appetizer recipes

nasi goreng

kue kering

resep kue

jadwal kereta api

jadwal liga champion

cara menghilangkan bekas jerawat

jenis anjing

Últimas notícias

I Congresso de Pesquisadoras/es Negras/os da Região Sudeste - COPENE SUDESTE iniciará na próxima semana

O I Congresso Brasileiro de Pesquisadoras/es Negras/os da Região Sudeste, com sede na Cidade do Nova Iguaçu - RJ, tem como tema geral “Os NEABs no cenário educacional contemporâneo: relações e interseções identitárias” e debaterá as responsabilidades políticas e científicas que devem assumir os Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros e Grupos correlatos nos processos de formação de pesquisadoras/es negras/os e de professoras/es, de produção/difusão de conhecimentos, conteúdos, métodos e tecnologias para educação das relações étnico-raciais, bem como articulações, estratégias e de projetos para o fortalecimento desses coletivos de pesquisa e extensão no interior das instituições que pertencem e na sociedade. 

O objetivo geral é promover reflexões críticas sobre a produção acadêmica e os desafios dos Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros e Grupos Correlatos.

O Copene Sudeste irá acontecer na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – UFRRJ, Campus - Nova Iguaçu/Instituto Multidisciplinar entre os dias 06 a 08 de agosto de 2015.

Os inscritos, apresentadores de trabalho, podem efetuar o pagamento da inscrição até o dia 05 de agosto, conforme prorrogação.

Confira a programação do evento AQUI!

 Acompanhe o evento no SITE e FACEBOOK 

Inscrições abertas para o II CONGEAfro

Organizado pelo Núcleo de Estudos RODA GRIÔ–GEAfro: Gênero, educação e afrodescendência da Universidade Federal do Piauí (UFPI) o II Congresso sobre gênero, educação e afrodescendência (CONGEAFRO) será realizado entre os dias 04 a 06 de novembro de 2015, como objetivo de congregar e fortalecer laços entre pesquisadores/as, estudantes, militantes sociais, que tratam da problemática racial, direta ou indiretamente, ou se identifiquem com os problemas que afetam a população afrodescendente e, principalmente, estejam interessados em seu equacionamento não apenas teórico, mas estrutural.

Com o tema "Orgulho de Ser Afrodescendente: Lugares e Identidades"o evento busca ser um espaço, entre lugares, capaz de ajudar congregar diversas/os pesquisadoras/es, estudiosas/os  interessadas/os em pesquisas acadêmicas em temas pertinentes à construção e ampliação do conhecimento humano e outras/os pesquisadoras/res comprometidas/os com temas de interesse das populações afrodescendentes no Brasil, da África e de outras Diásporas. 

As inscrições para envio de resumos e trabalhos completos para apresentação de Comunicações Orais e Pôsteres; e desenvolvimento de Minicursos estarão abertas até o dia 31 de agosto.

Inscrições e mais informações no site do evento, acesse aqui!

 

ABPN participa do II Copene Sul e cria a Asociación de Investigadores/as Negros/as de América Latina y el Caribe

Entre os dias 21 a 24 de Julho, ocorreu na sede da Universidade Federal do Paraná em Curitiba o II Congresso Brasileiro de Pesquisadores/as Negros/as – Copene Sul, organizado pelo Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da UFPR, Universidade Federal do Paraná – UFPR e a Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as, que contou com a realização de conferências, mesas redondas, minicursos, workshops, reuniões e sessões de comunicação oral que discutiram sobre temas de interesse das populações negras no Brasil. 

  

Imagen: https://www.facebook.com/IICopeneSul/

Destaques

Encontro de NEAB’s

No primeiro dia do evento, realizou-se uma reunião com representantes de Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros vinculados as Instituições de Ensino Superior de toda a Região Sul. Estiveram presentes 14 Neab’s que discutiram a situação dos seus Núcleos e do Programa de Ações Afirmativas em suas instituições. Enquanto articulação, discutiu-se ações para a permanência dos estudantes cotistas nos cursos de graduação, fortalecimento e ampliação do programa pensando a pós graduação, bem como o empoderamento e fortalecimento institucional dos NEAB’s.

Asociación de Investigadores/as Negros/as de América Latina y el Caribe

Na assembleia da que ocorreu no dia 23 foram expostos relatos e articulações sobre as reuniões organizativas que ocorreram durante o evento. Além disso, a ABPN anunciou a criação da Asociación de Investigadores/as Negros/as de América Latina y el Caribe fundada conjuntamente por pesquisadores negros brasileiros, colombianos e argentinos presentes no evento. 

A associação foi criada com o intuído de estabelecer um espaço de diálogo, coordenação e cooperação entre os diferentes atores acadêmicos, centros de pesquisa, universidades e seus docentes focado na promoção dos Direitos Humanos da população negra na América Latina e no Caribe. 

