Vinaora Nivo Slider 3.xVinaora Nivo Slider 3.x

Últimas notícias

Moção de Apoio às Universidades Estaduais do Rio de Janeiro e à FAETEC

MOÇÃO | 25 DE JANEIRO DE 2017 | DOURADOS, MS

A Associação Brasileira de Pesquisadores(as) Negros(as) – ABPN, que congrega pesquisadores negros de todo país e o Consórcio dos Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros – CONNEAB’s, atualmente com 156 NEAB’s, reunida no IX Congresso Brasileiro de pesquisadores(as) Negros(as) – COPENE, na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, em Dourados apoia a luta pela defesa das universidades públicas estaduais do Estadodo Rio de Janeiro – Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), Universidade Estadual da Zona Oeste do Rio de Janeiro (UEZO) e FAETEC – Fundação de Apoio a Escola Técnica, instituição pública fluminense de ensino médio, superior e técnico profissionalizante.

A crise do governo estadual do Rio de Janeiro tem submetido as universidades à situação de extrema precariedade: atraso do pagamento de salário dos(as) servidores(as) e bolsas para estudantes de graduação e pós-graduação, não repasse da verba de custeio para o funcionamento de suas atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão, ameaças da manutenção e continuidade do ensino público, gratuito e de qualidade.

Cabe ressaltar a importância das universidades estaduais e da FAETEC do Rio de Janeiro no cenário local, nacional e internacional constatado por meio da produção acadêmica de qualidade e do compromisso social com a implantação das políticas de ação afirmativa que garantem o ingresso dos grupos populacionais sub-representados no ensino superior.

Anna M. Canavarro Benite

Presidenta da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as

Moção de Apoio às Políticas de Ação Afirmativa na UEL

MOÇÃO | 25 DE JANEIRO DE 2017 | DOURADOS, MS

A Associação Brasileira de Pesquisadores(as) Negros(as) – ABPN, que congrega pesquisadores negros de todo país e o Consórcio dos Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros – CONNEAB’s,atualmente com 156 NEAB’s, reunido no IX Congresso Brasileiro de Pesquisadores(as) Negros(as) – COPENE, na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, em Dourados apoia a continuidade das Políticas de Ação Afirmativa, com o corte racial, em desenvolvimento na Universidade Estadual de Londrina, desde 2004 e, atualmente em processo de avaliação.

Cabe destacar a importância destas políticas, bem como de sua continuidade para democratização do acesso dos grupos historicamente excluídos do ensino superior e sub-representados no sistema de ensino nacional, especialmente os(as) negros(as) e os indígenas.

A UEL tem se destacado no conjunto de instituições que vem modificando o cenário do ensino superior destinando parte de suas vagas para o acesso aos estudantes negros e indígenas.

Diante do compromisso da Universidade Estadual de Londrina com a democratização do acesso espera-se que a continuidade das referidas políticas.

Anna M. Canavarro Benite

Presidenta da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as

Resultado da apuração de votos - Eleição da ABPN (Biênio 2016-2018)

A Comissão Eleitoral do processo eletivo de escolha da Direção Biênio 2016-2018 da ABPN traz a público o resultado do escrutínio realizado online nos dias 07 e 08 de dezembro de 2016, conforme edital para este fim, lançado no site da Associação Brasileira de Pesquisadores(as) Negros(as):

Quantidade de sócios votantes: 126 (cento e vinte e seis)
Quantidade de votos em branco: 1 (um) 
Quantidade de votos válidos: 126 (cento e vinte e seis)
Quantidade de votos na Chapa 1 – Dandaras: 125 (cento e vinte e cinco)

Dessa forma, considera-se eleita a Chapa 1 – Dandaras cujas homologação e posse serão oficializadas em Assembleia Geral a ser realizada no IX COPENE, em Dourados - Mato Grosso do Sul.

Atenciosamente, 
Deivison Moacir Cézar de Campos
Leonor Franco de Araújo
Sátira Pereira Machado

ELEIÇÕES PARA MEMBROS DA DIRETORIA EXECUTIVA (ABPN)

Em cumprimento ao Estatuto da ABPN, seu Edital de Abertura de Eleições para Diretoria Biênio 2016-2018 e o Regulamento da Eleição para Membros da Diretoria Executiva da ABPN, 2014, a Comissão Eleitoral, constituída por indicação da Diretoria da ABPN para conduzir o processo de eleição da Diretoria Executiva da entidade para o biênio 2014-2016, convoca os/as associados/as para participarem da votação eletrônica nos dias 07 e 08 de dezembro de 2016.

