Reunião aberta 

Data 19.02
Horário 18h30
Local sala 315 setor direito prédio histórico UFPR

Pauta: Relato das diversas comissões e encaminhamentos gerais

Convergência Negra - Unidade contra o racismo

A Convergência Negra é uma articulação política que envolve as organizações nacionais do Movimento Negro, a saber, CEN (Coletivo de Entidades Negras), MNU (Movimento Negro Unificado), CONEN (Coordenação Nacional de Entidades Negras), APNs (Agentes de Pastoral Negros, IGZ - Instituto Ganga Zumba, Associação Brasileira de Pesquisadores Negros (Abpn), UNEGRO (União de Negros pela Igualdade) e ENEGRECER (Coletivo Nacional de Juventude Negra), entre outras que se unem sob a égide da Convergência, buscando construir incidências políticas de maneira mais eficaz.

CONFIRA O CRONOGRAMA. 

Virtual Etnomatemática - Brasil (VEm Brasil)

O VEm Brasil (Virtual Etnomatemática (Em) – Brasil) é uma iniciativa da comunidade EtnoMatemaTicas Brasis, ligada à coordenação no Brasil da Red Internacional de Etnomatemática, uma instituição de voluntários distribuídos, hoje, por 53 países da África, das Américas Central, Norte e Sul e Caribe, da Europa, Ásia e Oceania.
 

Reunião de organização do COPENE Sudeste – São Paulo 2021 – UNESP - Instituto de Artes - Unesp - Campus São Paulo

Aos vinte e três dias do mês de outubro de dois mil e dezenove, às dez horas, na sala da Congregação do Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista (UNESP, Campus São Paulo) realizou-se a primeira reunião de organização do IV COPENE Sudeste / São Paulo 2021. 

Ata – Plenária Final do Encontro CONNEABs Unipampa - Campus Jaguarão/RS 15 e 16 de julho 2019

II ENCONTRO NACIONAL DO CONNEABs - CONSÓRCIO NACIONAL DOS NEABs, NEABIs e GRUPOS CORRELATOS 15 e 16 de julho de 2019 – UNIPAMPA, Jaguarão-RS O ano de celebração dos 15 anos do CONNEABs é também um ano de severos desafios aos Núcleos de Pesquisa e Estudos Afro-Brasileiros. Em 2019, participar da construção de uma agenda de política científica para o Brasil na perspectiva negra é uma discussão que deve permanecer no horizonte estratégico de todxs. 

ABPN apoia Encontro sobre linha de cuidados de Hipertensão Arterial e Diaibete Mellitus na população negra de São Paulo

No dia 4 de julho de 2019 a história da luta contra o racismo em São Paulo será considerado um grande dia.Vivemos um período de muito pessimismo, diante de um quadro adverso para implementação de políticas para promoção da igualdade racial em governos estaduais e federal, o que ocorreu hoje em São Paulo é digno de registro. 

A ABPN e o Programa Prosseguir do Centro de Estudo das Relações do Trabalho e Desigualdade (Ceert)

A Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as - ABPN e o Programa Prosseguir do Centro de Estudo das Relações do Trabalho e Desigualdade (Ceert).O Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades (Ceert) coordena um programa para incentivar a permanência de negros na universidade, o Programa Prosseguir. 
 

Bahia recebe uma comitiva de religiosos, cineastas, intelectuais negros e universitários para a festa de Oxóssi, no Terreiro Ilê Alabaxé.

A delegação saiu do Rio, no dia 18, retornando ontem a noite (22), comandada pelo Prof. Dr. (UFRJ) Babalawô Ivanir dos Santos, o encontro foi pautado para a festa de Oxóssi, no Terreiro Ilê Alabaxé, casa do saudoso Babalorixá Edinho D Oxóssi . 

Congressos Regionais de Pesquisadores/as Negros/as (Copenes Regionais)

No dia 4 de julho de 2019 a história da luta contra o racismo em São Paulo será considerado um grande dia.Vivemos um período de muito pessimismo, diante de um quadro adverso para implementação de políticas para promoção da igualdade racial em governos estaduais e federal, o que ocorreu hoje em São Paulo é digno de registro. 

Revista da Associação Brasileira de Pesquisadores(as) Negros(as) indexada a Latindex

É com grande alegria, que informamos a Revista da ABPN foi a indexada a Latindex - Sistema Regional de Información en Línea para Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal (https://www.latindex.org/latindex/ficha?folio=27970), aumentando assim seu quadro de indexadores: http://abpnrevista.org.br/…/index.…/revistaabpn1/indexadores 

I Seminário Nacional de Políticas Afirmativas: reconhecimento, justiça e desenvolvimento

O “I Seminário Nacional de Políticas Afirmativas: reconhecimento, justiça e desenvolvimento” surge como um evento que pretende construir uma agenda propositiva para o futuro das políticas de ações afirmativas no Ensino Superior Brasileiro, a luta da universidade pública por uma educação comprometida com a diversidade de gênero, orientação sexual, de pessoas com deficiência, de populações indígenas e quilombolas.

Aula Magna para Ingressantes 2019 na Universidade Federal do ABC (UFABC)

Aula Magna para Ingressantes 2019 na Universidade Federal do ABC (UFABC)

Representatividade e silenciamentos: mulheres negras nas ciências 

Data: 27/05/2019
Horário: 14:30 às 16:30

A ABPN - Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as investe na Educação Básica

O projeto AFROCIENTISTA, em suas atividades, transforma a sala de aula em espaços de oficinas de saberes, permitindo o reconhecimento e potencialização conhecimentos em suas interfaces com a produção científica.

