A Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as - ABPN, a Universidade Federal do Espírito Santo – UFES, por meio do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros –NEAB/UFES têm a satisfação de convidar a comunidade de pesquisadores/as para o III Copene Sudeste, evento que ocorrerá de 24 a 26 de setembro de 2019 no Campus de Goiabeiras – Alaor de Queiroz Araújo, na cidade de Vitória-ES.

 

Os desgastes políticos, a perda de direitos e a morte da população negra são grandes motivadores para afirmarmos a pauta negra. Nesse sentido, o III Copene Sudeste tem como objetivo fomentar a produção científica, política e cultural dos associados da ABPN e demais participantes, sobretudo com o intuito de discutir como produzimos vida e resistência com a temática: “Vidas negras importam: afirmação de direitos das populações negras e indígenas e fortalecimento da luta antirracista”.

 

Fique atento às chamadas para participação no evento e compareça! O momento histórico, político e social pelo qual o país está passando nos impele a discutir, sobretudo no plano das ideias, assim como afirmar os direitos das populações negras e indígenas do Brasil.

SOBRE O III COPENE – SUDESTE - 2019

A Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN) desde a sua fundação, em 1999, tem articulado pesquisadores e pesquisadoras (formais e informais) em âmbito nacional e regionalmente, que desenvolvem atividades de ensino, extensão e pesquisa no campo das relações raciais. A ABPN é uma associação civil, sem fins lucrativos, filantrópica, assistencial, cultural, científica e independente, tendo por finalidade o ensino, pesquisa e extensão acadêmico-científica sobre temas de interesse das populações negras do Brasil.

 

https://www.youtube.com/watch?v=K87IS0B5Mzw

 

Nesse sentido, como ocorreu com o I e II Congresso de Pesquisadores/as Negros/as do Sudeste e com base nas diretrizes da ABPN, este congresso buscará agregar acadêmicos/as, docentes de diferentes níveis, estudantes, ativistas dos movimentos sociais que têm desenvolvido novas formas de construção de conhecimentos sobre a população na diáspora africana, considerando o diálogo interdisciplinar e plural, os saberes e fazeres tradicionais, produção científica elaborada pelos movimentos e organizações negras e pelo universo acadêmico, divulgando também ações de ensino, extensão e pesquisa que têm desconstruindo conhecimentos sobre a população negra e para a construção de uma nova uma sociedade com equidade racial.

 

O III Copene Sudeste, evento que ocorrerá de 24 a 26 de setembro de 2019 no Campus de Goiabeiras – Alaor de Queiroz Araújo, na cidade de Vitória/ES, procurará debater os estudos das temáticas relações étnico-raciais por meio de conferência, mesas de debates, oficinas, simpósios temáticos e relatos de experiências afro-pedagógicas, atividades político-cultural e lançamento de livros (impressos e digitais), tendo como eixo de discussão o tema "Vidas Negras importam: afirmação de direitos das populações negras e indígenas no fortaleciemento da luta antirracista".

 

Conheça a história dos COPENES - SUDESTE

 

I COPENE SUDESTE – UFRRJ

“Os NEABs no cenário educacional contemporâneo: relações e interseções identitárias”

http://copenesudeste.blogspot.com/p/blog-page.html

 

II COPENE SUDESTE – UFMG

“Negritude e Afro-brasilidades em tempos de incertezas” https://www.abpn.org.br/ii-copene-sudeste

As inscrições para o III Copene Sudeste serão realizadas exclusivamente por meio deste sítio eletrônico. Abaixo seguem as modalidades de inscrição.

III COPENE SUDESTE.PNG
  • LinkedIn ícone social
  • White Instagram Icon

© Copyright 2023 by Elementary school. Proudly created with Wix.com

Contato

Endereço

Tel: 0XX34 3291-8945

Email: contatoabpn@gmail.com

Casa de Cultura Graça de Axé, localizado na Avenida Cesário Crescerá, 4187 - Bairro Pres. Rossevelt, 38401-119 - Uberlândia - Minas Gerais - Brasil