• ABPN

CHAMADA ESPECIAL DE ARTIGOS


O presente dossiê pretende dar visibilidade a pesquisas e ensaios teóricos que contenham descrição e análise dos arranjos coletivos de "nossas instituições, políticas e práticas” do Sistema de Judicial, especialmente marcadas por padrões discriminatórios. Preocupa-se em apresentar estudos que considerem as dinâmicas do racismo institucional e da branquitude tanto na produção de padrões de exclusão quanto na produção de privilégios, considerando a interação de aspectos como gênero, identidade de gênero, orientação sexual, classe e grupo etário. Os textos podem tratar, por exemplo, de estudos específicos relativos à advocacia, ao ministério público, aos juízes, aos servidores judiciais, a perspectivas sociais sobre a Justiça, tanto no nível local, estadual ou federal, relação entre mídia/sociedade e sistema judicial, relação entre branquitude e sistema judicial; análises comparadas sobre o funcionamento do sistema judicial no atendimento de demandas relativas ao racismo, das demandas relacionadas à promoção da igualdade racial a partir da vertente teórica da branquitude, entre outros.


É importante ressaltar que os trabalhos devem ser submetidos por ao menos um/a pesquisador/a com a titulação de doutor. Caso o autor ainda não possua a titulação exigida, é necessário que o trabalho seja submetido em coautoria com um doutor ou pós-doutor. O número máximo de autores por artigo é 4.


Na submissão, o autor deve enviar duas versões do manuscrito. Uma deve constar o nome completo e a qualificação do/s autor/es (versão identificável) e a outra não deve constar nenhuma informação pessoal (versão não identificada).


Os artigos devem ser inéditos e devem ser escritos em, ao menos, um dos seguintes idiomas: português, inglês, espanhol e francês. Igualmente, os resumos devem estar em português e inglês. Caso seja redigido em espanhol ou francês, solicitamos que também apresente o resumo no respectivo idioma.


Os textos devem adotar as normas estabelecidas nas Diretrizes para autores, disponível AQUI e podem ser submetidos através da Plataforma de Periódicos da Universidade de Brasília: link para submissão.


Após a submissão, o manuscrito passará pela apreciação da Comissão e do Conselho Editorial a fim de se realizar uma avaliação prévia referente à normatização (ABNT e demais diretrizes), à adequação ao escopo do periódico e à política de plágio. Portanto, apenas o envio não assegura sua publicação.


Em caso de dúvidas, entre em contato via o e-mail: revistafdunb@gmail.com.


Organizadoras (es): Dina Alves (IBCrim) Tiago Vinícius André dos Santos (UEMS) Evandro Piza Duarte (PPGD, UnB)


Apoio dos grupos de pesquisa:

CEED - Centro de Estudos sobre Desigualdade e Discriminação LabDiv - Laboratório de Informação Jurídica e Diversidade


A submissão dos artigos deve ser realizada até 20 de janeiro de 2021.

https://periodicos.unb.br/index.php/revistadedireitounb/announcement/view/292


33 visualizações0 comentário