Experiências Tradicionais Religiosas Espirituais e Religiosidades Africanas e Dispóricas, Racismo e Intolerância Religiosa

A intolerância religiosa contra os grupos de religiosos de matrizes africanas, está intimamente ligado às ideias racistas e higienistas, que tinham por intuito fazer uma limpeza racial e étnica religiosas na sociedade brasileira, bem como as construções social e históricas de inferioridades das raças negras subsaariana, em África, e todo o menosprezo construído no ‘século das luzes’ na Europa e nos Estados Unidos. (FINCH III & NASCIMENTO, 2009:37). Pensando na viabilidade das reconstruções dos argumentos históricos, desconectados das ideias racistas e colonialistas, que ainda permeiam a escrita acadêmica, a área de pesquisa Experiências Religiosas Espirituais e Religiosidades Africanas e Dispóricas, Racismo e Intolerância Religiosa, tem por objetivo produzir, promover, discutir e organizar pesquisas e evento, convenente aos temas citados, junto à comunidade acadêmica e não acadêmica. Os temas foram pensados e escolhidos a partir das múltiplas experiências interdisciplinares de pesquisas e trabalhos realizados pela Coordenadoria de Experiências Religiosas Tradicionais Africanas, Afro-brasileiras, Racismo e Intolerância Religiosa (ERARIR), sobre intolerância religiosa no Brasil e os debates em torno da Lei 10.639, que torna obrigatório o ensino de História e Cultura Africana e Afro-Brasileira nas escolas de Ensino Fundamental, Médio e centros de ensino superior. Temas ‘caros’ para compreensão da formação social e religiosa do Brasil, um país hibrido constituído através dos processos sócios-históricos entre as culturas religiosas afro-luso -americano.

Referências:

Ref: SANTOS, Juana Elbein dos. Os Nàgô e a morte: na Bahia. 14ª ed. – Petrópolis, Vozes, 2012.

Intolerância religiosa no Brasil: relatório e balanço = Religious intolerance in Brazil: report account  / Santos, Babalawô  Ivanir dos Santos... [et al.] (organizadores). Edição bilíngue – Rio de    Janeiro: Klíne: CEAP, 2016

Coordenador: Babalawô  Ivanir dos Santos

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