AFROCIENTISTA - Grupo de Estudos e Pesquisa em Políticas Públicas, História, Educação das Relações Raciais e de Gênero (GEPPHERG)

O Grupo de Estudos e Pesquisa em Políticas Públicas, História, Educação das Relações Raciais e de Gênero (GEPPHERG) em parceria com o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros – NEAB da Universidade de Brasília (UnB), a Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN), juntamente com os/as estudantes do Centro Educacional Asa Norte (CEAN) e do Instituto Federal de Brasília (IFB) realizaram em março de 2019, três encontros do projeto AFROCIENTISTA.

II ENCONTRO NACIONAL DO CONNEABs CONSÓRCIO NACIONAL DOS NEABs, NEABIs e GRUPOS CORRELATOS

O ano de celebração dos 15 anos do CONNEABs é também um ano de severos desafios aos Núcleos de Pesquisa e Estudos Afro-Brasileiros. Em 2019, participar da construção de uma agenda de política científica para o Brasil na perspectiva negra é uma discussão que deve permanecer no horizonte estratégico de todxs.
 

Reunião Extraordinária da Diretoria da Associação Brasileira de Pesquisadores(as) Negros(as)

Reunião Extraordinária da Diretoria da ABPN - gestão 2018-2020. Na Universidade de Uberlândia, fev 2019. Construindo perspectivas a pesquisa e para os pesquisadores/as negros/as.

Posse do Conselho Nacional de Políticas de Igualdade Racial (CNPIR)

Dirigentes da atual e da nova gestão da Secretaria Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), do Ministério dos Direitos Humanos (MDH), se reuniram na tarde desta quarta-feira (19) para dar boas-vindas aos novos integrantes do Conselho Nacional de Políticas de Igualdade Racial (CNPIR). A reunião contou com as presenças dos conselheiros que estão no final de sua participação e de representantes da equipe de transição do governo eleito.
 

Fórum de Prevenção e Combate à Descriminação no Trabalho / Pacto Social pela Inclusão de Estudantes Negros/as no Mercado de Trabalho

Acontece amanhã - terça (27) -, em São Paulo, a I Reunião Plenária do Fórum de Prevenção e Combate à Discriminação Racial no Trabalho que debaterá "O Papel das Universidades na Inclusão dos Jovens Negros e Negras no Mercado de Trabalho".

O fórum Ministério Público do Trabalho de São Paulo (MPT/SP), Judiciário, Defensoria Pública, entidades sindicais, entre outras instituições

Seminário: ‘’Salvador e Suas Cores 2018: Cidades da Diáspora Negra - Laços África-Brasil’

O seminário internacional ‘’Salvador e Suas Cores 2018: Cidades da Diáspora Negra - Laços África-Brasil’’, propõe-se em conectar a África ao Brasil no campo disciplinar da Arquitetura e do Urbanismo, buscando traçar paralelos entre as realidades das cidades africanas com as brasileiras.  

REUNIÃO DE ORGANIZAÇÃO III - COPENE SUDESTE

REUNIÃO DE ORGANIZAÇÃO III COPENE-SUDESTE (Congresso de Pesquisadores Negros (as) da Região Sudeste) ocorrida no NUPEM / UFRJ - Núcleo em Ecologia e Desenvolvimento Ambiental de Macaé, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Macaé, RJ nos dias 09 e 10 de fevereiro de 2019. 

A presença da ABPN , na cidade São Paulo

A presidenta da ABPN iniciou um processo de negociação, aproximação e articulação com entidades que poderão constituir em parceiros durante o atual mandado.  A Prefeitura de São Paulo tem na Secretaria de Direitos  Humanos uma possível parceria para consolidar a presença da ABPN, na maior cidade do país. Discutimos a possibilidade de realizarmos uma COPENE em São Paulo.  o que teve muito boa aceitação.
 

Roda de Conversa com o Instituto Tecnológico e Aeroespacial - ITA

Nosso cumprimento pela sua disponibilidade e especial participação na Roda de Conversa, sobre Cotas Raciais no Instituto Tecnológico Aeroespacial - ITA no dia 14 de novembro de 2018. Não poderíamos deixar de ressaltar que sua postura, conhecimento, e compromisso foram relevantes para o enriquecimento da atividade.
 

Festival Global de Povos Tradicionais – Africanos e Afro-diaspóricos

Na semana das celebrações do Dia Nacional da Consciência Negra, o Arquivo Nacional em parceria com o Laboratório de Histórias das Experiências Religiosas (LHER), o Projeto em Africanidade na Dança Educação (PADE), ambos da Universidade Federal do Rio de Janeiro, e outras instituições como o Pan African Strategic And Policy Research Group está organizando o Festival Global de Povos Tradicionais – Africanos e Afro-diaspóricos. 

Oficina de Avaliação do Projeto Afrocientista

Oficina de Avaliação do Projeto Afrocientista

Instituto Unibanco 

Anna Benite - Diretoria da ABPN

Talita Ferreira de Rezende Costa - Gestão do Projeto Afrocientista

Calrissa Alves Carneiro Bernardes - Bolsista

Luciane Dias - Luciane Ribeiro Dias Gonçalves (UFU)

Candidatura do CNPIR/MDH

O SECRETÁRIO NACIONAL DE POLÍTICAS DE PROMOÇÃO DA IGUALDADE RACIAL DO MINISTÉRIO DOS DIREITOS HUMANOS (MDH), torna pública a abertura e em seguida o resultado das inscrições e resultados relativas à seleção de entidades da sociedade civil para integrar o Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial (CNPIR) para o Biênio 2019 - 2020.
 

