Últimas notícias

BOLETIM ABPN - Decisões da Assembleia Extraordinária da ABPN

Em assembleia extraordinária realizada no dia 19 de julho de 2016, a diretoria da ABPN e seus associados e associadas reuniram-se nas dependências da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) para discutir o Planejamento das Atividades da Associação Biênio 2016-2018 e as Eleições da Diretoria da ABPN Biênio 2016-2018. Na primeira parte do encontro ocorrida pela manhã, o presidente da gestão 2014-2016 prof. Dr. Paulino de Jesus Francisco Cardoso apresentou as principais atividades realizadas pela diretoria nos últimos dois anos, destacando as ações conclusas e em andamento referente a manutenção e fortalecimento da estrutura administrativa; a presença da associação nos espaços de controle social; os resultados e diálogos institucionais; a parceria entre a ABPN e o Consorcio Nacional de Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros - NEAB's; o dialogo com a Sociedade Civil; organização e fortalecimento das áreas do conhecimento da ABPN; as Relações Internacionais; os Congressos organizados pela associação; Política de Comunicação; Revista Online; e as estratégias de Sustentabilidade Financeira da ABPN. Em seguida, abriu-se a fala para os presentes seguindo dois pontos de pauta inicialmente estipulados: o Planejamento das Atividades da Associação Biênio 2016-2018 e a Discussão da Conjuntura Política Nacional. Os pesquisadores e pesquisadoras levantaram temas e propostas em torno das próximas articulações da ABPN, especialmente no que diz respeito ao seu diálogo com os pesquisadores acadêmicos antirracistas e a sociedade civil, e a atuação da associação em contexto de Golpe Politico que interrompeu algumas atividades que estavam em andamento. Os principais pontos levantados foram: A manifestação da ABPN diante da conjuntura política atual por "Nenhum Direito a menos"; Manter e aperfeiçoar as conquistas, mantendo-se especialmente nos espaços de controle social; Defesa e apoio as políticas de Ação Afirmativa nos programas de pós-graduação; Estratégias para continuidade de uma agenda internacional; Intervenção na Educação Básica através da atuação do/a pesquisador/a; e apoio na estruturação e fortalecimento de NEAB's.

Em sua segunda parte, foi realizada assembleia extraordinária presidida em decisão comum pelo prof. Dr. Paulino de Jesus Francisco Cardoso com pauta única: Eleições da Diretoria da ABPN Biênio 2016-2018. Conforme explicou o presidente, a ABPN está acéfala desde o dia 04 de Julho de 2016, pois não houve eleições para compor uma nova diretoria, embora a ABPN tenha lançado edital de eleições não houvendo inscrições de chapas, mesmo com sua prorrogação. Diante da situação da associação, os presentes em assembleia decidiram eleger a diretoria atual (gestão 2014-2016) para uma gestão pro tempore até a próxima assembleia da ABPN em 28 janeiro de 2016 durante o IX Congresso Brasileiro de Pesquisadores/as Negros/as - Copene onde uma nova diretoria tomará posse conforme edital que será lançado em breve. A diretoria pro tempore ficou composta pelo seguintes nomes:

Diretoria pro tempore

Paulino de Jesus Francisco Cardoso – Presidente

Wilma de Nazaré Baía Coelho - Secretária Executiva (Suplente em caso de desistência: Anna Canavarro Benite)

Renísia Cristina Garcia Filice - Diretora de Áreas Acadêmicas (Suplente em caso de desistência: João Batista de Jesus Felix)

Wilson Roberto de Mattos - Diretor de Relações Institucionais

Sátira Pereira Machado - Diretora de Relações Internacionais (Suplente em caso de desistência: Tânia Mara Pedroso Müller)

Equipe Editorial da Revista da ABPN pro tempore

Tânia Mara Pedroso Müller

Maria Aparecida Lopes

Ellen de Lima Souza.

