Moções e Notas

MOÇÃO DE REPÚDIO - Monitores/as do X COPENE

October 26, 2018

Nós, monitoras e monitores Negros’ do XCopene da Associação Brasileira de Pesquisadores(as) Negros(as) – ABPN, que tem como objetivo produzir e auxiliar na construção e andamento do congresso de pesquisadores negros, repudiamos por meio desta nota as atitudes que foram direcionadas à equipe de monitores.

 

Pedimos reparação, ressarcimento financeiro , moral, psicológico e afetivo diante dos seguintes fatos: Falta de infraestrutura, uma não recepção adequada, descaso com a produção acadêmica e científica de nós estudantes e pesquisadores, alocação em local insalubre que foi imposto aos monitoresª, excesso de trabalho impossibilitando a participação e construção acadêmica e científica do evento, além da ausência da compreensão do lugar de fala, pessoas brancas com espaços privilegiados dentro de espaço hierárquicos dentro de um congresso de pesquisadores Negros.

 

Diante disso o grupo de monitores e monitoras propõe a abertura da diretoria científica Juventudes Negras, de modo que apenas uma área não irá suprir a demanda que os jovens negros necessitam dentro do espaço da pesquisa. solicitamos valorização e publicação em edição especial na revista da ABPN, bem como uma das reparações e garantia que os fatos ocorridos não aconteçam novamente, e que tenham compromisso de não reproduzirem novamente as atitudes que foram citadas acima pensando na descolonização academicista, comprometendo-se com afeto emancipatório.

 

X COPENE, Uberlândia/MG, 16 de outubro de 2018.

 

MONITORES XCOPENE

MOÇÃO DE REPÚDIO - Denuncias UDESC

October 25, 2018

Nós, mulheres negras da Área Científica ‘Feminismos Negros’ da Associação Brasileira de Pesquisadores(as) Negros(as) – ABPN, diante das graves denúncias de assédio moral, sexual e estupro realizadas no início deste ano, por dez estudantes, em sua maioria negras, da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), que registraram Boletim de Ocorrência contra professor integrante desta mesma instituição e associado da ABPN, manifestamos nosso repúdio a toda e qualquer forma de violência contra as mulheres e nos solidarizamos com as mulheres que formalizaram a denúncia, nos colocando à disposição na luta por justiça.

MOÇÃO DE REPÚDIO - Conjuntura Política

October 25, 2018

Nós, mulheres negras da Área Científica ‘Feminismos Negros’ da Associação Brasileira de Pesquisadores(as) Negros(as) – ABPN, que tem como objetivo confluir trabalhos de pesquisa com foco nas relações de gênero, raça e sexualidade, interseccionalidades, feminismo e feminismos negros, repudiamos as atitudes racistas, misóginas, homofóbicas e intolerantes do candidato à presidência da República Jair Bolsonaro (PSL), as quais atentam contra o Estado Democrático de Direito. Enfaticamente afirmamos: #EleNão #EleNunca.

CARTA DOS/AS PESQUISADORES/AS NEGROS/AS AO POVO BRASILEIRO

October 25, 2018

O Consórcio Nacional dos Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros e grupos correlatos – CONEAB e a Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as - ABPN, reunidos no X Congresso Brasileiro de Pesquisadores/as Negros/as, X COPENE, na Universidade Federal de Uberlândia, manifestar publicamente profunda preocupação com o contexto atual da política brasileira, neste segundo turno da eleição de 2018 para a presidência da República, frente aos riscos ao Estado democrático de direitos e ameaças à pluralidade de idéias, às liberdades fundamentais e de expressão e o respeito às diferenças étnico-raciais, de gênero e de orientação sexual, na sociedade brasileira.

EDITAL INTERNO DE ELEIÇÃO PARA COORDENADORES DA ÁREA DE CIÊNCIAS SOCIAIS - BIÊNIO 2017-2018

September 23, 2017

Estão abertas as inscrições para a escolha dos/as coordenadores/as da Área Temática de Ciências Sociais (ACS) da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN), gestão 2017-2018.

 

 Podem inscrever e ou participar de uma chapa os associados da ABPN que estiverem em dia com a anuidade de 2017. As chapas concorrentes à coordenação da Área Temática de Ciências Sociais deverão fazer sua inscrição junto à Secretaria da ABPN, por meio de envio de um e-mail contatoabpn@gmail.com, de acordo com o cronograma disposto no edital.

 

A eleição será efetuada via e-mail por meio de convocação através do contatoabpn@gmail.com que solicitará o voto do associado/a.

A Associação de Investigadores/as Negros/as da América Latina e do Caribe se posiciona contrária a Emenda Aditiva e à Medida Provisória n°785/2017

August 01, 2017

A Associação de Investigadores/as Negros/as da América Latina e do Caribe - A.I.A.L.C redige documento em apoio a Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as referente ao posicionamento de repúdio a Emenda Aditiva e à Medida Provisória n°785/2017, apresentada pelo Deputado Federal Sérgio Souza (PMDB-PR). Veja o documento na íntegra no link abaixo.

Nota de Apoio

July 30, 2017

A Diretoria da Divisão de Ensino da Sociedade Brasileira de Química vem a público APOIAR a Associação Brasileira de Pesquisadores Negros (ABPN) organizadora do III COPENE SUL no que se refere ao parecer emitido pela FAPESC (Fundação de Apoio a Pesquisa do Estado de Santa Catarina). A DE-SBQ se solidariza com o sentimento dos pesquisadores da ABPN presentes no III COPENE SUL e concorda que o episódio foi vergonhoso e da maneira como foi emitido o parecer, reafirma um tipo de racismo institucionalizado. Em sua terceira edição, o COPENE SUL tinha o objetivo principal de promover a divulgação da produção científica, tecnológica e cultural sobre desenvolvimento, patrimônio e cultura afro-brasileira, incentivando a inovação e a geração de conhecimentos e a troca entre pesquisadores(as) e estudantes de ensino médio, graduação, pós-graduação e movimentos antirracistas do Brasil e do Cone Sul. Um evento que busca marcar espaços acadêmicos em nossos ambientes científicos ainda pouco voltados a essas temáticas.

ABPN repudia corte de recursos para estudades estrangeiros pela UNILAB

May 28, 2023

A Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as – ABPN encaminhou hoje Carta de Repúdio a reitoria da UNILAB em razão do Edital 17/2017, aditivo III que corta a garantia de auxílios para estudantes estrangeiros da Universidade de Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira. A AINALC - Associação de Investigadores Negros da América Latina e Caribe também assina essa moção. Leia a carta na íntegra.

Please reload

  • LinkedIn ícone social
  • White Instagram Icon

© Copyright 2023 by Elementary school. Proudly created with Wix.com

Contato

Endereço

Tel: 0XX34 3291-8945

Email: contatoabpn@gmail.com

Casa de Cultura Graça de Axé, localizado na Avenida Cesário Crescerá, 4187 - Bairro Pres. Rossevelt, 38401-119 - Uberlândia - Minas Gerais - Brasil