Área de Estudos Africanos Interdisciplinares 

A Área de Estudos Africanos Interdisciplinares configura-se como uma proposta de integração e dinamização das ações da ABPN no campo da pesquisa, formação e difusão de conhecimento. Tais ações tem como foco temático questões relativas ao continente africano, desenvolvidos por professoras, professores, pesquisadoras, pesquisadores e estudantes associados.

        

Temas relacionados aos aspectos históricos, sociais, econômicos, diplomáticos, religiosos, educacionais, literários, geográficos, políticos, territoriais, de saúde e culturais do continente africano, conformarão os objetivos precípuos da presente proposta, quais sejam: produzir, difundir, estender e divulgar conhecimentos, formar pessoas, bem como promover ações de intercâmbio que nos possibilitem estreitar relações parceiras com países africanos, nos limites dos objetivos gerais da ABPN

De um modo mais amplo a proposta intenciona agregar esforços estratégicos e deliberações integradas capazes de potencializar o alcance dos objetivos, individuais ou em conjunto, de cada ação vinculada à Área, além de se constituir como um fórum permanente de discussões e produção de sugestões que colaborem com o seu desenvolvimento científico, social e político.

A proposta apresenta-se como uma necessidade imperiosa na medida em que o crescimento e legitimidade da ABPN no campo da pesquisa, das ações formativas, da difusão de conhecimentos e das articulações interinstitucionais -nacionais e internacionais, envolvendo as populações negras e suas demandas,  sobretudo após a emergência das Ações Afirmativas, das obrigatoriedades determinadas pelas Leis Federais 10639/03 e 11645/08, da criação da Pró-Reitoria de Ações Afirmativas em diversas universidades brasileiras e do desenvolvimento das atividades dos Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros - NEABs, têm demandado da ABPN, uma configuração programática das suas ações, que dê suporte institucional e estratégico ao desenvolvimento de suas flagrantes potencialidades de produção de conhecimentos e articulação institucional envolvendo as diversas regiões do Brasil, o continente africano e os demais países da diáspora africana.

O que aqui nomeamos como Estudos Africanos Interdisciplinares configura-se como um campo de reflexão, produção de conhecimentos e formação intelectual cujos contornos, aos poucos e, com muita dificuldade, vem se definindo e consolidando no Brasil.

 

A Lei Federal 10639/03 determina a obrigatoriedade dos sistemas de ensino brasileiros a incluírem conteúdos de História da África e Cultura Afro-Brasileira nos currículos dos cursos da Educação Básica. Já a Lei Federal 11645/08, complementa a Lei 10639/03, ao incluir nessa obrigatoriedade, os conteúdos relacionados à História e Cultura dos povos indígenas brasileiros.

Coordenador: Prof. Dr.  Acácio Almeida

Coordenador: Prof. Dr. Wilson Roberto de Mattos

Integrantes:

Profa. Dra. Suely Santos Santana 

Prof. Dr. Luis Tomás Domingos 

Prof. Msc. Denilson Lessa dos Santos 

  • LinkedIn ícone social
  • White Instagram Icon

© Copyright 2023 by Elementary school. Proudly created with Wix.com

Contato

Endereço

Tel: 0XX34 3291-8945

Email: contatoabpn@gmail.com

Casa de Cultura Graça de Axé, localizado na Avenida Cesário Crescerá, 4187 - Bairro Pres. Rossevelt, 38401-119 - Uberlândia - Minas Gerais - Brasil