 

COPENE 2017 - 23/01 a 28/01 na UEMS (Dourados-MS)

A Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – UEMS, por meio do Centro de Estudos, Pesquisa e Extensão em Educação, Gênero, Raça e Etnia – CEPEGRE , juntamente com a Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as – ABPN, realizará, de 23 a 28 de janeiro de 2017, na unidade sede, em Dourados, o IX CONGRESSO BRASILEIRO DE PESQUISADORES/AS NEGROS/AS – IX COPENE. A nona edição do COPENE tem como objetivo geral propiciar debate e reflexão sobre o uso do universo web como espaço de disseminação de velhas práticas de intolerância racial e as políticas públicas de combate. A escolha do tema deu-se em virtude das situações de ataques racistas que afloram mais a cada dia com uso de recursos do universo midiático, baseados na ideologia da superioridade racial e na lógica da impunidade. O IX COPENE tem, ainda, os seguintes objetivos específicos: Divulgar pesquisas acadêmicas relacionadas ao tema e pertinentes à construção e ampliação do conhecimento humano, realizadas por intelectuais negros(as) e outros pesquisadores; Fortalecer os grupos de pesquisa, os NEABs e estudos sobre os interesses das populações negras no Brasil, África e Diáspora; Envolver docentes e discentes dos cursos de graduação das instituições de educação superior do estado de Mato Grosso do sul e do Brasil em torno da discussão sobre desafios e perspectivas na educação das relações étnico-raciais; e Propiciar oportunidade de formação continuada para os professores da Educação Básica de Dourados e municípios da região.

Atenção aos prazos!

05/08 - Prazo final aos participantes pagarem a filiação/Anuidade da ABPN 2016 para desconto na inscrição do evento

30/08 - Prazo final aos/as pesquisadores/as para realizar ajustes em suas propostas de Grupos de Trabalho

Maiores Informações: http://eventos.sistemas.uems.br/pagina/p/ixcopene | O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

Promoção da ABPN - Campanha de Filiação 2016

A promoção realizada pela ABPN referente a Campanha de Filiação, em que cada sócio(a) não quite com as anuidade dos anos anteriores, poderá pagar somente a anuidade de 2016 e estará em dia com a ABPN! Não deixe para a ultima hora, realize sua filiação por meio do nosso site ou depósito bancário.

Modo A - Filiação através do Site

1) Acesse o link: http://www.abpn.org.br/novo/index.php/filiacao 2) Escolha uma das categorias e clique no íncone do pagseguro 3) Acesse sua conta pagseguro ou crie uma (é rápido e fácil) realize o pagamento 3) Você será direcionado a pesquisa de filiados da ABPN, responda e formulario 4) Fim, aguarde nosso contato para confirmação da filiação.

Modo B - Filiação através de depósito bancário

1) Realize o depósito bancário conforme o valor da categoria de filiação no site http://www.abpn.org.br/novo/index.php/filiacao na seguinte conta Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as CNPJ 08.233.564/0001-86 Caixa Econômica Federal Ag: 3524 C/c: 492-0 2) Encaminhe digitalmente o comprovante de depósito para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. 3) Fim, aguarde nosso contato para confirmação de filiação e cadastro de dados.

Nota de Falecimento - Luiza Bairros

Comunicamos com imenso pesar o falecimento da ex-ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial Luiza Helena de Bairros que morreu em Porto Alegre nesta terça-feira (12) em virtude de um câncer de pulmão.

Luiza Bairros era mestre em ciências sociais pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e doutora em sociologia pela Michigan State University. Ela se graduou em Administração Pública e de Empresas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e era especialista em Planejamento Regional pela Universidade Federal do Ceará. Luiza Bairros se mudou para a Bahia em agosto de 1979, após ter contato com o Movimento Negro Unificado durante a reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, meses antes, em Fortaleza.

A Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as lamenta a perda desta grande militante do movimento negro que lutou incansavelmente pela promoção da igualdade racial no Brasil.

Nota de esclarecimento ABPN

Prezados(as) pesquisadores(as),

A Diretoria da Associação Brasileira de Pesquisadores(as) Negros(as) esclarece que de acordo com o previsto nos seus estatutos, constituiu comissão eleitoral e lançou edital para eleições da diretoria – biênio 2016 - 2018, divulgado em nosso site, redes sociais e nas listas de e-mail vinculadas a temática, com abertura de inscrições entre 17 e 23 de maio de 2016. Mesmo prorrogadas, não se apresentaram candidatos a direção.

