VI Congresso Baiano de Pesquisadores Negros

O VI Congresso Baiano de Pesquisadores Negros será realizado entre os dias 20 e 22 de setembro de 2017. O evento é promovido pela Associação de Pesquisadores Negros da Bahia (APNB), pelo Programa de Mestrado Profissional em Ensino e Relações Étnico-Raciais (PPGER/UFSB), pelo Núcleo de Estudos Afro-brasileiros da UFSB, pelo Programa Multidisciplinar em Estudos Étnicos e Africanos da Universidade Federal da Bahia (Pós-Afro/UFBA) e, por fim, pelo Órgão de Educação e Relações Étnicas da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (ODEERE/UESB). O VI CBPN dialoga com os temas dos congressos anteriores e promove debates sobre as narrativas históricas e vivências da população negra no sul da Bahia. Desde a sua fundação em 2014, e com a recém aprovação do Mestrado Profissional em Ensino e Relações Étnico - Raciais (PPGER), existe entre os membros do NEAB-UFSB, professores e pesquisadores, uma necessidade de consolidar diálogos sobre as relações raciais da população negra no Sul e Extremo Sul da Bahia.

 

De modo geral, o objetivo do evento é contribuir para retirar a população negra destas regiões da invisibilidade, ao fomentar atividades que descortinem e problematizem suas histórias, memórias, culturas, artes, saberes e reivindicações. Nestas regiões, as populações negras se confundem com as populações indígenas e ambas compartilham os piores índices sociais. Os entraves advindos do pós-abolição no Brasil para a conquista da cidadania, tais como o acesso à educação, moradia, saúde, terra, trabalho, bem-estar social, se confirmam na Bahia. No contexto atual em que o genocídio e o racismo seguem eliminando jovens negros, faz-se premente a promoção de espaços de diálogos entre universidade e sociedade. Neste sentido, este evento busca melhor compreender, através da pesquisa-ação, dos relatos e das experiências dos sujeitos, as condições sociais em que vive a população negra-mestiça.

  • LinkedIn ícone social
  • White Instagram Icon

© Copyright 2023 by Elementary school. Proudly created with Wix.com

Contato

Endereço

Tel: 0XX34 3291-8945

Email: contatoabpn@gmail.com

Casa de Cultura Graça de Axé, localizado na Avenida Cesário Crescerá, 4187 - Bairro Pres. Rossevelt, 38401-119 - Uberlândia - Minas Gerais - Brasil