• ABPN

Chamada Dossiê: “Professores Homens na Educação Infantil: dilemas, tensões disputas e confluências”



A revista Zero-a-Seis convida docentes, pesquisadoras/es e estudantes brasileiras/os e estrangeiras/os a enviarem artigos, até 15 de julho de 2020, para o Dossiê “Professores Homens na Educação Infantil: dilemas, tensões disputas e confluências”. A Zero-a-Seis é atualmente uma revista avaliada com Qualis A4 na área da Educação.


Proposta do Dossiê – Professores Homens na Educação Infantil: dilemas, tensões, disputas e confluências. De acordo com o último Censo Escolar (INEP, 2017), existem aproximadamente 557 mil docentes atuando na Educação Infantil brasileira e, desse universo, somente 3,4% são homens. A atuação de professores homens em creches e pré-escolas é um tema de pesquisa que, nos últimos anos, tem ganhado notoriedade no campo educacional, cuja investigação combina diferentes aportes teórico-metodológicos. Contudo, a onda conservadora que avança sobre a educação de nosso país insiste em distanciar os homens do exercício da docência com crianças pequenas. Na contramão desse e de outros retrocessos, esse dossiê objetiva reunir artigos que analisem, para além das relações de gênero na Educação Infantil, como as interfaces entre masculinidades, educação e cuidado contribuem para a produção de novas subjetividades.


Além de Artigos originais, o dossiê receberá também submissões para as Seções: Entrevistas com especialistas da área, Resenhas de livros e Relatos de Experiência que problematizem questões dos Professores Homens na Educação Infantil: dilemas, tensões, disputas e confluências provocados pelo atual cenário político, social e educacional.


Organizadores:

Sandro Vinicius Sales dos Santos

Doutor em Educação pela UFMG - Professor na Faculdade Interdisciplinar em Humanidades da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – FIH/UFVJM – Diamantina, Minas Gerais, Brasil.

E-mail: sandrovssantos@gmail.com


Joaquim Ramos

Doutor em Educação pela UFMG – Professor na Educação de Jovens e adultos na rede municipal de Belo Horizonte e no Ensino Médio na Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais, Brasil.

E-mail: joaquimramos2@yahoo.com.br



0 visualização

Contato

WhatsApp: (34) 92000-8172

Email: contatoabpn@gmail.com

logo padrão (PRETA) (1).png

Endereço

Casa de Cultura Graça de Axé, localizado na Avenida Cesário Crescerá, 4187 - Bairro Pres. Rossevelt, 38401-119 - Uberlândia - Minas Gerais - Brasil

  • Facebook
  • Instagram - Cinza Círculo
  • LinkedIn - círculo cinza

© 2023 por Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as. Criado com Wix.com

Site produzido por 

Matheus Borsato