 

Ressalta-se que o processo eleitoral, em atenção ao Edital de Eleição, é realizado de acordo com o seguinte calendário:

01 a 08 de Novembro - Inscrição das chapas

07 a 08 de Dezembro - Votação eletrônica

09 de dezembro - Resultado da votação pelo site http://abpn.org.br/novo/ 

 

Comissão Eleitoral

Deivison Moacir Cézar de Campos

Leonor Franco de Araújo

Sátira Pereira Machado

PARA VOTAR: As eleições para Diretoria Biênio 2016-2018 da ABPN acontecerão nos dias 07 e 08 de dezembro. 

Saiba como participar do processo eleitoral da ABPN:

1) Acessar o site http://abpn.org.br/novo/

2) Colocar o cursor e clicar sobre o banner "Eleições ABPN Biênio 2016-2018 - VOTE AQUI" (imagem ao lado direito de seu monitor)

3) Preencher o formulário com seu CPF e escolher uma das opções de voto

4) Fim

Lembrando que o voto será computado apenas uma vez.

 

Associação Brasileira de Pesquisadores(as) Negros(as) - 2016

UNIPAMPA JAGUARÃO LANÇA SEU NEABI

“Em alusão ao Mês da Consciência Negra, no dia 17 de novembro a Direção do Campus Jaguarão lançou o Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas, denominado NEABI UNIPAMPA/Jaguarão, na presença do Reitor Marco Antônio Hansen.

 Durante a apresentação do NEABI Local, realizada pelas Profa. Dra. Sátira Machado do Curso de Produção e Política Cultural e Profa. Dra. Simone Alves do Curso de Pedagogia, o reitor destacou: “A Unipampa é uma instituição inclusiva e os NEABIs abrirão novas portas para parcerias no âmbito das ações afirmativas”.

 O NEAB do Campus de Uruguaiana, criado em 2010 e coordenado pela Profª. Drª Marta Iris Camargo Messias da Silveira foi o pioneiro em desenvolver ações de promoção da diversidade étnico-racial, de valorização das histórias e cultura afro-brasileiras e indígenas, fortalecendo as ações afirmativas na Unipampa.

 Em julho de 2016, por iniciativa do então Pró-Reitor Adjunto de Assuntos Estudantis e Comunitários, Prof. Dr. Cristóvão Domingos de Almeida, em diálogo com a Comissão Especial de Estudos sobre “História e Cultura Afro-brasileira e Indígena” (HiCABI), foi encaminhado ao Consuni o Regulamento para a criação de novos NEABIs no multicampi da Instituição.

 Com parecer favorável da conselheira Profa. Dra. Ana Cristina da Silva Rodrigues, diretora do campus Jaguarão, o regulamento foi aprovado em 31 de outubro do corrente, incluindo a criação do Fórum NEABI/UNIPAMPA. Esse Fórum será responsável pela integração dos 10 (dez) NEABIs da Instituição e pelo diálogo permanente com a Coordenadoria de Ações Afirmativas - CAF da Reitoria da Unipampa, coordenada pela Profa. Dra. Fabiana Missau.

 Um dos principais objetivos dos NEABIs é a promoção de atividades de ensino, de pesquisa e de extensão voltadas às temáticas da história e da cultura africana, afro-brasileira e indígena. Também objetiva subsidiar políticas públicas de promoção da cidadania de todos brasileiros, como forma de contribuir para a superação da desigualdade étnico-racial e social.

 Os NEABIs serão compostos por servidores e discentes da UNIPAMPA identificados com os objetivos do Núcleo, sendo eles afrodescendentes, indígenas ou de diversas etnias. A composição inclui, ainda, integrantes das comunidades do entorno dos campus e membros do Movimento Social Negro e Indígena."

 

Copene

Em breve maiores informações

NEAB

A rede nacional de NEABs ou chamada Consórcio de NEABs e a ABPN sugiram da mesma conjuntura histórica,

Leia mais...

Catálogos

Conheça os catálogos da ABPN organizados em produções acerca da temática

Leia mais...

Relatórios