Diante disto e reconhecendo o fim do mandato da gestão 2014-2016 em 04 de julho do corrente, a Diretoria, em atendimento a mobilização de associadas para uma reunião de planejamento e avaliação da conjuntura, convocou associados e associadas para um encontro em São Paulo para discutir o tema proposto pelos membros  e uma assembleia extraordinária para decidir sobre as Eleições da Diretoria.

Aproveitamos a oportunidade para agradecer a todos e a todas que colaboraram nestes dois anos de gestão, associados(as), prestadores(as) de serviços e funcionários(as), sem a contribuição de cada um e cada uma, nada o que fizemos seria possível.

Atenciosamente, 

Prof. Dr. Paulino de Jesus Francisco Cardoso 

Presidente da ABPN

 

Lançamento da Revista ABPN - v. 8, n. 19 Dossiê Estudos sobre o Negro em Educação

Apresentamos com imensa satisfação e entusiasmo mais um número da Revista da ABPN, em seu oitavo volume e décima nona edição, composta por 9 artigos do Dossiê Temático Estudos sobre o Negro em Educação organizado pelo prof. Dr. Julvan Moreira de Oliveira (UFJF) e pela profa. Dra. Wilma de Nazaré Baía Coelho (UFPA). O dossiê surgiu da necessidade de se refletir sobre os estudos e pesquisas desenvolvidas por pesquisadores/as associados/as do GT 21 da ANPED (Educação e Relações Étnico-raciais da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação) ao mesmo tempo concretiza um compromisso, da gestão atual, assumido com os pesquisadores e pesquisadoras do GT 21 em reunião ocorrida em outubro de 2015.

Esta edição compõe-se também de 5 artigos na seção de artigos livres que abordam reflexões, resultados de pesquisas e de práticas realizadas sobre questões que afetam especificamente a população negra. 

Agradecemos aos/às organizadores/as do dossiê, colaboradores/as, pareceristas, autores/as, tradutores/as, editores/as, secretaria, conselho editorial, conselho consultivo, diretoria e demais membros da equipe e parceiros/as, que possibilitaram a publicação deste novo número, como também a cada pesquisador/a. Nossos sinceros agradecimentos a todas e a todos que contribuem a Revista ABPN!

 

Nota de esclarecimento e solicitações pesquisadores e pesquisadororas associados/as da ABPN ABPN

Senhores e Senhoras,

A Diretoria da Associação Brasileira de Pesquisadores e Pesquisadoras Negras (ABPN) e a Comissão organizadora do IX COPENE, vem a público apresentar esclarecimentos em relação ao adiamento do evento e, solicitações, no sentido de propiciar mais uma vez, a oportunidade de participação dos/as interessados/as no evento.

1 – O IX COPENE foi inicialmente marcado para 19 a 23 de julho de 2016, parte da proposta aprovada no processo seletivo lançado pela ABPN, após desistência l da UFMT;

2 – Com menos de um ano de prazo para sua execução, envidamos todos os esforços junto com a ABPN para constituir comissão organizadora, iniciarmos os trabalhos e constituirmos parcerias, incluindo órgãos de governo: municipais, estadual e federal para busca de recursos. Foi assinado um Termo de Cooperação, publicado em Diário Oficial, entre a UEMS, ABPN e a FAPEMS (Fundação responsável pelos aspectos financeiros como forma de agilizar os processos de compras e licitações);

3 – Feito isto, construímos de forma cooperativa com os associados a programação do evento que incluiu: 34 Gts, mais de 20 mesas, minicursos, oficinas, etc, que compôs um projeto negociado com SEPPIR, MEC/SECADI e Ministério da Saúde alguns recursos significativos foram acertados na SEPPIR e no MEC.

4 – Entretanto, apesar de todos os esforços, no início do mês de maio, conclui-se a admissibilidade do processo de impeachment da presidenta Dilma Roussef que pôs fim a todas as negociações que estavam em andamento;

5 – Este fato fora agravado pelo não lançamento de edital de eventos do CNPq para o primeiro semestre de 2016 e o cancelamento do Edital de Eventos da CAPES;

6 – Neste cenário, iniciamos a discussão com os associados e coordenadores de NEAB a necessidade de adiamento do evento e concluímos pelo adiamento do evento para janeiro de 2017, período em que poderemos contar com o espaço físico da UEMS e tempo para buscar novos apoiadores e redimensionar o evento. Assim, optamos por uma data em que todos/as possam se organizar a partir do recesso de dezembro em termos de férias e viagens. Data escolhida: 23 a 28/01/2017.

