appetizer recipes

nasi goreng

kue kering

resep kue

jadwal kereta api

jadwal liga champion

cara menghilangkan bekas jerawat

jenis anjing

Últimas notícias

Novo curso de graduação "Estudos Africanos e afro-brasileiros" será implantado na UFMA

Foto Novo curso de graduação, "Estudos Africanos e afro-brasileiros" será implantado na UFMA

A Universidade Federal do Maranhão vai oferecer, a partir do próximo semestre, no Campus de São Luís o curso de graduação Licenciatura Interdisciplinar em Estudos Africanos e Afro-brasileiros, o primeiro no país. Já neste semestre fará seletivo especial para o preenchimento de 40 vagas no turno noturno. A partir do próximo semestre será mais uma das opções de graduações a serem ofertadas por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

Segundo o professor Carlos Benedito Rodrigues da Silva, a proposta do curso resulta de uma discussão da obrigatoriedade do ensino de história e cultura africana no sistema educacional brasileiro. “Nós nos deparamos, ao longo deste processo, tanto com uma certa resistência na aplicação da lei quanto com uma argumentação de que  não existem pessoas qualificadas para trabalhar com estes conteúdos. Por isso, foram feitos através dos núcleos de estudos afro-brasileiros de várias universidades do país alguns cursos de formação a nível de especialização, curso a distância, mas que ainda não preenchem esta lacuna”, afirma.

Carlos Benedito diz ainda que, além de ser a primeira licenciatura presencial no Brasil que aborda esta temática, no cenário maranhense sua implantação se torna ainda mais importante pelo processo histórico do Estado. “O Maranhão é o terceiro estado brasileiro com percentual de população negra, de uma diversidade cultural muito grande herdada do continente africano, como do ponto de vista da religiosidade, da musicalidade, entre outros”, aponta.

O processo seletivo para os candidatos que desejarem concorrer a uma vaga será realizado em uma única fase, por meio de uma prova objetiva contendo 40 questões. O conteúdo programático é o mesmo utilizado no ENEM. Poderão candidatar-se todos que possuam certificado de conclusão de ensino médio ou equivalente, até a data de realização da matrícula.

As vagas serão distribuídas em três categorias: ampla concorrência, pessoa com deficiência e escola pública. A inscrição será efetuada somente via Internet, no período de 02 a 16 de março de 2015, com os procedimentos seguintes: acessar o endereço eletrônico concursos.ufma.br e preencher o requerimento, depois o candidato deverá Imprimir o boleto bancário e efetuar o pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$ 50,00 (cinquenta reais) até o dia 17 de março próximo, em qualquer estabelecimento bancário.

A divulgação do deferimento de inscrição do candidato estará disponível no endereço eletrônico concursos.ufma.br, a partir do dia 25 de março. As provas terão início às 9h do dia 19 de abril, com duração de 4 horas, em horário e local a ser divulgado posteriormente no portal da Universidade, a partir do dia 6 de abril.

Para mais informações confira o edital.

Rede de Mulheres Negras da Bahia realiza oficina de elaboração de projetos para organizações de mulheres negras

No próximo domingo, 01 de março, a Rede de Mulheres Negras da Bahia realizará oficina de elaboração de projetos com lideranças do movimento de mulheres negras da Bahia.  A oficina acontecerá das 8h às 17h, no auditório do Sindicato dos Trabalhadores da Previdência Social da Bahia (Sindiprev/Ba), localizado na Rua Engenheiro Silva e Lima, nº 04, no bairro de Nazaré.

O objetivo da formação é garantir o fortalecimento institucional das organizações de mulheres negras e contribuir para mobilização de recursos direcionados ao movimento de mulheres negras. A formação também  irá trabalhar com foco na apresentação de editais locais, estaduais e nacionais, que apontam recursos para ações e atividades relacionada a agenda política das mulheres negras.  Para participar basta enviar email para o Odara – Instituto da Mulher Negra (O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ).

FCBB abre inscrições para curso de inglês no Centro de Referência da Cultura Negra

A Fundação Calmon Barreto, através do Centro de Referência da Cultura Negra, iniciará curso de Inglês no próximo dia 16 de março de 2015. O curso é gratuito e tem como objetivo proporcionar ao aluno de escola pública oportunidade de uma formação linguística moderna e de qualidade.

O curso funcionará no período da tarde, de segunda a quinta. Serão abertas seis turmas com 10 alunos cada, sendo três turmas às segundas e quartas e outras três turmas às terças e quintas. O curso é voltado para alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e alunos do Ensino Médio de escolas públicas.

Os interessados devem se inscrever no Centro de Referência da Cultura Negra de Araxá (Minas Gerais) entre os dias 1ª e 13 de março, no período da tarde, das 13 às 17h.

Cursos gratuitos: 1600 vagas na Superintendência de Igualdade Racial

A Superintendência de Igualdade Racial (SIR), da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima de Campos, prorrogou até o dia 30 de março, as inscrições para os cursos preparatórios de Inglês, Espanhol e do Primeiro Emprego. Ao todo são oferecidas 1.600 vagas. Deste total, 500 são para o Pré-Vest, que tem como objetivo preparar jovens e adultos para a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e para os vestibulares em universidades públicas.

As aulas do Pré-Vest serão ministradas nos turnos da manhã e da noite. Para o Pré-IFF são 400 vagas. As aulas terão início em agosto e serão ministradas nos turnos da manhã, tarde e noite. Este é um curso preparatório para o ingresso no Instituto Federal Fluminense (IFF).

Para o curso de Espanhol são 200 vagas e para o de Inglês, 400 vagas, para jovens com idade mínima de 16 anos, que tenham completado o Ensino Fundamental ou estejam cursando o 9º ano. Já o Primeiro Emprego, com 100 vagas, está voltado para preparar jovens para enfrentar a seleção para o primeiro emprego. No curso, os alunos receberão noções de como preparar currículos. O interessado tem que ter idade mínima de 16 anos. As aulas destes dois cursos e do Pré-Vest começam em abril.

Segundo a diretora de Curso, Elienay Rodrigues, para todos os cursos os interessados devem apresentar uma foto 3x4, cópias do CPF e da carteira de identidade, titulo de eleitor, comprovantes de residência e escolaridade. As inscrições podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, na Superintendência de Igualdade Racial, localizada na Rua Comendador Jose Francisco Sanguedo, 129, Centro, antiga Rua Aquidaban, esquina com a Rua Marechal Floriano. 

Copene

Saiba mais sobre os eventos do COPENE.

 

Leia mais...

NEAB

A rede nacional de NEABs ou chamada Consórcio de NEABs e a ABPN sugiram da mesma conjuntura histórica,

Leia mais...

Catálogos

Conheça os catálogos da ABPN organizados em produções acerca da temática

Leia mais...

Relatórios