos e seus descendentes diaspóricos, produzindo um círculo virtuoso de interfaces e intercâmbios entre os autores históricos da filosofia africana e afro-brasileira com a nova geração de pesquisadoras(es) pujantes que surge tanto no Brasil quanto em Moçambique.


Cronograma

01 de set. 2020 - Início do recebimento de capítulo para publicação especial. Inscrição realizada exclusivamente via site: https://www.copene2020.abpn.org.br/site/capa

Formato do artigo: Seguir orientações do Template.

06 de nov. 2020 - Término do recebimento de capítulo para publicação especial 

14 de dez. 2020- Avaliação das/os coordenadoras/es 

10 de jan. 2020- Confecção do ebook pela editora 

Mar. 2021- Impressão  

Maio. 2021- Divulgação no evento presencial do XI COPENE 


Qualquer dúvida, por favor, contate-nos:

Telefone/WhatsApp: 34 92000-8172

E-mail de contato: xicopene2020@gmail.com

Agradecemos desde já a sua participação.




12 visualizações

Contato

WhatsApp: (34) 92000-8172

Email: contatoabpn@gmail.com

logo padrão (PRETA) (1).png

Endereço

Casa de Cultura Graça de Axé, localizado na Avenida Cesário Crescerá, 4187 - Bairro Pres. Rossevelt, 38401-119 - Uberlândia - Minas Gerais - Brasil

  • Facebook
  • Instagram - Cinza Círculo
  • LinkedIn - círculo cinza

© 2023 por Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as. Criado com Wix.com

Site produzido por 

Matheus Borsato