Últimas notícias

Curso de Extensão – História e Cultura Africana e Afro-Brasileira

Foi lançado na IFSP Matão, um curso de formação para docentes, diretores, coordenadores, estudantes de licenciatura. O curso será realizado aos sábados em dias definidos previamente. São 50 vagas, as pré-matrículas poderão ser feitas entre os dias 08 e 13/08, pelo site do Instituto:http://mto.ifsp.edu.br/ As aulas terão início no dia 20/08.

 

BOLETIM ABPN - Decisões da Assembleia Extraordinária da ABPN

Em assembleia extraordinária realizada no dia 19 de julho de 2016, a diretoria da ABPN e seus associados e associadas reuniram-se nas dependências da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) para discutir o Planejamento das Atividades da Associação Biênio 2016-2018 e as Eleições da Diretoria da ABPN Biênio 2016-2018. Na primeira parte do encontro ocorrida pela manhã, o presidente da gestão 2014-2016 prof. Dr. Paulino de Jesus Francisco Cardoso apresentou as principais atividades realizadas pela diretoria nos últimos dois anos, destacando as ações conclusas e em andamento referente a manutenção e fortalecimento da estrutura administrativa; a presença da associação nos espaços de controle social; os resultados e diálogos institucionais; a parceria entre a ABPN e o Consorcio Nacional de Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros - NEAB's; o dialogo com a Sociedade Civil; organização e fortalecimento das áreas do conhecimento da ABPN; as Relações Internacionais; os Congressos organizados pela associação; Política de Comunicação; Revista Online; e as estratégias de Sustentabilidade Financeira da ABPN. Em seguida, abriu-se a fala para os presentes seguindo dois pontos de pauta inicialmente estipulados: o Planejamento das Atividades da Associação Biênio 2016-2018 e a Discussão da Conjuntura Política Nacional. Os pesquisadores e pesquisadoras levantaram temas e propostas em torno das próximas articulações da ABPN, especialmente no que diz respeito ao seu diálogo com os pesquisadores acadêmicos antirracistas e a sociedade civil, e a atuação da associação em contexto de Golpe Politico que interrompeu algumas atividades que estavam em andamento. Os principais pontos levantados foram: A manifestação da ABPN diante da conjuntura política atual por "Nenhum Direito a menos"; Manter e aperfeiçoar as conquistas, mantendo-se especialmente nos espaços de controle social; Defesa e apoio as políticas de Ação Afirmativa nos programas de pós-graduação; Estratégias para continuidade de uma agenda internacional; Intervenção na Educação Básica através da atuação do/a pesquisador/a; e apoio na estruturação e fortalecimento de NEAB's.

Em sua segunda parte, foi realizada assembleia extraordinária presidida em decisão comum pelo prof. Dr. Paulino de Jesus Francisco Cardoso com pauta única: Eleições da Diretoria da ABPN Biênio 2016-2018. Conforme explicou o presidente, a ABPN está acéfala desde o dia 04 de Julho de 2016, pois não houve eleições para compor uma nova diretoria, embora a ABPN tenha lançado edital de eleições não houvendo inscrições de chapas, mesmo com sua prorrogação. Diante da situação da associação, os presentes em assembleia decidiram eleger a diretoria atual (gestão 2014-2016) para uma gestão pro tempore até a próxima assembleia da ABPN em 28 janeiro de 2016 durante o IX Congresso Brasileiro de Pesquisadores/as Negros/as - Copene onde uma nova diretoria tomará posse conforme edital que será lançado em breve. A diretoria pro tempore ficou composta pelo seguintes nomes:

Diretoria pro tempore

Paulino de Jesus Francisco Cardoso – Presidente

Wilma de Nazaré Baía Coelho - Secretária Executiva (Suplente em caso de desistência: Anna Canavarro Benite)

Renísia Cristina Garcia Filice - Diretora de Áreas Acadêmicas (Suplente em caso de desistência: João Batista de Jesus Felix)

Wilson Roberto de Mattos - Diretor de Relações Institucionais

Sátira Pereira Machado - Diretora de Relações Internacionais (Suplente em caso de desistência: Tânia Mara Pedroso Müller)

Equipe Editorial da Revista da ABPN pro tempore

Tânia Mara Pedroso Müller

Maria Aparecida Lopes

Ellen de Lima Souza.

 

COPENE 2017 - 23/01 a 28/01 na UEMS (Dourados-MS)

A Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – UEMS, por meio do Centro de Estudos, Pesquisa e Extensão em Educação, Gênero, Raça e Etnia – CEPEGRE , juntamente com a Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as – ABPN, realizará, de 23 a 28 de janeiro de 2017, na unidade sede, em Dourados, o IX CONGRESSO BRASILEIRO DE PESQUISADORES/AS NEGROS/AS – IX COPENE. A nona edição do COPENE tem como objetivo geral propiciar debate e reflexão sobre o uso do universo web como espaço de disseminação de velhas práticas de intolerância racial e as políticas públicas de combate. A escolha do tema deu-se em virtude das situações de ataques racistas que afloram mais a cada dia com uso de recursos do universo midiático, baseados na ideologia da superioridade racial e na lógica da impunidade. O IX COPENE tem, ainda, os seguintes objetivos específicos: Divulgar pesquisas acadêmicas relacionadas ao tema e pertinentes à construção e ampliação do conhecimento humano, realizadas por intelectuais negros(as) e outros pesquisadores; Fortalecer os grupos de pesquisa, os NEABs e estudos sobre os interesses das populações negras no Brasil, África e Diáspora; Envolver docentes e discentes dos cursos de graduação das instituições de educação superior do estado de Mato Grosso do sul e do Brasil em torno da discussão sobre desafios e perspectivas na educação das relações étnico-raciais; e Propiciar oportunidade de formação continuada para os professores da Educação Básica de Dourados e municípios da região.