Acordo de Parceria para criação da Associação de Pesquisadores/as Indígenas

Acordo de Parceria para criação da Associação de Pesquisadores/as Indígenas durante o X Congresso Brasileiro de Pesquisadores/as Negros/as – X COPENE.
 

ABPN PRESENTE!

Estão abertas as inscrições para a eleição de representantes da sociedade civil para ocuparem vagas no Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial do Ministério dos Direitos Humanos para o biênio 2019/2020.

As inscrições podem ser feitas até o dia 15 de outubro de 2018 e os documentos deverão ser enviados para o e-mail eleicao.cnpir@mdh.gov.br.  

130 anos de Abolição? Resistências e Políticas Públicas de Reparação

O Seminário 130 anos de abolição? Resistências e Políticas Públicas de Reparação é um evento promovido pelo Programa de Mestrado Profissional em História da África, da Diáspora e dos Povos Indígenas - PPGMPH /UFRB e acontece no dia 14 de novembro, no auditório do prédio Leite & Alves, no CAHL - Centro de Artes, Humanidades e Letras da UFRB. O evento tem como intuito realizar três mesas interdisciplinares que discutirão os 130 anos de abolição da escravidão no Brasil.

I Seminário Nacional sobre Políticas de Educação em Saúde e Educação em Saúde da População Negra

Estão abertas, até o dia 11 de novembro, as inscrições para o I Seminário Nacional sobre Políticas de Educação em Saúde e Saúde da População Negra, que será realizado nos dias 13 e 14 de novembro, no auditório do Centro de Educação (CE) da UFPE. Interessados em inscrever trabalhos científicos e relatos de experiências têm até 5 de novembro. O evento é realizado pelo Laboratório de Gestão de Políticas Públicas do Esporte, Saúde e Lazer (Labgespp) do Departamento de Educação Física (DEF) e pelo Laboratório de Educação das Relações Étnico-Raciais (Laberer) do CE.
 

Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH)

Tenho a honra de dirigir-me a vocês, em nome da Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH), a fim de estender um convite para participar de uma reunião com a Comissão no âmbito da visita in loco ao Brasil a entre os dias 5 e 12 de novembro de 2018. O objetivo desta reunião é receber informações sobre as questões prioritárias sobre direitos humanos no Brasil.  

Convite ITA : acolhimento e acompanhamento de cotistas

Prof Cleber Vieira:

Tendo em vista que o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) está aderindo pela primeira vez ao sistema de cotas raciais em seu vestibular, e que a primeira fase do vestibular no ITA acontecerá no dia 23/11/2018, temos a expectativa que a instituição receberá 22 alunos cotistas no ano de 2019 vindo de diversas regiões do país.

IV Congresso Internacional de Direito dos Povos e Comunidades Tradicionais na Faculdade (CIDPCT) de Direito

O IV CIDPCT teve início às 19h do dia 07 de Novembro, e contou com importantes presenças para a discussão de direitos e políticas para Comunidades e Povos Tradicionais. Mediada pelo Diretor da Faculdade de Direito, Profº Júlio César Rocha, a mesa de abertura foi composta por Professores, Professoras, Representantes de instâncias da UFBA, como DCE, PROAE, e organização de estudantes negros e quilombolas.
 

Conferência discute produção do conhecimento científico

Na noite dessa terça-feira, 9/10, o Auditório Central foi palco da conferência Outra Episteme de Produção de Conhecimento Científico, ministrada pela professora da Universidade Federal de Goiás e presidente da ABPN – Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as, Anna Maria Canavarro Benite.
 

PresidentA da Associação Brasileira dos Pesquisadores/as Negros/as – ABPN na Unisinos

A pesquisados Anna Maria Canavarro Benite, professora da Universidade Federal de Goiás e presidente da ABPN, esteve na Unisinos nessa terça-feira, 09/10, para realizar uma conferência sobre a produção de conhecimento científico. Antes da palestra, a pesquisadora foi recebida pelo reitor da Unisinos, padre Marcelo Fernandes de Aquino, que lhe deu boas-vindas.  

Reunião de estabelecimento de parceria com Instituto Clima e Sociedade

O Instituto Clima e Sociedade (iCS) é uma organização filantrópica e de refinanciadores que promove prosperidade, justiça e desenvolvimento de baixo carbono no Brasil. O Instituto funciona como uma ponte entre financiadores internacionais e nacionais e parceiros locais. O iCS pertence a uma ampla rede de organizações filantrópicas dedicadas à construção de soluções para a crise climática. ​ 

IV ENNEABI

IV ENNEABI  – Encontro Nacional de Núcleos de Estudos Afro-brasileiros (NEAB), Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI) e grupos correlatos da Rede Federal de Educação Profissional Tecnológica (ENNEABI)
II RENEABI – Encontro dos Coordenadores do NEABI IF BAIANO

De 26 a 28 de setembro de 2018 em Salvador/BA.

Tema: “Educação e Diversidade Étnica”

62ª Reunião do CNPIR

O Conselho Nacional de Políticas de Igualdade Racial (CNPIR) é um órgão colegiado, de caráter consultivo e integrante da estrutura básica da SEPPIR. Sua principal missão é propor políticas de promoção da igualdade racial, com ênfase na população negra e outros segmentos raciais e étnicos da população brasileira.

PRÉMIO INTERNACIONAL DE INVESTIGAÇÃO HISTÓRICA «AGOSTINHO NETO»

PRÊMIO INTERNACIONAL DE INVESTIGAÇÃO HISTÓRICA «AGOSTINHO NETO» A Fundação Dr. António Agostinho Neto, o Instituto Afrobrasileiro de Ensino Superior representado pela Faculdade Zumbi dos Palmares e a UNESCO comunicam o resultado da 2ª edição do Prêmio Internacional de Investigação Científica «Agostinho Neto», ocorrido de 2017 a 2018.

