• ABPN

21/03 - Dia Internacional Contra a Discriminação Racial


O Dia Internacional Contra a Discriminação Racial celebrado nesta quinta-feira (21), foi criado pela ONU em memória ao “Massacre de Shaperville”, ocorrido em 1960 na África do Sul, quando cerca de 20 mil pessoas protestavam contra a lei do passe, que obrigava negras e negros a andarem com identificações que demarcavam os lugares onde poderiam percorrer. Os manifestantes foram atacados por tropas militares do apartheid e 69 pessoas foram mortas e outras 189 ficaram feridas.

A data é um marco na luta da comunidade negra contra o racismo.

No Brasil, a luta contra a discriminação racial só começou a se intensificar após a Constituição Federal de 1988, que incluiu, em seu artigo 5.º, XLII, a prática do racismo como crime inafiançável e imprescritível, sujeito a pena de reclusão. Mas infelizmente, ainda hoje o preconceito e discriminação racial é sentido em várias partes do mundo, inclusive no Brasil. O racismo é uma dura realidade, que impede a inclusão e o reconhecimento social.


18 visualizações

Contato

WhatsApp: (34) 92000-8172

Email: contatoabpn@gmail.com

logo padrão (PRETA) (1).png

Endereço

Casa de Cultura Graça de Axé, localizado na Avenida Cesário Crescerá, 4187 - Bairro Pres. Rossevelt, 38401-119 - Uberlândia - Minas Gerais - Brasil

  • Facebook
  • Instagram - Cinza Círculo
  • LinkedIn - círculo cinza

© 2023 por Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as. Criado com Wix.com

Site produzido por 

Matheus Borsato