• ABPN

CHAMADA PÚBLICA PARA O PROJETO MUDANÇAS CLIMÁTICAS EM FACE DO RECONHECIMENTO DOS TERRITÓRIOS NEGROS.

Atualizado: Ago 6

Prezados/as


Começa hoje (05/08/2020) e vai até o dia 20/08/2020 a CHAMADA PÚBLICA DE MANIFESTAÇÃO DE INTERESSE DE BOLSAS para o Projeto MUDANÇAS CLIMÁTICAS EM FACE DO RECONHECIMENTO DOS TERRITÓRIOS NEGROS.


A presente Chamada Publica de Manifestação de Interesse tem como objetivo fomentar pesquisas por meio de 20 (vinte) bolsas de pesquisa de iniciação cientifica, para 20 estudantes quilombolas da educação básica e graduação (tecnológica e profissional) regularmente matriculadas(os) a partir do ano 2018.


A Chamada Pública selecionará 6 (seis) Cartas-Consultas. Dessas, serão aprovadas 4 (quatro) Cartas-Consultas para fomento com bolsas de pesquisa de iniciação cientifica e serão classificadas 2 (duas) Cartas-Consultas que participarão do Curso de Formação e desenvolvimento da pesquisa de iniciação cientifica.


Esse projeto é uma ação da Associação Brasileira de Pesquisadores(as) Negros(as) – ABPN, em parceria com o Instituto de Clima e Sociedade (ICS), com os objetivos de (1) desenvolver a Área Acadêmica Mudanças Climáticas e Territórios Negros, como espaço de pesquisa da Associação e (2) contribuir com o conhecimento e organização das pesquisadoras/es negras/os e pesquisadoras/es quilombolas, nas pesquisas sobre Racismo Ambiental e Mudanças Climáticas, com análises dos impactos sobre os territórios negros.


Serão aprovados 4 (quatro) NEAB’s, NEABI’s e/ou Grupos Correlatos para realização da pesquisa de iniciação cientifica sobre Mudanças Climáticas em Comunidades/Territórios Quilombolas (certificados), localizadas na Região Semiárida (Norte de Minas Gerais e Nordeste), cada núcleo habilitado receberá bolsas de iniciação cientifica e apoio para pesquisa em trabalho remoto, conforme a linha de pesquisa e eixos temáticos:


Linha de Pesquisa: Mudanças Climáticas em face do Reconhecimento dos Territórios Negros.


Eixos temáticos: Clima; Ambiente; Territórios Negros.


Maior detalhamento sobre os eixos temáticos no EDITAL


Valores / Bolsas / Projetos

R$ 230,00 (estudantes da educação

básica tecnológica/profissional) 16 (dezesseis)bolsas 4 (quatro) por projeto


R$ 450,00 (estudantes da graduação

tecnológica/profissional) 04 (quatro) bolsas 1 (um) por projeto


Período de vigência das bolsas: As bolsas de iniciação cientificam terão duração de 06 (seis) meses, sendo efetivadas pela ABPN no período de setembro/2020 a fevereiro/2021.


Para maiores informações: contatoabpn@gmail.com

EDITAL

Carta Consulta


Nicéa Q. Amauro (Presidenta da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as - ABPN)

Diosmar Santana Filho (Membro Associado da ABPN - Coordenador do Projeto)


Se atente aos prazos!


227 visualizações
  • Facebook
  • Instagram - Cinza Círculo
  • LinkedIn - círculo cinza

Contato:

WhatsApp: (34) 92000-8172

Email: contatoabpn@gmail.com

Endereço:

Casa de Cultura Graça de Axé, localizado na Avenida Cesário Crescerá, 4187 

Bairro Pres. Rossevelt, 38401-119 - Uberlândia - Minas Gerais - Brasil