Assinatura convênio Instituto Unibanco para o Projeto Afrocientista - Bolsas de Iniciação Científica Junior para jovens negros/as

O PROJETO AFROCIENTISTA tem por objetivo aproximar os jovens negros e negras oriundos das baixas classes socioeconômicas e com alto potencial de engajamento acadêmico e social ao ambiente acadêmico universitário.

I Seminário Nacional Políticas de Ações Afirmativas nas Universidades Brasileiras | GT 21 ANPEd | 29 a 31 de agosto

O objetivo do Seminário é apresentar uma visão panorâmica sobre as políticas afirmativas e as experiências das comissões a nível de Brasil, a partir de pesquisas sobre a temática com pesquisadores convidados do GT21 e da ABPN e membros de comissões institucionais de todas as regiões do País.

II Encontro de Avaliação da Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio considerando as Leis 10.639/2003 e 11.645/2008

Representantes: Nicea Amauro, Luciane Dias, Leandro Bulhões

 

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO CÂMARA DE EDUCAÇÃO BÁSICA

 

II Encontro de Avaliação da Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio considerando as Leis 10.639/2003 e 11.645/2008

 

​Datas: 29 e 30 de agosto de 2018

I SEMINÁRIO NACIONAL POLÍTICAS DE AÇÕES AFIRMATIVAS NAS UNIVERSIDADES BRASILEIRAS E AS EXPERIÊNCIAS DA BANCAS VERIFICADORAS DE AUTODECLARAÇÃO

OFICINA DE CAPACITAÇÃO AOS MEMBROS DE COMISSÕES/BANCAS VERIFICADORAS DE AUTODECLARAÇÃO EM ATENDIMENTO A NOVO ORIENTAÇÃO NORMATIVA N. 04 DE 06 DE ABRIL DE 2018. 

LOCAL : UFMS- CAMPO GRANDE -MS

REALIZAÇÃO GT21 ANPED-APOIO

NEAB UFGD - NEABI UFMS - DIAFF-UFMS -LEAFRO-UFRRJ- APBN

PERÍODO: 29 A 31 DE AGOSTO DE 2018.

Debate sobre a Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio

No dia 10 de agosto de 2018, na cidade de Belém, a audiência pública da região Norte prevista para debate sobre a Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio teve sua agenda cancelada. O motivo foi manifestação de estudantes, professores, dirigentes de sindicatos de professores e pesquisadores, Associações, entre outros, que batizaram o movimento de "Dia do Basta". Nesse ato, reuniram-se para protestar contra a realização da audiência unilateral que pretendia debater a nova BNCC da educação e a reforma do ensino médio.
 

Ancestralidade e Sustentabilidade da Mulher Negra na América Latina: Violência, Violação dos Direitos e Emancipação

Apresentação O Seminário é uma iniciativa da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial - SEPPIR do Ministério de Direitos Humanos – MDH em parceria da Agência Brasileira de Cooperação do Ministério das Relações Exteriores (ABC/MRE) e a Agência Brasileira de Cooperação do Ministério das Relações Exteriores (ABC/MRE) e a Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento – AECID, do Governo Reino Unido da Espanha - GRUE, por meio de Termo de Cooperação Técnica. 

CONVIDADO SBPC AFRO E INDÍGENA

Ana Beatriz Sousa Gomes (UFPI) 26/07, das 10:30 às 12:00

Conferência: Associação Brasileira de pesquisadores/as negros/as (ABPN): Luta Histórica em defesa da produção científica Afro-brasileira

Convocatória à reunião do CNPIR

Aos Senhores Conselheiros Nacionais de Promoção da Igualdade Racial

Assunto: Alteração de datas. Convocatória à reunião do CNPIR

Senhores e Senhoras Conselheiros e Conselheiras

1. Cumprimentando-os (as) cordialmente. venho informar a alteração da data da reunião mediante o Ofício-Circular nº 04/2018, em razão da falta de confirmações de presença a tempo hábil para formalização dos trâmites necessários a emissão de diárias e passagens.

2. Desta forma, convoco Vossas Senhorias para Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial - CNPIR, a ser realizada nos dias 16 de julho segunda-feira, de 09h30 às 19h30, e 17 de julho terça-feira, de 09h30 às 16:30, no SCS - Quadrra 9 - Lote C - Bloco B - Ed. Parque Cidade Corporate - Torre A - 10º andar, Brasília-DF. Os temas que compõem a pauta permanecem os mesmos. 

2. Solicito que as confirmaçõess de participacão sejam enviadas individualmente para o email cnpir@mdh.gov.br, a fim de procedermos aos trâmites necessários à emissão de passagens e diarias dentro do prazo legal, uma vez que este procedimento é submetido a avaliação da Secretaria Executiva do Ministério dos Direitos Humanos.

3. Contamos com a sua valorosa e imprescindível presenca. 

Atencosamente. 

Profa. Dra. Raquel Amorim dos Santos - ABPN em açaõ

Temos a honra de convidá-los para participar da Audiência Pública que será realizada no dia 7 de julho de 2017, sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 17h, no auditório da Reitoria da Universidade do Estado do Amazonas, localizado na Av. Djalma Batista, 3578, Flores, Manaus/AM.

 Na expectativa de contar com sua participação, comunicamos que sua inscrição requer o preenchimento de formulário eletrônico disponível no endereço cnebncc.mec.gov.br, entre os dias 19/6/2017 e 22/6/2017, mediante o código de acesso próprio, informado abaixo.