III Copene Sul

Na mesma Assembleia, votou-se para a escolha da sede do III Copene Sul, que ficou a cargo da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, em nome da pessoa Dra. Joana Celia dos Passos. A professora, ao apresentar a proposta em assembleia, destacou que o evento permitirá a UFSC debater as questões em torno da cidadania da população negra do Sul e aglutinará discussões que fomentarão a criação de um NEAB na IES. 

Seminário da Área de Educação da ABPN

Coordenado pelo presidente da ABPN, Dr. Paulino Francisco Cardoso, pela Diretora de Relações Institucionais da ABPN, Dra. Renísia Cristina Garcia Filice e pelo presidente do II Copene Sul,Dr. PauloVinicius Baptista da Silva realizou-se o Seminário da Área de Educação da ABPN, ultima atividade do evento.

Durante o seminário, educadores e intelectuais negros vinculados a NEAB’s expuseram as atividades realizadas por seus núcleos no que tange as ações relacionadas a educação das populações negras e formação de professores/as tendo em vista a Lei 10.639/03, articulando ao final, um grupo de trabalho da área da educação responsável por dar encaminhamentos gerais para o fortalecimento da área da ABPN e seus pesquisadores.

Confira as fotos no Facebook oficial do evento!

Resultado da Votação eletrônica para o IX Congresso Brasileiro de Pesquisadores/as Negros/as - COPENE 2016

A Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as informa a seus associados e suas associadas que a proposta vencedora da votação eletrônica para escolha da sede do IX Congresso Brasileiro de Pesquisadores/as Negros/as - COPENE 2016, conforme seu edital, foi a proposta de nº1, da propositante Dra. Maria José de Jesus Alves Cordeiro do Centro de Estudos, Pesquisa e Extensão em Educação, Gênero, Raça e Etnia – CEPEGERE da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – UEMS.

A proposta recebeu o total de 21 votos, contra 13 da proposta de n°2. 

A ABPN agradece a participação de todas e todos durante todo o processo do edital e deseja um ótimo trabalho a proponente da sede vencedora!

PROPOSTA VENCEDORA

Propositor: Profa. Dra. Maria José de Jesus Alves Cordeiro (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – UEMS), coordenadora do Centro de Estudos, Pesquisa e Extensão em Educação, Gênero, Raça e Etnia – CEPEGERE/UEMS.

Tema do evento: NOVAS FRONTEIRAS DA INTOLERÂNCIA RACIAL: VELHAS PRÁTICAS DE DISCRIMINAÇÃO E NOVOS ESPAÇOS – UNIVERSO WEB

Objetivo Geral: Propiciar debate e reflexão sobre o uso do universo web como espaço de disseminação de velhas práticas de intolerância racial e as políticas públicas de combate.

Objetivos Específicos: Divulgar pesquisas acadêmicas relacionadas ao tema e pertinentes à construção e ampliação do conhecimento humano, realizadas por intelectuais negros(as) e outros pesquisadores; Fortalecer os grupos de pesquisa, os NEABs e estudos sobre os interesses das populações negras no Brasil, África e Diáspora; Envolver docentes e discentes dos cursos de graduação das instituições de educação superior do estado de Mato Grosso do sul e do Brasil em torno da discussão sobre desafios e perspectivas na educação das relações étnico-raciais; Propiciar oportunidade de formação continuada para os professores da Educação Básica de Dourados e municípios da região;

Proposta de data: De 19 a 23 de julho de 2016.

Orientações para Votação para o IX Congresso Brasileiro de Pesquisadores/as Negros/as - COPENE 2016

Prezados associados e prezadas associadas, abaixo, algumas orientações para quem se encontra com dificuldades para realizar a votação referente a escolha da sede do IX Congresso Brasileiro de Pesquisadores/as Negros/as. 

1) Não tem cadastro? Clique aqui!

2) Tem cadastro, mas esqueceu sua senha? Clique aqui!

3) Realizou o cadastro mas se encontra bloqueado? Aguarde o desbloqueio do administrador do sistema para então efetivar a votação ou encaminhe um e-mail para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

4) Algum problema fora das orientações? encaminhe um e-mail para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

CLIQUE AQUI PARA VOTAR!

A votação irá encerrar no dia 26 de Julho. Lembrando que o voto será computado apenas uma vez.

Alguns associados e associadas estão solicitando desbloqueio sem estar quite com a anuidade de 2015 da associação, lembrando que o Edital permite a participação de associados e associadas que estiverem quites com a anuidade de 2015 da ABPN. 

CLIQUE AQUI PARA REALIZAR O PAGAMENTO DA ANUIDADE DE 2015 DA ABPN

Solicitamos a todos/as que realizem seu cadastro com antecedência, pois após o cadastro é necessário aguardar a liberação do administrador do sistema para então efetivar a votação. Em caso de dúvidas, estamos à disposição (www.abpn.org.br).

 

Copene

Saiba mais sobre os eventos do COPENE.

 

Leia mais...

NEAB

A rede nacional de NEABs ou chamada Consórcio de NEABs e a ABPN sugiram da mesma conjuntura histórica,

Leia mais...

Catálogos

Conheça os catálogos da ABPN organizados em produções acerca da temática

Leia mais...

Relatórios