• ABPN

1º Seminário Branquitude: Raça e Privilégio nas Cidades Brasileiras

EtniCidades - Grupo de Estudos Étnico-Raciais em Arquitetura e Urbanismo, da FAUFBA, desenvolve trabalhos que analisam a influência das relações étnico-raciais na produção da Arquitetura, do Urbanismo e da Cidade. O reconhecimento da raça enquanto fator estruturante das relações sociais aponta o papel do racismo na reprodução histórica das desigualdades no espaço urbano.


A raça, enquanto construção social, diferencia e delimita indivíduos e grupos. Assim, brancos, negros, indígenas, entre outros grupos, são definidos de maneira relacional e hierarquizados pelo sistema racista em uma escala que tem o Branco como modelo e ideal da humanidade. Os estudos críticos sobre a Branquitude surgem como inflexão da episteme no estudo das relações raciais, ao voltar o olhar para a identidade branca hegemônica, analisando o contexto de privilégios garantidos por essa condição.


O 1º Seminário Branquitude: Raça e Privilégio nas Cidades Brasileiras constitui um primeiro esforço de pensar o papel da Branquitude nas construções simbólicas e imagéticas da cidade, os interesses que estruturam as desigualdades raciais no espaço urbano e o papel da Arquitetura e do Urbanismo na veiculação desses significados e implementação desses projetos.


O evento será aberto e totalmente online, transmitido através do canal do EtniCidades no Youtube.


Mais informações no site: branquitudecidadefaufba.46graus.com




28 visualizações

Contato

WhatsApp: (34) 92000-8172

Email: contatoabpn@gmail.com

logo padrão (PRETA) (1).png

Endereço

Casa de Cultura Graça de Axé, localizado na Avenida Cesário Crescerá, 4187 - Bairro Pres. Rossevelt, 38401-119 - Uberlândia - Minas Gerais - Brasil

  • Facebook
  • Instagram - Cinza Círculo
  • LinkedIn - círculo cinza

© 2023 por Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as. Criado com Wix.com

Site produzido por 

Matheus Borsato