 Para outras informações, ressaltamos que o Edital de Chamamento e o Regimento das Audiências Públicas sobre a Base Nacional Comum Curricular – 2017 encontram-se à disposição dos interessados no endereço eletrônico.

cnebncc.mec.gov.br.

ABPN participará do "Simpósio Negro(a), afro-religioso(a), quilombola: racismo e intolerância religiosa no Brasil e seus reflexos no mundo do trabalho”

O simpósio vai contextualizar a questão racial e religiosa no Brasil com abordagem histórica, antropológica, sociocultural e econômico-social. Além disso, vai apresentar os desafios para a superação de estigmas raciais e religiosos com foco na população negra, afro-religiosa e quilombola e discutir sua relação entre raça, orientação religiosa e violência, sob todas as suas formas.  

IV Fórum de Neabis dá início à realização do IV Congresso de Pesquisadores/as Negros/as da Região Sul

Marcado por debates, relatos de experiências, proposições, poesia e música, o IV Fórum dos Núcleos de Estudo Afro-Brasileiros e Indígenas da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) reiterou o compromisso e o apoio institucional para a realização do IV Congresso de Pesquisadores(as) Negros(as) da Região Sul (Copene Sul). Realizado em Bagé na quarta-feira, 4, o fórum reuniu representantes dos Neabis dos dez campi da Unipampa, de outras instituições, pesquisadores e reitoria. Na agenda, a formalização a realização do evento regional em julho do próximo ano em Jaguarão.

A Revista da ABPN agora é indexada ao Google Acadêmico (Google Scholar)!

A Revista da ABPN, um periódico de acesso livre e gratuito, publicado quadrimestral pela Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as, em versão eletrônica, disponível em: http://abpnrevista.org.br/revista, agora esta indexada ao Google Acadêmico e diante de um espaço de troca de informação intensa.

Confira aqui nosso espaço na plataforma Google Acadêmico: 
https://scholar.google.com/citations

De Maré pra Maré - ABPN na UPMS

Nos dias 14 e 15 de junho, a ABPN participou da Oficina da Universidade Popular dos Movimentos Sociais - UPMS, que aconteceu no Museu da Maré, sob a temática “Os movimentos sociais e as lutas pela construção de alternativas democráticas frente às múltiplas faces de violência - MARIELLE VIVE!”. A Oficina foi resultado da parceria entre CEASM / Museu da Maré e a Universidade dos Movimentos Sociais (UPMS), idealizada pelo Prof. Boaventura.

Os discursos em torno da violência dos territórios favelados, periféricos ou populares têm colaborado para a criação de subjetividades negativas que estigmatizam suas/seus moradoras/es.

ABPN participa de encontro de avaliação da base nacional comum curricular

Representada por seus associados Profa. Dra. Luciene Dias, Profa. Dra. Anna Canavarro Benite e pelo Prof. Leandro Bulhões, a ABPN esteve presente no Encontro de Avaliação da Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio considerando as Leis 10.639/2003 e 11.645/2008, realizada no dia 21 de junho de 2018, no Conselho Estadual de Educação de Goiás, na cidade de Goiânia.

ABPN presente na reunião da Serrapilheira

​A Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as representada por sua presidenta, Profa. Dra. Anna Canavarro Benite, esteve presente na reunião da Serrapilheira  - Apoio à Pesquisa Científica no Brasil.
 

ABPN no IV CONAPIR

A Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as em conjunto com o Neab Unipampa Oliveira Silveira Bagé e Neab Furb estiveram presentes no IV CONAPIR realizado em maio na cidade de Brasília. 

45f7dd_05cde610a3f04b7c893f755137fdc323f

A ABPN convoca para luta contra a crise civilizatória

O Instituto Clima e Sociedade (iCS) é uma organização filantrópica e de refinanciadores que promove prosperidade, justiça e desenvolvimento de baixo carbono no Brasil. O Instituto funciona como uma ponte entre financiadores internacionais e nacionais e parceiros locais. O iCS pertence a uma ampla rede de organizações filantrópicas dedicadas à construção de soluções para a crise climática. ​ 

IV CONAPIR foi realizado em Brasília

Entre os dias 27 e 30 de maio de 2018 foi realizado o IV CONAPIR. A conferência foi realizada no Centro Internacional de Convenções do Brasil, localizado na cidade de Brasília. Nesta edição o evento trouxe com tema central  “Brasil na década dos afrodescentes: reconhecimento, justiça, desenvolvimento e igualdade de direitos”.

As discussões foram orientadas por quatro subtemas: Do reconhecimento dos afrodescendentes, Da garantia de justiça aos afrodescendentes, Do desenvolvimento dos afrodescendentes e Discriminação múltipla ou agravada dos afrodescendentes.

logo_padrão_(branca).png

MPT-SP lança pacto pela inclusão de jovens negras e negros no mercado de trabalho

O Ministério Público do Trabalho de São Paulo apresenta no próximo dia 21 de junho o Pacto pela Inclusão Social de Jovens Negras e Negros no Mercado de Trabalho de São Paulo, o documento foi pela Coordigualdade (Coordenadoria Nacional de Promoção de Igualdade de Oportunidade e Eliminação da Discriminação no Trabalho) do MPT em conjunto com instituições e entidades dos movimentos negros, entre elas, a Associação Brasileira de Pesquisadores Negros – ABPN; Instituto Sindical Interamericano pela Igualdade Racional; Comissão da Igualdade Racial da OAB/SP;  Uneafro; Educafro; Instituto Rumo Inclusão; Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania; Banco Interamericano de Desenvolvimento; Badu Consultoria e o Comitê de Igualdade Racial do Grupo Mulheres do Brasil.

