III Copene Sul

Equipe Organizadora

A Universidade de Santa Cantarina realiza entre os dias 10 e 13 de julho o III Copene Sul, que traz como tema  – NEGRAS E NEGROS NO SUL DO BRASIL: desenvolvimento, patrimônio e cultura afro-brasileira – se inscreve num processo de construção histórica marcada pela organização da população negra, por meio do associativismo, que tem sido historicamente uma das estratégias de luta e resistência. Organizados em diferentes frentes, homens e mulheres, negros e negras foram ao longo dos anos constituindo seus espaços de sociabilidades e atuação política.

O evento tem como objetivo promover a divulgação da produção científica, tecnológica e cultural sobre desenvolvimento, patrimônio e cultura afro-brasileira, incentivando a inovação e a geração de conhecimentos e a troca entre pesquisadores(as) e estudantes de ensino médio, graduação, pós-graduação e movimentos antirracistas do Brasil e do Cone Sul.

Vídeo: Eixo 19 no Copene Sul

Cauane Maia estará no III COPENE SUL coordenando o EIXO 19: Pretas e Pretos nas encruzilhadas da antropologia. Confira sua fala sobre o evento.

Quem passou pelo Centro de Cultura e Eventos na noite de segunda-feira, 10 de julho, pôde acompanhar a abertura do III Congresso Brasileiro de Pesquisadores Negros da Região Sul (Copene Sul). A cerimônia contou com apresentações artísticas e religiosas. A banda Cores de Aidê, integrada somente por mulheres, fez a abertura no hall e levou os participantes para dentro do Auditório Garapuvu. Como forma de homenagem à Mãe Beata de Iyemonjá, militante do movimento negro que faleceu recentemente, foi realizado também um ritual de religiões de matriz africana.

Venha para o III Copene Sul

 

No vídeo a presidenta do III COPENE SUL, Profª. Drª Joana Célia Dos Passos, fala um pouco sobre a proposta do evento e convida pesquisadores, professores e alunos do ensino médio para participarem deste encontro.

Venha para o III COPENE SUL!

Hospedagem Solidária

A Comissão Executiva do III Copene Sul preparou um grupo no Facebook para postagem das ofertas de hospedagem solidária, que se configura em uma opção gratuita/camarada para quem virá ao evento, que acontecerá de 10 a 13 de julho, na Universidade Federal de Santa Catarina.  Para isso, quem reside em Florianópolis pode oferecer um colchão, um sofá, uma cama ou um espaço na sala durante o evento e ter a oportunidade de conhecer pessoas novas, fazer amizades e trocar conhecimentos.

Vídeo: Eixo 2 no Copene Sul

O Profº. Drº. Carlos Alberto da Silva, coordenador do EIXO 2: Arte e culturas afro-brasileiras e africana.

A coordenação do IV Congresso de Pesquisadores Negros da Região Sul, em parceria com o Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (NEAB-UFRGS) realizou dia 12 de abril de 2018 no Auditório da FACED/UFRGS a terceira reunião preparatória do CopeneSul.

O congresso  que traz como tema “Ancestralidades, conquistas e resistências em tempo de intolerância” ocorrerá entre os dias 16 e 19 de julho de 2019 na Unipampa, campus Jaguarão.

A Prof. Dra. Giane Vargas Escobar, presidente do COPENESUL, coordenou a reunião que teve como pauta:

1)       informações gerais do evento e o relato das reuniões anteriores;

2)      definição dos grupos de trabalho, integrantes e coordenações;

3)      estabelecimento de um cronograma de trabalho;

4)      apresentação da identidade visual do evento.

 

Estiveram presentes neste encontro, movimento social negro, discentes e docentes de diversas universidade do Rio Grande Sul, tais como: UFRGS, ULBRA, UNISINOS, UFPEL, FURG, UNIPAMPA entre outras. Contou com a presença de uma deleção do Uruguai, que também estarão presentes no congresso em 2019.

Clique no link e confira as fotos. Créditos fotos: Luciano Marques

  • LinkedIn ícone social
  • White Instagram Icon

© Copyright 2023 by Elementary school. Proudly created with Wix.com

Contato

Endereço

Tel: 0XX34 3291-8945

Email: contatoabpn@gmail.com

Casa de Cultura Graça de Axé, localizado na Avenida Cesário Crescerá, 4187 - Bairro Pres. Rossevelt, 38401-119 - Uberlândia - Minas Gerais - Brasil