• ABPN

CHAMADA ABERTA

Prezados e Prezadas,


A Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as – ABPN e a Universidade Federal do Paraná (UFPR) no papel de instituições organizadoras desta edição do XI COPENE vem por meio desta realizar chamada aberta a especialistas, mestres e doutores com produção acadêmica para Publicações Especiais de Artigos no XI COPENE que nesta edição apresenta o tema: “Negras Escrevivências, Interseccionalidades e Engenhosidades”. Já está disponível no site da ABPN a chamada para publicações de artigos para o Dossiê Vozes Apagadas: (R) Existências De Travestis E Mulheres Transexuais Negras No Brasil. Inscrição realizada exclusivamente via site: https://www.copene2020.abpn.org.br/site/capa seguindo a padronização disponível no site.


Data Limite: 06 de novembro 2020


Dossiê Vozes Apagadas: (R) Existências De Travestis E Mulheres Transexuais Negras no Brasil

A Publicação Especial intitulada Vozes Apagadas: (R) Existências De Travestis E Mulheres Transexuais Negras No Brasil proposta pelas professoras pesquisadoras trans Jaqueline Gomes de Jesus, Leticia Carolina Pereira do Nascimento e Megg Rayara Gomes de Oliveira, tem como objetivo colocar em evidência pesquisas desenvolvidas por travestis e mulheres transexuais negras, que interseccionam questões de relações étnico-raciais, gênero e diversidade sexual, especialmente no campo da educação.


Assim, esta publicação objetiva trazer para o debate experiências de pessoas negras que tem sido ignoradas tanto pelos estudos de gênero quanto pelos estudos das relações étnico-raciais. Colocar travestis e mulheres transexuais negras em evidência é uma maneira de romper com posturas normatizantes e normalizadoras que reafirmam tanto a branquidade, quanto a cisgeneridade.


Autoras: Megg Rayara (UFPR - Universidade Federal do Paraná), Jaqueline de Jesus (IFRJ - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro), Leticia Carolina (UFPI - UFPI - Universidade Federal do Piauí).


E-mail para contato:

meggrayaragomes@gmail.com

jaqueline.jesus@ifrj.edu.br

lecarolpereira@gmail.com


Justificativa da relevância do tema


Ao questionar o silêncio em relação às experiências de pessoas trans nos estudos das relações étnico-raciais, essa publicação se propõe a assumir uma visão perspectiva que permite fazer uma análise aprofundada de inúmeras formas de exclusão e de inúmeras formas de resistência.

As pesquisas desenvolvidas pelas proponentes desta publicação confirmam que a negritude no Brasil se constitui a partir da cisgeneridade heterossexual e ignora outras possibilidades de construção das identidades negras. Sexualidades consideradas desviantes, como a homossexualidade, a travestilidade e a transexualidade, “seria uma forma de traição da raça”. (Ari LIMA; Felipe CERQUEIRA, 2007). Questionando o porquê dessa situação, nossas pesquisas indicam que este quadro está associado à pouca representatividade que travestis e transexuais possuem no movimento negro e ao número reduzido de pesquisadoras trans negras em atividade nas universidades brasileiras.


Fazer essa problematização, implica ações. Ações onde o protagonismo seja exercido por pessoas trans e assim evitar que novas lacunas sejam abertas, que novas existências sejam invisibilizadas. O conceito de interseccionalidade aliado à perspectiva cultural, pós-estruturalista, com os estudos das relações étnico-raciais e de gênero, especialmente com os estudos gays e transfeministas, permitem efetivar esse debate e colocar em evidência as experiências de travestis e mulheres transexuais negras em vários períodos da história do país, especialmente no campo da educação.


Cronograma

01 de set. 2020 - Início do recebimento de capítulo para publicação especial. Inscrição realizada exclusivamente via site: https://www.copene2020.abpn.org.br/site/capa

Formato do artigo: Seguir orientações do Template.

06 de nov. 2020 - Término do recebimento de capítulo para publicação especial 

14 de dez. 2020- Avaliação das/os coordenadoras/es 

10 de jan. 2020- Confecção do ebook pela editora 

Março - 2021- Impressão  

Maio- 2021- Divulgação no evento presencial do XI COPENE 


Qualquer dúvida, por favor, contate-nos:

Telefone/WhatsApp: 34 92000-8172

E-mail de contato: xicopene2020@gmail.com

Agradecemos desde já a sua participação.


7 visualizações

Contato

WhatsApp: (34) 92000-8172

Email: contatoabpn@gmail.com

logo padrão (PRETA) (1).png

Endereço

Casa de Cultura Graça de Axé, localizado na Avenida Cesário Crescerá, 4187 - Bairro Pres. Rossevelt, 38401-119 - Uberlândia - Minas Gerais - Brasil

  • Facebook
  • Instagram - Cinza Círculo
  • LinkedIn - círculo cinza

© 2023 por Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as. Criado com Wix.com

Site produzido por 

Matheus Borsato