LITERATURAS, LINGUAGENS E ARTES

A Área de Literaturas, Linguagens/Letramentos e Artes, sob a coordenação da Profa. Dra. Maria Anória J. Oliveira (UNEB/Pós-Crítica), e representada pelas subáreas de Linguagens – Profa. Profa Dra. Ana Lúcia Silva (UFBA) – e Artes – Prof. Dr. Marcos Antônio Alexandre (UFMG) –, se reuniu no decorrer do X Congresso Brasileiro de Pesquisadores/as Negros/as (COPENE), com o objetivo principal de agregar os membros da área, e re/pensar estratégias que visem à sua reestruturação e consolidação.

No primeiro biênio – 2016/2018, sob a coordenação da Profa. Dra. Maria Anória J. Oliveira (UNEB/Pós-Crítica) e da Profa. Msc Cristiane Mare da Silva (PUC-SP), os seguintes objetivos foram alcançados: 1) expansão da área, mediante o convite e a integração de novos membros; 2) eleição da atual coordenação para o biênio 2018-2020; e 3) aprovação prévia das propostas relativas ao X COPENE submetidas à Associação (ABPN), a saber:

a) Encontro da Área;

b) GT das subáreas de Literatura e de Linguagens/Letramentos;

c) Formação de mesa-redonda;

d) Proposta de publicação de livro.

Durante o Encontro, entre demandas, discussões e encaminhamentos, destacaram-se o papel social da Área, seus propósitos, desafios e perspectivas. Por fim, elegeu-se a atual coordenação para o novo biênio, que será constituída pelos seguintes docentes: Profa. Dra. Maria Anória de Jesus Oliveira (UNEB/Pós-Crítica) – reeleita; Profa. Dra. Ana Lúcia Silva Souza (UFBA), Prof. Dr. Alcione Correa Alves (UFPI) e Prof. Dr. Marcos Antônio Alexandre (UFMG /FALE).

No decorrer do evento, os membros se apresentaram, situaram trajetórias de estudos, as respectivas instituições acadêmicas, os avanços dos últimos anos em função de políticas públicas afins, as dificuldades enfrentadas na área e os receios atuais, haja vista o avanço do fascismo, do racismo e de outras formas de cerceamento da população negra em diversos espaços sociais.

A despeito do complexo cenário, o encontro foi rico em diálogos, debates, exposições, (auto) conhecimento. Percebeu-se uma expectativa de maior aproximação entre os pares, o que poderá gerar desdobramentos de projetos profícuos.

A docente Maria Anória expôs a razão de, desde o biênio anterior, ter proposto a expansão da área, ao incluir o campo das Linguagens/letramentos e as Artes. Assim sendo, foi constituído o tripé Literaturas, Linguagens e Artes, sem serem preteridas as produções literárias destinadas às crianças e jovens (Literaturas Infantis e Juvenis). A proposição foi acatada.

Outra deliberação foi a criação de diferentes GT para aprofundamentos de estudos, agendas afins e articulações entre instituições nacionais e/ou internacionais. O propósito é que se viabilizem a estruturação e o fortalecimento das referidas áreas no âmbito da ABPN.  Tais GT serão estruturados a partir da formação acadêmica dos pares, sendo os próprios membros da coordenação os responsáveis pelos diferentes campos do conhecimento:

  • Literaturas Negras/Afro-brasileiras e Africanas: Profa. Dra. Maria Anória de Jesus Oliveira (UNEB/Pós-Crítica)

  • Literaturas Afro-latinas: Prof. Dr. Alcione Correa (UFPI)

  • Linguagens/Letramentos: Profa. Dra. Ana Lúcia Silva Souza (UFBA)

  • Artes: Prof. Dr. Marcos Antônio Alexandre (UFMG).

O encontro foi extremamente profícuo, a despeito dos desafios apresentados pelo cenário político adverso. Foi regado de emoção, alegria, acolhida, escuta sensível, diálogos promissores, conhecimentos e aprendizados entre gerações representadas por discentes e docentes de diversas instituições do país.

Observou-se, a partir de relatos, que boa parte da nova geração de pesquisadores/as negros/as ainda enfrenta um problema que também nós, docentes do ensino superior, vivenciamos anos atrás: a solidão acadêmica e suas consequências resultantes do racismo (MOORE, 2008) e do epistemicídio (CARNEIRO, 2005).

No contexto atual do país, tais problemas se acirram e a área poderá ajudar a enfrentar esse desafio através de suas pesquisas e possíveis articulações. Para tanto, traçaram-se as seguintes metas:

  • Promover reuniões para se re/definir a metodologia de atuação, visando o fortalecimento, a articulação interna e a expansão da área nas cinco regiões do país;

  • Criar canais de diálogos nos espaços virtuais;

  • Re/pensar estratégias para se viabilizar a publicação de um livro da Área, levando-se em conta a proposta aprovada pela diretoria da ABPN;

  • Re/ver estratégias plausíveis para a constituição de um banco de dados da área;

  • Envidar esforços para efetivar  articulações interinstitucionais e/ou nacionais, a partir da formação de grupos de pesquisas, da participação em bancas de defesa (mestrado, doutorado), de eventos acadêmicos e culturais. 

  • Participar da Associação Nacional de Pós-Graduação em Letras e Linguística (ANPOLL), dos Congressos de Pesquisadores Negros (nacionais, regionais e/ou locais).

  • LinkedIn ícone social
  • White Instagram Icon

© Copyright 2023 by Elementary school. Proudly created with Wix.com

Contato

Endereço

Tel: 0XX34 3291-8945

Email: contatoabpn@gmail.com

Casa de Cultura Graça de Axé, localizado na Avenida Cesário Crescerá, 4187 - Bairro Pres. Rossevelt, 38401-119 - Uberlândia - Minas Gerais - Brasil