ABPN fez parte de ato realizado no Acampamento Lula Livre

No dia 18 de maio a ABPN esteve no Acampamento Lula livre para compor o ato povo negro com Lula e deixar o seu apoio ao nosso ex presidente Luis Inacio Lula da Silva. Estiveram presentes no ato a associada Georgina Lima, Paulo Vinicius Baptista da Silva, Marlini Dornelles. Confira as fotos do ato clicando no botão abaixo.

51834272_2290898187627305_24521410797596

ABPN propõe estabelecimento de normas de Condutas em Bancas de Verificação

A Associação Brasileira dos Pesquisadores/as Negros/as esteve presente no I Encontro de Gestores de Verificação de Autodeclação para Concorrentes às Vagas para PPI/PCD, promovido pela Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissionalizante a UFPR, por meio da sua Coordenação de Estudos e Pesquisas Inovadoras na Graduação (CEPIGRAD) e do seu Núcleo de Concursos (NC). O evento ocorreu nos dias 17 e 18 de maio de 2017, nas instalações da UFPR, contou com a presença de mais de duas dezenas de instituições (universidades e IFET ́s).

Profa. Dra. Alessandra Pio representa ABPN em evento

Nossos agradecimentos a Profa. Dra. Alessandra Pio Silva por representar a Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as na American Education Research Network durante a realização do Meeting of Education Research Associations in the Americas,

Capturar.png

IX Seminário Nacional Sociologia & Política

Em sua IX edição, o Seminário Nacional Sociologia & Política promovido por discentes e docentes do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Paraná abrange o tema Desenvolvimento e Justiça Social: perspectivas da sociologia no século XXI.

Inauguração Nupra

O Ato de Inauguração do Nupra – Núcleo de Pesquisa de Relações Raciais, Ciência e Tecnologia, acontece no dia 17 de maio de 2018, no Auditório do Setor de Tecnologia do Centro Politécnico da Universidade Federal do Paraná.

Durante o evento acontece Mesa Redonda que traz a temática “Ações Afirmativas e contribuições para a Ciência e Tecnologia dos estudantes negros”, bem como a palestra da Prof. Anna Maria Canavarro Benite, presidenta da ABPN e assessora da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás, com o tema “Contribuição dos povo africano e afrodescendentes no desenvolvimento tecnológico como um todo e no Brasil.” Clique no botão abaixo e veja a programação completa.

reuniaocppir.jpg

Reunião da CPPIR traz alternativas para consolidação das políticas afirmativas

Em reunião realizada na última sexta-feira, 20, no Instituto Federal de Goiás (IFG) – Câmpus Goiânia Oeste, a Comissão Permanente de Políticas da Promoção da Igualdade Étnico-racial (CPPIR) do Instituto Federal de Goiás (IFG) tratou de importantes questões, como as propostas elaboradas para o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI – 2018-2022) e a retomada dos grupos de trabalho de Ensino, Pesquisa, Extensão e Desenvolvimento Institucional. 
 

ABPN e Comissão Organizadora do X COPENE buscam parceria

A Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN), e a Comissão Organizadora do X Congresso Brasileiro de Pesquisadores/as Negros/as (X COPENE), evento científico que terá lugar na Universidade Federal de Uberlândia (UFU), entre os dias 12 á 17 de outubro de 2018, com o título “(Re)existência Intelectual Negra e Ancestral – 18 anos de enfrentamento, está com agenda de visitas em diversas instituições e órgãos em Brasília, buscando firmar termos de cooperação para concretização do mesmo. 

51834272_2290898187627305_24521410797596

ABPN abre inscrições para nova diretoria da instituição

Estão abertas as inscrições para a escolha da nova Diretoria da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as, gestão 2018/2020. As chapas concorrentes ao pleito deverão ser compostas por: presidente, secretário executivo, diretor de relações institucionais, diretor de relações internacionais e direção das áreas acadêmicas.

Podem inscrever e ou participar de uma chapa os associados da ABPN que estiverem em dia com a anuidade de 2018. As chapas concorrentes à eleição da Diretoria deverão fazer sua inscrição junto à Comissão Eleitoral, por meio do e-mail comissaoeleitoral.abpn@gmail.com, de acordo com o cronograma previsto no edital. Para acessar o edital na íntegra clique na foto.

Curso de Extensão - Arquitetura e Urbanismo

Entre os dias 9 e 13 de abril de 2018 acontece o Curso de Extensão – Urbanismo Africano: 6.000 anos construindo cidades - Prof. Dr. Henrique Cunha da UFC/ABPN. O curso faz parte das atividades da disciplina ARQB29TEAU Cidades Africanas: Arquitetura e Urbanismo Contemporânea em África do Prof. Fábio Velame.

