• ABPN

CHAMADA ABERTA

Prezados e Prezadas,


A Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as – ABPN e a Universidade Federal do Paraná (UFPR) no papel de instituições organizadoras desta edição do XI COPENE vem por meio desta realizar chamada aberta a especialistas, mestres e doutores com produção acadêmica para Publicações Especiais de Artigos no XI COPENE que nesta edição apresenta o tema: “Negras Escrevivências, Interseccionalidades e Engenhosidades”. Já está disponível no site da ABPN a chamada para publicações de artigos para o Dossiê RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: espaço escolar e não escolar na efetivação da luta antirracista. Inscrição realizada exclusivamente via site: https://www.copene2020.abpn.org.br/site/capa seguindo a padronização disponível no site.

Data Limite: 06 de novembro 2020


Dossiê RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: espaço escolar e não escolar na efetivação da luta antirracista.


As relações étnico-raciais devem ser tratadas na sua diversidade de aspectos no que tange aos sujeitos envolvidos nesse processo. A negritude abordada na questão de ultrapassar a invisibilidade e a inferiorização (MUNANGA, 1988), bem como a branquitude na forma de superação do lugar do privilégio e participação na luta coletiva para o combate ao racismo, (BENTO; SILVEIRA; NOGUEIRA, 2014) é o foco desta publicação. Trata-se de uma coletânea de textos que debatem as relações étnico-raciais nos diversos espaços, no tocante a práticas inovadoras, mudanças curriculares, elaboração de material didático e demais elementos que corroboram para que essas relações se efetivem, transformando o ambiente em que forem implementadas (GOMES; SILVA, 2002). Agregaremos a essa publicação especial trabalhos que demonstrem potencialidade nesse debate e que comprovem as possibilidades de construção de práticas antirracistas (ROCHA, 2007) que possam contribuir para a implementação das Leis nº 10.639/03 e nº 11.645/08 (GONÇALVES; SILVA, 2014).


Autoras: Luciane Dias (UFU - Universidade Federal de Uberlândia), Rosa Margarida (DLR ASSESSORIA AFRO PEDAGÓGICA)


E-mail para contato:

luciane21dias@gmail.com

dlrassessoriaafro@gmail.com


Justificativa da relevância do tema


A importância dessa proposta fica evidente quando levantamos a possibilidade de ampliar conhecimentos, fortalecendo a atuação positiva dos/as profissionais da educação com reflexões fundamentadas ao pensar o processo educacional na perspectiva das africanidades e brasilidades como elementos curriculares. Entendemos que muitas experiências exitosas com relação à implementação do aparato jurídico-normativo relacionado às leis nº 10.639/03 e nº 11.645/08 vem sendo realizadas nos diversos espaços e regiões do Brasil. Assim, a proposta desta publicação é também agregar esses trabalhos com intuito de fornecer subsídios teórico-práticos para outras experiências, bem como dar evidência às ações que, de forma revolucionária, têm transformado as realidades desses/as profissionais.


Cronograma

01 de set. 2020 - Início do recebimento de capítulo para publicação especial. Inscrição realizada exclusivamente via site: https://www.copene2020.abpn.org.br/site/capa

Formato do artigo: Seguir orientações do Template.

06 de nov. 2020 - Término do recebimento de capítulo para publicação especial 

14 de dez. 2020- Avaliação das/os coordenadoras/es 

10 de jan. 2020- Confecção do ebook pela editora 

Março - 2021- Impressão  

Maio- 2021- Divulgação no evento presencial do XI COPENE 


Qualquer dúvida, por favor, contate-nos:

Telefone/WhatsApp: 34 92000-8172

E-mail de contato: xicopene2020@gmail.com

Agradecemos desde já a sua participação.



24 visualizações

Contato

WhatsApp: (34) 92000-8172

Email: contatoabpn@gmail.com

logo padrão (PRETA) (1).png

Endereço

Casa de Cultura Graça de Axé, localizado na Avenida Cesário Crescerá, 4187 - Bairro Pres. Rossevelt, 38401-119 - Uberlândia - Minas Gerais - Brasil

  • Facebook
  • Instagram - Cinza Círculo
  • LinkedIn - círculo cinza

© 2023 por Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as. Criado com Wix.com

Site produzido por 

Matheus Borsato