appetizer recipes

nasi goreng

kue kering

resep kue

jadwal kereta api

jadwal liga champion

cara menghilangkan bekas jerawat

jenis anjing

Últimas notícias

III Conferência Nacional de Gênero, Raça e Juventude acontece este mês

A III Conferência de Gênero, Raça e Juventude da UGT acontece dos dias 26 a 29 de abril deste ano no Centro de Lazer dos Comerciários do Estado de São Paulo, sito à Avenida Presidente Castelo Branco, 8420 – Vila Mirim – Praia Grande – São Paulo.

A III Conferência tem por objetivo impulsionar a incorporação de gênero, raça e juventude nas diversas secretarias da UGT, tangenciando temas e avançando nas bandeiras de luta da classe trabalhadora e da sociedade, bem como, analisar os avanços obtidos através das diretrizes da II Conferência e traçar estratégias para garantir proposições inclusivas para o III Congresso Ordinário da UGT Nacional.

As inscrições se encerraram no dia 17 de abril, mas através do email  O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ou O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  podem ser obtidas mais informações. 

Para mais informações, acesse: http://www.ugt.org.br/index.php/post/9421-III-Conferencia-Nacional-de-Genero,-Raca-e-Juventude-da-Uniao-Geral-dos-Trabalhadores 

 

Conselho Superior UFG aprova de cotas para todos os cursos de Pós-graduação

O Conselho Superior (CONSUNI) da Universidade Federal de Goiás (UFG) aprovou no dia 24 de abril, última sexta-feira,  uma proposta de política de cotas para todos os cursos de Pós-graduação
 
 
O que a resolução propõe?
a)     Os Programas de Pós possuem autonomia para estabelecer seus critérios de seleção;
b)    A Resolução define cotas de 20% das vagas para pretos, pardos e indígenas;
c)     A aplicação das cotas deve ser respeitada e independe dos diferentes modelos de processos seletivos (por linha, geral, área de pesquisa ou por orientação);
d)    A proposição trata também da permanência e acompanhamento dos alunos cotistas pelo Programa de forma a evitar a evasão;
e)     Não se aplica aos Programas em Rede (que envolve outras universidades) para que não haja conflitos de ingerência em outras instituições.
 
Do mérito da proposta
 
Conforme o parecer, não há dúvida que a proposta coloca a UFG na linha de frente de um debate importante e ainda muito caro para o Brasil, a inclusão dos negros (aqui incluindo os quilombolas), pardos e indígenas, em todos os campos da vida social, em especial, no prestigiado campo da pesquisa.
Várias universidades já tomaram essa iniciativa. A Universidade de Brasília (UnB), a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), a Universidade Estadual da Bahia (UNEB) e a Universidade Federal do Pará (UFPA). Mais recentemente, o Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade de Campinas (Unicamp) também aprovou cotas para todos os cursos de pós-graduação vinculados à Faculdade.
 
Por meio dessa decisão pode-se afirmar que a UFG ganha em protagonismo ao fazer uma proposta mais ampla e mais ousada, isto é, propõe a aplicação de cotas em todos os cursos de pós da Universidade. Será, portanto, a primeira Federal a instituir uma política mais abrangente, mas plenamente possível como foi amplamente discutido pelos conselheiros nas diferentes Câmaras da universidade.
 
Muito recentemente, a mais alta corte judicial do País (Supremo Tribunal Federal – STF) implementou uma política de cotas (20%) para contratação de servidores do seu quadro.
Por fim, alguns conselheiros chamaram a atenção de que se existem cotas para técnicos, para alunos de graduação e para docentes, ainda não havia cotas na pós-graduação. Isto é, observava-se claramente uma lacuna.

 

Lançamento do Livro "Educação e Axé:uma perspectiva intercultural na educação"

Livros Educação e Axé: Uma Perspectiva Intercultural na Educação - Ana Paula Cerqueira Fernandes (8583400067)

O evento de lançamento do livro "Educação e Axé:perspectivas interculturais na educação" acontece no dia 6 de maio, próxima quarta-feira, na cidade de Seropédica- Rio de Janeiro. O lançamento acontece no Teatro Gustavo Dutra na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) às 13h. 

No dia 22 de maio ocorre outro lançamento na Lapa (Rua Joaquim Silva, 130)  também no Rio de Janeiro, às 18h. 

A obra é produção de Ana Paula Cerqueira Fernandes. 

 

Menina de 7 anos cria quadrinhos sobre Cabelo Afro Mágico

Aos 7 anos, a americana Natalie McGriff, começou a ter problemas de auto-estima sobre sua capacidade de leitura e também pela textura de seu cabelo. Sua mãe Angie Nixon, resolveu incentivá-la de uma forma diferente. 

Juntas, elas criaram “The Adventures of Moxie Girl”, um quadrinho sobre uma garotinha que usa um shampoo mágico em seu cabelo afro todo colorido e se torna uma super-heroína. Com sua cabeleira incrível, Moxie Girl consegue deter monstros comedores de livros de destruírem a Biblioteca Pública de Jacksonville. McGriff apresentou sua revista no festival de crowdfunding One Spark, e conseguiu arrecadar $16.423, 69, superando mais de 530 outros projetos concorrentes.

De acordo com o Instagram da  Moxie Girl, a revista oficial será publicada em Junho.

Evento para mulheres negras ocorre em Porto Alegre

Imagem mostra a edição do evento no Rio de Janeiro

O evento Encrespa Geral que inspira a valorização do cabelo natural das mulheres negras, acontece neste sábado, dia 25 de abril, na Casa de Cultura Mario Quintana, em Porto Alegre  A atividade está marcada para as 16h, e tem organização local das gaúchas Renata Lopes e Thais Silveira.

Com oficinas e roda de debates, o evento promoverá a reflexão sobre o tema Cabelo e Identidade, passando pelo resgate da autoestima, contexto histórico e penteado afro como pertencimento social.

O projeto, idealizado por Eliane Serafim em 2011, percorre cidades brasileiras e do Exterior em formato de encontros para a discussão de temas que envolvam conscientização, autoestima, questões de preconceito, entre outros tópicos de valorização para a comunidade negra.

ENCRESPA GERAL/DIVULGAÇÃO

Copene

Saiba mais sobre os eventos do COPENE.

 

Leia mais...

NEAB

A rede nacional de NEABs ou chamada Consórcio de NEABs e a ABPN sugiram da mesma conjuntura histórica,

Leia mais...

Catálogos

Conheça os catálogos da ABPN organizados em produções acerca da temática

Leia mais...

Relatórios