O curso acontece na Faculdade de Arquitetura da UFBA – Auditório Mastaba, das 18:30 às 21:30, serão disponibilizadas 50 vagas e as inscrições deverão ser realizadas na Secretaria da FAUFBA das 8 às 20 horas. Mais informações pelo e-mail velame.fabio@gmail.com.

logo_padrão_(branca).png

MPT-SP lança pacto pela inclusão de jovens negras e negros no mercado de trabalho

O Ministério Público do Trabalho de São Paulo apresenta no próximo dia 21 de junho o Pacto pela Inclusão Social de Jovens Negras e Negros no Mercado de Trabalho de São Paulo, o documento foi pela Coordigualdade (Coordenadoria Nacional de Promoção de Igualdade de Oportunidade e Eliminação da Discriminação no Trabalho) do MPT em conjunto com instituições e entidades dos movimentos negros, entre elas, a Associação Brasileira de Pesquisadores Negros – ABPN; Instituto Sindical Interamericano pela Igualdade Racional; Comissão da Igualdade Racial da OAB/SP;  Uneafro; Educafro; Instituto Rumo Inclusão; Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania; Banco Interamericano de Desenvolvimento; Badu Consultoria e o Comitê de Igualdade Racial do Grupo Mulheres do Brasil.

neabi-mocinha-logo2-300x172-1.jpg

Convite para reunião preparativa para o IV Congresso de Pesquisadores Negros da Região Sul

A coordenação do IV Congresso de Pesquisadores Negros da Região Sul, em parceria com o Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, convida a todos para a terceira reunião preparativa ao COPENE que ocorrerá entre os dias 16 a 19 de julho de 2019 na Unipampa, campus Jaguarão. A reunião está marcada para o dia 12 de abril, quinta-feira, às 14h, no Auditório da FACED/UFRGS, Avenida Paulo da Gama, s/nº, sala 102, campus Central.

download (7).jpg

Profa. Dra. Nilma Lino Gomes lança livro no Fórum Social Mundial

O Movimento Negro Educador - livro lançado pela intelectual e ativista Profa. Dra. Nilma Lino Gomes deu o mote certeiro para a para a sistematização e organização da ação pensante e aquilombada do Coletivo Luiza Bairros para além do Fórum Social Mundial.
Na mesa, orgulho de estar ladeada pelas irmãs Tatiana Emilia Dias Gomes, Lindinalva Barbosa, Niceia Amaro, Nilma Lino Gomes e Maria Dolores Rodriguez.

Em Homenagem a Marielle Franco!!!!!!

Prof. Dr. Lourenço Cardoso realiza minicuros

Nos dias 28 e 29 de março de 2018 o Prof. Dr. Lourenço Cardoso, membro da ABPN ligado a área Branquidade e Branquitude realizada o minicurso “Branquitude: uma discussão teórica a respeito da identidade branca e outros termos como brancura, branquitude e branco”.

O evento acontece no Campus dos Palmares – UNILAB e as vagas são limitada. Os interessados podem fazer sua  inscrições  pelo email reapodere@unilab.edu.br,  com nome, escolaridade, instituição, raça (etnia) e carta de intenção explicando suas motivações para participar do minicurso.

LOGO.png

Fórum Alternativo Mundial da Água (FAMA) 2018

O Grupo de Pesquisa Historicidade do Estado, Direito e Direitos Humanos (GPhDDH) da Universidade Federal da Bahia (UFBA), em parceria, com a Revista da Associação Brasileira de Pesquisadores (as) Negros (as) (ABPN), realizam durante o Fórum Alternativo Mundial da Água – FAMA,  RODA DE DIÁLOGO: ESPAÇO, ÁGUAS E TERRITÓRIOS: UMA ANÁLISE SOCIOESPACIAl.

O evento acontece no dia 18 de março de 2018, das 9 às 12 horas no Anfiteatro 7 da Universidade de Brasília.

Abertas inscrições para o III Curso de Formação para Educação das Relações Étnico-raciais

Estão abertas as inscrição para o III Curso de Formação para Educação das Relações Étnico-raciais: Dimensões da Cultura Afro-brasileira. As vagas são ofertadas pelo NEABI IFRJ Nilópolis em parceria com a Casa da Mulher Nilopolitana. O curso será realizado na Casa da Mulher Nilopolitana (Rua Antônio João de Mendonça 65, Centro Nilópolis) às quartas-feiras, a partir do dia 21 de março, das 13h30 às 17h30.

51834272_2290898187627305_24521410797596

ABPN no Fórum Social Mundial 2018

No dia 14 de março a ABPN esteve presente na abertura do Fórum Social Mundial 2018 que aconteceu na cidade de Salvador. Além da ABPN, estavam presentes a ONG Dandara no Cerrado, Convergência Negra e ONG Casa Laudenila. 
 

II Encontro Maranhense sobre Gênero, Educação e Sexualidade

Acontece entre os dias 20 e 23 de março de 2018 o II Encontro Maranhense sobre Gênero, Educação e Sexualidade, que trás como tema “Diferenças de Gênero e Sexualidade na Educação: estudos, pesquisas e intervenções” O evento acontece na Universidade Federal do Maranhão, no Centro Pedagógico Paulo Freire e é uma realização do MafroEduc.  Clique no botão abaixo e faça sua inscrição. 

MafroEduc realiza colóquio

O I Colóquio de Pesquisadores/as das Epistemologias Étnico-Raciais e de Gênero da Educação acontece entre os dias 19 e 20 de março de 2018 e trás como tema “Vozes Epistêmicas e Saberes Plurais na Educação”. O evento acontece na Universidade Federal do Maranhão, no Centro Pedagógico Paulo Freire e é uma realização do MafroEduc.  Clique no botão abaixo e faça sua inscrição.

IPEAFRO realiza Fórum Social Mundial

O IPEAFRO – Instituto de Pesquisas e Estudos Afro-Brasileiros realiza entre os dias 14 e 16 de março o Fórum Social Mundial 2018. Durante o evento serão realizadas: performances, debates, slam de poesia, exibição de filme e o lançamento do livro “Genocídio do Negro Brasileiro” e a biografia ilustrada de Abdias Nascimento publicada pelo Senado Federal. Em breve mais informações.

logo_padrão_(branca).png

Coordenador do Copene Sudeste explica sobre novo mecanismo de controle de contas adotado pela UFMG

O Pró-Reitor Adjunto de Assuntos Estudantis da UFMG e Coordenador do Copene Sudeste Prof. Rodrigo Ednilson  concede entrevista para o programa Bom Dia Minas onde explica um pouco sobre  o aprimoramento dos mecanismos de auto declaração adotados pela Universidade Federal de Minas Gerais. Clique abaixo e assista a entrevista na íntegra.

