Últimas notícias

7º Encontro Latino-Americano de Direito, Sociedade e Cultura em maio 2016

A Rede Iniciativa Latino Americana de direito, sociedade e cultura (Iladisc) – Brasil e o Instituto de Estudos Estratégicos – INEST (Universidade Federal Fluminense- UFF) realizarão nos dias 19 e 20 de maio de 2016 no Auditório de Economia  da Universidade Federal Fluminense – Campus do Gragoatá ,o 7º ENCONTRO LATINO-AMERICANO DE DIREITO, SOCIEDADE E CULTURA. E terá como público alvo os grupos de acadêmicos, graduandos e pós-graduandos, especialistas, administradores públicos, pesquisadores da integração sul-americana, profissionais da iniciativa privada, dentre outros profissionais e a comunidade em geral.

O Encontro Latino-Americano de Direito, Sociedade e Cultura é um evento anual organizado pela Rede Acadêmica ILADISC, que visa fomentar a aproximação e o intercâmbio entre os diversos profissionais e acadêmicos das ciências humanas, assim como proporcionar, no âmbito da America Latina, um encontro de intelectuais de forma a incentivar a criação, circulação de ideias e conhecimentos entre os profissionais da região.  A primeira edição do Encontro ocorreu em 2007 no Auditório da Sociedade Unificada de Ensino Superior e Cultura, no Rio de Janeiro, e contou com um público de aproximadamente 180 pessoas que acompanharam as palestras, painéis e mesas, participando ativamente dos debates proporcionados pelo Encontro.

A partir de 20 de março até 28 de abril estará aberta a chamada para propostas de comunicação que irão compor  os Grupos de Trabalho (GTs) aprovados para o VII Encontro Latino Americano de Direito, Sociedade e Cultura. Para maiores informações, normativas de escrita e envio, acessar a página no Facebook: https://www.facebook.com/iladisc ou site oficial: http://www.eladisc.org/. 

 

Edital de Eleições da ABPN 2016-2018

A ABPN torna público o Edital de Eleições para a Gestão 2016-2018. Estão  abertas  as  inscrições  para  a  escolha  da  nova  Diretoria  da  Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as Gestão 2016-­2018. Podem se inscrever em uma chapa  ou participar dela os associados da ABPN que estiverem em dia com a anuidade de 2016. As chapas  concorrentes à  eleição da Diretoria  deverão fazer sua inscrição junto à Comissão  Eleitoral, através do e-­mail comissaoeleitoral.abpn@gmail.com. Para maiores informações sobre o cronograma e procedimentos, acessar o edital abaixo.


EDITAL DE ABERTURA DE ELEIÇÕES PARA DIRETORIA - BIÊNIO 2016-2018 


1. Estão abertas as inscrições para a escolha da nova Diretoria da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as gestão 2016-2018.

Da composição das chapas:
2. As chapas concorrentes ao pleito deverão ser compostas por:
a)    Presidente;
b)    Secretário Executivo; 
c)    Diretor de Relações Institucionais;
d)    Diretor de Relações Internacionais; 
e)    Direção das Áreas Acadêmicas.
2.1 Podem se inscrever em uma chapa ou participar dela os associados da ABPN que estiverem em dia com a anuidade de 2016.

Da Inscrição:
3. As chapas concorrentes à eleição da Diretoria deverão fazer sua inscrição junto à Comissão Eleitoral, através do e-mail comissaoeleitoral.abpn@gmail.com, de acordo com o cronograma disposto neste edital, apresentando:
a)    Solicitação de deferimento à inscrição;
b)    Carta-programa de trabalho;
c)    Ofício com a lista dos candidatos e seus respectivos cargos, subscrita por, no mínimo, 10 associados em dia com a ABPN.

Da eleição:
4. O modo de votação do associado será efetuado via internet, através do endereço eletrônico http://www.abpn.org.br/, na área restrita do associado quite com a anuidade 2016.

Da posse:
5. A Diretoria eleita será empossada pela Comissão Eleitoral, após a proclamação do resultado das eleições, divulgado pelo site da associação http://www.abpn.org.br/.

Cronograma

16 a 23 de Maio - Inscrição das chapas

30 de Maio - Homologação das chapas

16 e 17 de Junho - Votação eletrônica

18 de Junho   - Resultado da votação e posse da Diretoria. 