7 – Desde então, apresentamos projeto para o edital CAPES, no qual passamos da primeira etapa e, em agosto participaremos do edital do CNPq, bem como outros que surgirem. Estamos discutindo recursos na Subsecretaria da Igualdade Racial do Governo de MS e apoio da Secretaria Municipal das Mulheres de Campo Grande.

8 – Neste momento, estamos organizando o sistema de inscrição e necessitamos da cooperação dos(as) associados(as) para podermos integrar as web’s do evento e da ABPN, por meio do fornecimento de dados como RG e CPF que nos possibilitará conceder o desconto para nossos associados/as.

9 – Precisamos entender que, se anteriormente não houve essa necessidade agora posta, hoje a temos, até porque na hora de buscarmos financiamentos para passagens, necessitamos de informações documentais dos sócios/as, como RG e CPF. A maioria é funcionário/a público/a e sabe bem como funciona a burocracia para pagamento de qualquer despesa, seja diárias, passagens, hospedagens, etc, com recursos públicos.

10 – Assim, necessitamos que todos/as estejam em dia com a anuidade da associação e seus dados atualizados. Neste sentido, estamos propondo o período de 24/04 de junho até dia 03/07/2016 (dez dias) para que todos/as possam realizar essa ação.

11 – Com o intuito de agilizar, realizaremos uma “força tarefa” (CEPEGRE/UEMS e ABPN) na qual usaremos de ligações telefônicas feitas a partir do CEPEGRE/UEMS (067 3902-2641), mensagens de e-mail (O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ), bem como, de e-mails e ligações das responsáveis pela secretaria e financeiro da ABPN, solicitando os dados que faltam na planilha de muitos sócios/as e, atualização dos dados existentes. A ABPN providenciará envio de boletos da anuidade 2016, via e-mail.

12 – Nesse período, enviaremos o arquivo contendo todas as propostas de GTs para que os responsáveis pelos mesmos, até dia 01/07/2016, nos enviem via e-mail do COPENE, a confirmação se o referido GT de sua propositura, continua ou não, a ser ofertado no IX COPENE. Lembramos que agora, diante do quadro que se apresenta, o autofinanciamento é uma necessidade, a não ser que os recursos que venhamos a conseguir, supram essas despesas.

13 – Contudo, todos/as poderão adiantar os trabalhos, enviando no e-mail do COPENE (O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ), dados como: nome completo sem abreviações, e-mail, telefones com DDD, CPF, RG (com órgão e data de expedição), titulação máxima, endereço completo e se possível, cópia do comprovante de pagamento de anuidade 2016. Todas as informações recebidas serão colocadas pela secretaria da ABPN no cadastro de sócio/a para consulta via sistema no momento da inscrição.

14 – Por conta disso, estamos adiando a data de início das inscrições para o dia 11/07/2016. Nesta data, independente dos dados que tivermos, serão abertas e, sócios/as, sem CPF e/ou inadimplentes pagarão a taxa de inscrição correspondente ao de não sócios/as. Assim, aguardamos o atendimento.

Atenciosamente,

Dourados – MS, 24 de junho de 2016.

Profa Dra. Maria José de Jesus Alves Cordeiro

Presidente do IX COPENE/UEMS

Prof. Dr. Paulino de Jesus Francisco Cardoso 

Presidente da ABPN

Copene

Saiba mais sobre os eventos do COPENE.

 

Leia mais...

NEAB

A rede nacional de NEABs ou chamada Consórcio de NEABs e a ABPN sugiram da mesma conjuntura histórica,

Leia mais...

Catálogos

Conheça os catálogos da ABPN organizados em produções acerca da temática

Leia mais...

Relatórios

Attachments:
File File size
Download this file (Pesquisa de Perfil 2012.pdf)Pesquisa de Perfil 2009.pdf 650 kB
Download this file (Pesquisa de Perfil 2012.pdf)Pesquisa de Perfil 2012.pdf 1358 kB
Leia mais...