51834272_2290898187627305_24521410797596

ABPN presente no África Brasil 2017

A Profa. Dra. Ana Beatriz Sousa Gomes, diretora de Relações Internacionais da ABPN, esteve presente no evento África Brasil, onde aconteceram simultaneamente o V Encontro Internacional de Literaturas, Histórias e Culturas Afro-Brasileiras e Africanas da UESPI; I Encontro Internacional de Culturas Afrodescendentes e Indígenas da América Latina e Caribe; VII Colóquio de Literatura Afro-Brasileira  e Africana e o IV Salão do Livro Literário da UESPI. O evento aconteceu entre os dias 22 e 24 de novembro de 2017, na Universidade Estadual do Piauí, Campus Peta Torquato Neto, Teresina - PI.

I seminario curriculo formacao etnico.jp

I Cartografando Resistências no Pará

Acontece no dia 23 de novembro de 2017 o I Seminário sobre Currículo, Formação de Professores e Relações Étnico Raciais em Perspectivas Descoloniais e o I Cartografando resistências no Pará: histórias, tradições, memórias e identidades. O evento acontece no Auditório Campus Bragança Maria Lúcia Medeiros – UFPA e uma realização da UFPA, ABPN, FACED, Núcleo Gera e Prefeitura de Bragança.

Semana: Isto é coisa de preto: consciência e luta!

O Neab Niehlafro em conjunto com o Observatório dos Direitos da População Negra realizam nos dias 21 e 22 de novembro de 2017 a Semana – Isto é coisa de preto: consciência e luta!. O evento acontece no auditório da UEMG – Unidade Ibirité, onde a cientista política Diva Moreira e a jornalista Etiene Martins realização palestras

NOVEMBRO-NEGRO1.jpg

UFPR realiza eventos durante o Mês da Consciência Negra

No dia 30 de novembro de 2017, a partir das 19 horas, no prédio da Reitoria da UFPR,  acontece a Mesa de Apresentação e Avaliação das Bancas de Auto Declaração Raça e Cor com a comunidade, o evento faz parte da programação do Mês da Consciência Negra realizada pela a Universidade Federal do Paraná.

filhosdezumbi.png

Centro Acadêmico realiza evento em comemoração ao mês da Consciência Negra

O Caxxia - Centro Acadêmico XXI de Abril, o Coletivo Sujeitos e alunos da Engenharia” realizam no dia 13 de novembro de 2017,  às 19 horas, o evento Mês da Consciência Negra: os filhos de Zumbi na Universidade, que acontece na Universidade Federal de Goiás, Câmpus Colemar Natal e Silva – Câmpus I.

O evento tem como proposta abordar as dificuldades do negro na Universidade e, principalmente, nas três faculdades que serão sede dos debates, já que são tradicionalmente branca e elitista. Entrada gratuita e emissão de certificados.

51834272_2290898187627305_24521410797596

Coordenador do Conneabs participa do III Encontro de Núcleos de Estudos Afro-brasileiros

O Coordenador do Conneabs, Adilson Pereira dos Santos esteve presente no III Encontro de Núcleos de Estudos Afro-brasileiros - NEAB, Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI) e grupos correlatos da Rede Federal de Educação Profissional Tecnológica (III ENNEABI) realizado no Instituto Federal Fluminense,  na cidade de Campos dos Goytacazes, nos dias 7, 8 e 9 de novembro de 2017. 
 

ABPN presente na I Jornada do IFSP

A Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as, foi representada pela Prof. Dra. Nicea Amauro, esteve presente a I Jornada IFSP, que reuniu os três maiores congresso realizados pelo IFSP (Conecept,  Conemac e Conict). Muito bom fazer parte, obrigada pelo convite. 

ABPN e UFRB fortalecendo os Núcleos de Estudos Afro-brasileiros

O Prof. Dr. João Natel Pollonio Machado, reitor da Universidade de Blumenal – UFRB, recebeu representantes da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as, momento em que foram discutidas ações para o fortalecimento da luta antirracista em Núcleos de Estudos Afro-brasileiros no sul do País.

ABPN no Seminário sobre Racismo no Mundo do Trabalho

A Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as, representada pelo Prof. Dr. Cleber Vieira, coordenador do NEAB DA UNIFESP, onde apresentou painel no Seminário Racismo no Mundo do Trabalho. Agradecemos a organização do evento pelo convite e confiança.

senegra2017.jpg

ABPN presente do VI Sernegra 2017

Representada por nosso coordenador consórcio Prof. Adilson Pereira dos Santos, Associação de Pesquisadores/as Negros/as está presente no VI SERNEGRA 2017, evento que acontece entre os dias 9 e 11 de novembro de 2017 no IFSC – Câmpus Gaspar – SC.

Para mais informações visite o site do evento.

images (1).jpg

Diretora de Relações Internacionais da ABPN participa de Mesa Redonda

A Profa. Ana Beatriz Souza Gomes, diretora de Relações Internacionais da ABPN, participa no dia 9 de novembro do XXIII Simpósio de Estudos e Pesquisas da Faculdade de Educação da UFG, onde compõe a Mesa Redonda – NEAD. O evento acontece na Faculdade de Educação – Miniauditório/FE das 14 às 18 horas.