 

Comissão Eleitoral

Deivison Moacir Cézar de Campos

Leonor Franco de Araújo

Sátira Pereira Machado

 

NOTA ABPN - Adiamento do IX Copene

NOTA AOS ASSOCIADOS E ASSOCIADAS DA ABPN SOBRE O ADIAMENTO IX COPENE
 
É de conhecimento de todos e todas que o Congresso de Pesquisadores Negros é um evento que exige recursos das inscrições, mas igualmente, recebe um volume significativo de investimento do Governo Federal,  em especial SEPPIR, MEC, Ministério da Saúde e Fundação Cultural Palmares.
 
Infelizmente, devido ao grave momento político em que vivemos, teremos que reestruturar o evento para adequá-lo as condições existentes no presente.
 
Por estas razões em respeito a você, a Diretoria da ABPN em conjunto com a Prof.a Maria José de Jesus Alves Cordeiro, presidenta da Comissão organizadora do IX COPENE, decidimos pelo adiamento do evento para janeiro de 2017. Em breve um novo cronograma para realização do evento será publicado.
 
O IX COPENE é um evento muito esperado por todos e todas, um momento de trocas, de encontros, de realização de balanços acadêmicos e de construção de agendas por parte de pesquisadores e pesquisadoras negras e antirracistas. Queremos deste modo, garantir a qualidade e a credibilidade do congresso que se aprimora a cada edição.
 
Esperando a compreensão de todos e todas e nos colocamos a disposição para prestar quaisquer esclarecimentos que se fizerem necessários.
 
Florianópolis, 22 de abril de 2016.
Paulino de Jesus Francisco Cardoso – Diretoria da ABPN
Maria José de Jesus Alves Cordeiro – Presidenta do IX COPENE

CARIBE: PERSPECTIVAS TRANSDISCIPLINARES

Um minicurso voltado à antropologia e à história do Caribe

O minicurso "Caribe - perspectivas antropológicas" volta-se para estudantes de graduação e pós-graduação (em especial da área de humanidades), bem como ao público mais amplo, visando apresentar um panorama acerca da região do Caribe, privilegiando cinco temáticas: 1) O Caribe enquanto espaço de investigação antropológica; 2) Escravidão, pós-escravidão e trabalho contratado (indentured labour); 3) A teoria da crioulização: antecedentes, apropriações e críticas contemporâneas; 4) A produção intelectual caribenha em ciências sociais; 5) Religião no Caribe: abordagens recentes.

Inscrições: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Datas: 04 de abril a 02 de maio

(segundas-feiras, das 17:30 às 21:00 horas)

Carga Horária: 18 horas/aula

Local: Centro de Estudos Afro-Orientais - Auditório Milton Santos, Largo 2 de Julho

Promoção: Programa de Pós-Graduação Multidisciplinar em Estudos Étnicos e Africanos

Docente: Marcelo Moura Mello (Departamento de Antropologia e Etnologia/UFBA)

 

Lançamento da Revista ABPN - Dossiê Educação, Quilombos e Ensino de História: paradigmas e propostas

Apresentamos com imensa satisfação e entusiasmo mais um número da Revista da ABPN, em seu oitavo volume e décima oitava edição, composta por 13 artigos e um texto de entrevistas do Dossiê Temático Educação, Quilombos e Ensino de História: paradigmas e propostas organizado pelo prof. Dr. Flávio Gomes (UFRJ) e pela profa. Dra. Cândida Soares da Costa (UFMT). O dossiê reuniu pesquisas e estudos diversos – cobrindo várias partes do Brasil – que refletem experiências complexas de ensino, contexto social, impasses e avanços da educação quilombola. Há também contribuições comparativas e ensaios sobre os significados dos quilombos e seus usos na esfera política.

Esta edição compõe-se também de 8 artigos na seção de artigos livres que abordam reflexões, resultados de pesquisas e de práticas realizadas sobre questões que afetam especificamente a população negra. 

Agradecemos aos/às organizadores/as do dossiê, colaboradores/as, pareceristas, autores/as, tradutores/as, editores/as, secretaria, conselho editorial, conselho consultivo, diretoria e demais membros da equipe e parceiros/as, que possibilitaram a publicação deste novo número, como também a cada pesquisador/a. Nossos sinceros agradecimentos a todas e a todos que contribuem a Revista ABPN!

ACESSE AQUI esta edição da Revista e acompanhe as novas publicações.

Equipe Editorial

Copene

Saiba mais sobre os eventos do COPENE.

 

Leia mais...

NEAB

A rede nacional de NEABs ou chamada Consórcio de NEABs e a ABPN sugiram da mesma conjuntura histórica,

Leia mais...

Catálogos

Conheça os catálogos da ABPN organizados em produções acerca da temática

Leia mais...

Relatórios