Atenção aos prazos!

05/08 - Prazo final aos participantes pagarem a filiação/Anuidade da ABPN 2016 para desconto na inscrição do evento

30/08 - Prazo final aos/as pesquisadores/as para realizar ajustes em suas propostas de Grupos de Trabalho

Maiores Informações: http://eventos.sistemas.uems.br/pagina/p/ixcopene | O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

Promoção da ABPN - Campanha de Filiação 2016

A promoção realizada pela ABPN referente a Campanha de Filiação, em que cada sócio(a) não quite com as anuidade dos anos anteriores, poderá pagar somente a anuidade de 2016 e estará em dia com a ABPN! Não deixe para a ultima hora, realize sua filiação por meio do nosso site ou depósito bancário.

Modo A - Filiação através do Site

1) Acesse o link: http://www.abpn.org.br/novo/index.php/filiacao 2) Escolha uma das categorias e clique no íncone do pagseguro 3) Acesse sua conta pagseguro ou crie uma (é rápido e fácil) realize o pagamento 3) Você será direcionado a pesquisa de filiados da ABPN, responda e formulario 4) Fim, aguarde nosso contato para confirmação da filiação.

Modo B - Filiação através de depósito bancário

1) Realize o depósito bancário conforme o valor da categoria de filiação no site http://www.abpn.org.br/novo/index.php/filiacao na seguinte conta Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as CNPJ 08.233.564/0001-86 Caixa Econômica Federal Ag: 3524 C/c: 492-0 2) Encaminhe digitalmente o comprovante de depósito para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. 3) Fim, aguarde nosso contato para confirmação de filiação e cadastro de dados.

Nota de Falecimento - Luiza Bairros

Comunicamos com imenso pesar o falecimento da ex-ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial Luiza Helena de Bairros que morreu em Porto Alegre nesta terça-feira (12) em virtude de um câncer de pulmão.

Luiza Bairros era mestre em ciências sociais pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e doutora em sociologia pela Michigan State University. Ela se graduou em Administração Pública e de Empresas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e era especialista em Planejamento Regional pela Universidade Federal do Ceará. Luiza Bairros se mudou para a Bahia em agosto de 1979, após ter contato com o Movimento Negro Unificado durante a reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, meses antes, em Fortaleza.

A Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as lamenta a perda desta grande militante do movimento negro que lutou incansavelmente pela promoção da igualdade racial no Brasil.

Nota de esclarecimento ABPN

Prezados(as) pesquisadores(as),

A Diretoria da Associação Brasileira de Pesquisadores(as) Negros(as) esclarece que de acordo com o previsto nos seus estatutos, constituiu comissão eleitoral e lançou edital para eleições da diretoria – biênio 2016 - 2018, divulgado em nosso site, redes sociais e nas listas de e-mail vinculadas a temática, com abertura de inscrições entre 17 e 23 de maio de 2016. Mesmo prorrogadas, não se apresentaram candidatos a direção.

Diante disto e reconhecendo o fim do mandato da gestão 2014-2016 em 04 de julho do corrente, a Diretoria, em atendimento a mobilização de associadas para uma reunião de planejamento e avaliação da conjuntura, convocou associados e associadas para um encontro em São Paulo para discutir o tema proposto pelos membros  e uma assembleia extraordinária para decidir sobre as Eleições da Diretoria.

Aproveitamos a oportunidade para agradecer a todos e a todas que colaboraram nestes dois anos de gestão, associados(as), prestadores(as) de serviços e funcionários(as), sem a contribuição de cada um e cada uma, nada o que fizemos seria possível.

Atenciosamente, 

Prof. Dr. Paulino de Jesus Francisco Cardoso 

Presidente da ABPN

 

Lançamento da Revista ABPN - v. 8, n. 19 Dossiê Estudos sobre o Negro em Educação

Apresentamos com imensa satisfação e entusiasmo mais um número da Revista da ABPN, em seu oitavo volume e décima nona edição, composta por 9 artigos do Dossiê Temático Estudos sobre o Negro em Educação organizado pelo prof. Dr. Julvan Moreira de Oliveira (UFJF) e pela profa. Dra. Wilma de Nazaré Baía Coelho (UFPA). O dossiê surgiu da necessidade de se refletir sobre os estudos e pesquisas desenvolvidas por pesquisadores/as associados/as do GT 21 da ANPED (Educação e Relações Étnico-raciais da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação) ao mesmo tempo concretiza um compromisso, da gestão atual, assumido com os pesquisadores e pesquisadoras do GT 21 em reunião ocorrida em outubro de 2015.

Esta edição compõe-se também de 5 artigos na seção de artigos livres que abordam reflexões, resultados de pesquisas e de práticas realizadas sobre questões que afetam especificamente a população negra. 

Agradecemos aos/às organizadores/as do dossiê, colaboradores/as, pareceristas, autores/as, tradutores/as, editores/as, secretaria, conselho editorial, conselho consultivo, diretoria e demais membros da equipe e parceiros/as, que possibilitaram a publicação deste novo número, como também a cada pesquisador/a. Nossos sinceros agradecimentos a todas e a todos que contribuem a Revista ABPN!

 

Copene

Saiba mais sobre os eventos do COPENE.

 

Leia mais...

NEAB

A rede nacional de NEABs ou chamada Consórcio de NEABs e a ABPN sugiram da mesma conjuntura histórica,

Leia mais...

Catálogos

Conheça os catálogos da ABPN organizados em produções acerca da temática

Leia mais...

Relatórios